Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês. |
id |
UFMG-7_f263ff208e7ed7a0319251d00235a8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14230 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livresmercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacionalRESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa CatarinaLucena, Maria Inêz ProbstTorres, Ana Cecilia da Gama2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14230/2155/*ref*/Referências/*ref*/ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. ANPEd. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação. Disponível em <http://www.anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao>. Acesso em 16 fev. 2019./*ref*/_______; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. ABdC. Exposição de Motivos: BNCC-EM. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_abdc_contrabncc-emago2018final.pdf> Acesso em 16 fev. 2019./*ref*/BLOMMAERT, J. Contexto é/ como crítica. Trad. D. N. Silva; C. Dornelles. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008, p. 91-115./*ref*/BRITO, D. Base Curricular do Ensino Médio está em consulta em todo o país. Agência Brasil. Brasília, DF, 02 ago. 2018. Educação. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/base-curricular-do-ensino-medio-esta-em-consulta-em-todo-o-pais>. Acesso em 31 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 746, de 22 de set. de 2016. Dispõe sobre a reformulação Ensino Médio. Disponível em < https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em 16 de fev. 2019/*ref*/_______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11. jul. 2017./*ref*/_______. Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 (revogada pela Lei 13.415, de 2017). Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Brasília, DF, 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm>. Acesso em 07 jul. 2017./*ref*/_______. Lei 13.415/ 2017 de 16 fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Conversão da Medida Provisória nº 746, de 22 set. 2016). Brasília, DF, 2017. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em 01 set. 2018./*ref*/______. MEC. Decreto nº 8.752 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio 2016. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2016/decreto-8752-9-maio-2016-783036-publicacaooriginal-150293-pe.html>. Acesso em: 21 set. de 2018./*ref*/_______. MEC. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução MEC/ CNE, nº 2 de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017./*ref*/_______. MEC. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/ SASE, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 21 set. 2018./*ref*/CANAGARAJAH, S. Changing communicative needs, revised assessment objectives: testing English as an International Language. Language Assessment Quarterly, v. 3, n. 3, p. 229-242, jul. 2006./*ref*/_______; WURR, A. J. Multilingual Communication and Language Acquisition: New Research Directions. The Reading Matrix, v. 11, n. 1, p. 1-15, jan. 2011./*ref*/CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação dos professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226./*ref*/EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Institucional- sobre a EBC, Disponível em: <http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc>. Acesso em 01 set. 2018./*ref*/FIRTH, A.; WAGNER, J. On discourse, communication, and (some) fundamental concepts in SLA research. The Modern Language Journal, v. 81, n. 3, p. 285–300, 1997./*ref*/GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century. A global perspective with contributions of Hugo Baetens Beardsmore. Oxford and Malden: Wiley – Blackwell, 2009./*ref*/GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar e aprender inglês na escola de Ensino Médio e Fundamental – uma análise discursiva. Polifonia. Cuiabá. v. 10, n. 10, p. 159-175, 2005./*ref*/HELLER, M. Globalization and the commodification of bilingualism in Canada. In: BLOCK, D.; CAMERON, D. (Orgs.). Globalization and Language Teaching. Routledge: London and New York, 2002, p. 47-63./*ref*/JACQUEMET, M. Transidiomatic Practices: language and power in the age of globalization. Language and Communication, v. 25, p. 257-277, 2005./*ref*/LOPES, A. C. Por um currículo.sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 45, p. 445-466, maio/ ago. 2015./*ref*/LUCENA, M. I. P; NASCIMENTO, A. M. Práticas comunicativas contemporâneas uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 46-57, jan./jun. 2016./*ref*/MENKEN, K; GARCIA, O. (Orgs.). Negotiating Language Policies in Schools: Educators as policymakers. New York, NY: Routledge, 2010./*ref*/MOITA LOPES, L. P. Fotografias da linguística aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-38./*ref*/PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Trad. de D. B. Braga; M. C. S. Fraga. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C (Orgs). Linguística aplicada e transdisciplinaridade questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras. 1998, p. 23-49./*ref*/PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. New York: Routledge, 2017 (first published by Pearson Education, 1994)./*ref*/RAJAGOPALAN, K. National languages as flags of allegiance, or the linguistics that failed us: A close look at emergent linguistic chauvinism in Brazil. Journal of Language and Politics, v. 1, n. 1, p. 115-147, 2002./*ref*/_______. Of EFL teachers, conscience, and cowardice. ELT Journal (Oxford University Press), v. 53, n. 3, jul. 1999./*ref*/SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC). Moção sobre a Lei de Reforma do Ensino Médio, a BNCC do Ensino Médio e o cumprimento das metas do PNE. Jornal da Ciência, 01 ago. 2018. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-encaminha-mocao-pela-revisao-da-bncc-do-ensino-medio-e-revogacao-da-lei-do-ensino-medio/>. Acesso em 20 set. 2018./*ref*/SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 169-190./*ref*/TOKARNIA, M; MELITO, L. Apesar de protestos, MEC diz que base curricular tem de ser debatida. Agência Brasil, Brasília, DF e Olinda, PE, 15 ago. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/mec-diz-que-continuara-debatendo-base-curricular-apesar-de-protestos>. Acesso em 21 set. 2018.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14230Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
