Wines, Bottles, Crises: A Decolonial Perspective on Brazilian Higher Education / Vinhos, Garrafas, Crises: uma perspectiva decolonial na educação superior brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Clarissa Menezes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martinez, Juliana Zeggio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17938
Resumo: ABSTRACT: This paper looks into specific cases related to the authors’ personal reflections and experiences with internationalization. They are analyzed from a decolonial perspective, taking into account the specificities of Brazilian public education. The thematic categories of analysis were: (1) the social aim/function of higher education, (2) the impact of internationalization processes on higher education, and (3) the myth of a universal language/planetary unity. It is paramount, especially in times of emergency like ours, that we reflect on the formative, social and political role of universities to respond to ontoepistemological crises such as the one we are immersed in at the moment.KEYWORDS: internationalization; public education; language policies; decoloniality; difference.RESUMO: Este artigo analisa casos específicos relacionados às reflexões e experiências pessoais das autoras com internacionalização. Tais casos são analisados a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as especificidades da educação pública brasileira. As categorias temáticas de análise exploradas foram: (1) o objetivo/função social da educação superior, (2) o impacto dos processos de internacionalização na educação superior, e (3) o mito da linguagem como universal/unidade planetária. É fundamental, especialmente em tempos de emergência como o nosso, refletirmos sobre o papel formativo, social e político das universidades para responder a crises ontoepistemológicas como esta em que estamos imersas no momento.PALAVRAS-CHAVE: internacionalização; educação pública; políticas linguísticas; decolonialidade; diferença.
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It is paramount, especially in times of emergency like ours, that we reflect on the formative, social and political role of universities to respond to ontoepistemological crises such as the one we are immersed in at the moment.KEYWORDS: internationalization; public education; language policies; decoloniality; difference.RESUMO: Este artigo analisa casos específicos relacionados às reflexões e experiências pessoais das autoras com internacionalização. Tais casos são analisados a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as especificidades da educação pública brasileira. As categorias temáticas de análise exploradas foram: (1) o objetivo/função social da educação superior, (2) o impacto dos processos de internacionalização na educação superior, e (3) o mito da linguagem como universal/unidade planetária. É fundamental, especialmente em tempos de emergência como o nosso, refletirmos sobre o papel formativo, social e político das universidades para responder a crises ontoepistemológicas como esta em que estamos imersas no momento.PALAVRAS-CHAVE: internacionalização; educação pública; políticas linguísticas; decolonialidade; diferença.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisJordão, Clarissa MenezesMartinez, Juliana Zeggio2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17938Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17938/1125614059http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17938/2905/*ref*/BAKHTIN, M. 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description ABSTRACT: This paper looks into specific cases related to the authors’ personal reflections and experiences with internationalization. They are analyzed from a decolonial perspective, taking into account the specificities of Brazilian public education. The thematic categories of analysis were: (1) the social aim/function of higher education, (2) the impact of internationalization processes on higher education, and (3) the myth of a universal language/planetary unity. It is paramount, especially in times of emergency like ours, that we reflect on the formative, social and political role of universities to respond to ontoepistemological crises such as the one we are immersed in at the moment.KEYWORDS: internationalization; public education; language policies; decoloniality; difference.RESUMO: Este artigo analisa casos específicos relacionados às reflexões e experiências pessoais das autoras com internacionalização. Tais casos são analisados a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as especificidades da educação pública brasileira. As categorias temáticas de análise exploradas foram: (1) o objetivo/função social da educação superior, (2) o impacto dos processos de internacionalização na educação superior, e (3) o mito da linguagem como universal/unidade planetária. É fundamental, especialmente em tempos de emergência como o nosso, refletirmos sobre o papel formativo, social e político das universidades para responder a crises ontoepistemológicas como esta em que estamos imersas no momento.PALAVRAS-CHAVE: internacionalização; educação pública; políticas linguísticas; decolonialidade; diferença.
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