"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020 |
Resumo: | Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. |
id |
UFMG-7_df9cb179d6ef96fa6948af2b919b8ebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11020 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADESLíngua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE.Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCarvalho, Fernanda Peçanha2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020/10744Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11020Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
title |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
spellingShingle |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES Carvalho, Fernanda Peçanha Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE. |
title_short |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
title_full |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
title_fullStr |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
title_full_unstemmed |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
title_sort |
"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES |
author |
Carvalho, Fernanda Peçanha |
author_facet |
Carvalho, Fernanda Peçanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fernanda Peçanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE. |
topic |
Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE. |
description |
Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020/10744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100340535296 |