"LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda Peçanha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020
Resumo: Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. 
id UFMG-7_df9cb179d6ef96fa6948af2b919b8ebc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11020
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADESLíngua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE.Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCarvalho, Fernanda Peçanha2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020/10744Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11020Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
title "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
spellingShingle "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
Carvalho, Fernanda Peçanha
Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE.
title_short "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
title_full "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
title_fullStr "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
title_full_unstemmed "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
title_sort "LEI DO ESPANHOL": DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LEI DAS METADES
author Carvalho, Fernanda Peçanha
author_facet Carvalho, Fernanda Peçanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda Peçanha
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE.
topic Língua Espanhola; Lei Nº 11.161/2005; Representações; Análise de Discurso; Professores E/LE.
description Resumo: Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da "Lei do espanhol". Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da Lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento (PÊCHEUX, 2008) e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder (FOUCAULT, 1969, 1981). Nossa investigação permitiu o gesto de interpretação de que a Lei é representada como um mecanismo de poder faltoso. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11020/10744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100340535296