title |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
spellingShingle |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres Lucena, Maria Inêz Probst mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional |
title_short |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
title_full |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
title_fullStr |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
title_full_unstemmed |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
title_sort |
Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres |
author |
Lucena, Maria Inêz Probst |
author_facet |
Lucena, Maria Inêz Probst Torres, Ana Cecilia da Gama |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Ana Cecilia da Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Maria Inêz Probst Torres, Ana Cecilia da Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional |
topic |
mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional |
description |
RESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14230/2155 /*ref*/Referências /*ref*/ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. ANPEd. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação. Disponível em <http://www.anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao>. Acesso em 16 fev. 2019. /*ref*/_______; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. ABdC. Exposição de Motivos: BNCC-EM. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_abdc_contrabncc-emago2018final.pdf> Acesso em 16 fev. 2019. /*ref*/BLOMMAERT, J. Contexto é/ como crítica. Trad. D. N. Silva; C. Dornelles. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008, p. 91-115. /*ref*/BRITO, D. Base Curricular do Ensino Médio está em consulta em todo o país. Agência Brasil. Brasília, DF, 02 ago. 2018. Educação. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/base-curricular-do-ensino-medio-esta-em-consulta-em-todo-o-pais>. Acesso em 31 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 746, de 22 de set. de 2016. Dispõe sobre a reformulação Ensino Médio. Disponível em < https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em 16 de fev. 2019 /*ref*/_______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11. jul. 2017. /*ref*/_______. Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 (revogada pela Lei 13.415, de 2017). Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Brasília, DF, 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm>. Acesso em 07 jul. 2017. /*ref*/_______. Lei 13.415/ 2017 de 16 fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Conversão da Medida Provisória nº 746, de 22 set. 2016). Brasília, DF, 2017. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em 01 set. 2018. /*ref*/______. MEC. Decreto nº 8.752 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio 2016. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2016/decreto-8752-9-maio-2016-783036-publicacaooriginal-150293-pe.html>. Acesso em: 21 set. de 2018. /*ref*/_______. MEC. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução MEC/ CNE, nº 2 de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017. /*ref*/_______. MEC. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/ SASE, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 21 set. 2018. /*ref*/CANAGARAJAH, S. Changing communicative needs, revised assessment objectives: testing English as an International Language. Language Assessment Quarterly, v. 3, n. 3, p. 229-242, jul. 2006. /*ref*/_______; WURR, A. J. Multilingual Communication and Language Acquisition: New Research Directions. The Reading Matrix, v. 11, n. 1, p. 1-15, jan. 2011. /*ref*/CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação dos professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226. /*ref*/EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Institucional- sobre a EBC, Disponível em: <http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc>. Acesso em 01 set. 2018. /*ref*/FIRTH, A.; WAGNER, J. On discourse, communication, and (some) fundamental concepts in SLA research. The Modern Language Journal, v. 81, n. 3, p. 285–300, 1997. /*ref*/GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century. A global perspective with contributions of Hugo Baetens Beardsmore. Oxford and Malden: Wiley – Blackwell, 2009. /*ref*/GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar e aprender inglês na escola de Ensino Médio e Fundamental – uma análise discursiva. Polifonia. Cuiabá. v. 10, n. 10, p. 159-175, 2005. /*ref*/HELLER, M. Globalization and the commodification of bilingualism in Canada. In: BLOCK, D.; CAMERON, D. (Orgs.). Globalization and Language Teaching. Routledge: London and New York, 2002, p. 47-63. /*ref*/JACQUEMET, M. Transidiomatic Practices: language and power in the age of globalization. Language and Communication, v. 25, p. 257-277, 2005. /*ref*/LOPES, A. C. Por um currículo.sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 45, p. 445-466, maio/ ago. 2015. /*ref*/LUCENA, M. I. P; NASCIMENTO, A. M. Práticas comunicativas contemporâneas uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 46-57, jan./jun. 2016. /*ref*/MENKEN, K; GARCIA, O. (Orgs.). Negotiating Language Policies in Schools: Educators as policymakers. New York, NY: Routledge, 2010. /*ref*/MOITA LOPES, L. P. Fotografias da linguística aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-38. /*ref*/PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Trad. de D. B. Braga; M. C. S. Fraga. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C (Orgs). Linguística aplicada e transdisciplinaridade questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras. 1998, p. 23-49. /*ref*/PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. New York: Routledge, 2017 (first published by Pearson Education, 1994). /*ref*/RAJAGOPALAN, K. National languages as flags of allegiance, or the linguistics that failed us: A close look at emergent linguistic chauvinism in Brazil. Journal of Language and Politics, v. 1, n. 1, p. 115-147, 2002. /*ref*/_______. Of EFL teachers, conscience, and cowardice. ELT Journal (Oxford University Press), v. 53, n. 3, jul. 1999. /*ref*/SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC). Moção sobre a Lei de Reforma do Ensino Médio, a BNCC do Ensino Médio e o cumprimento das metas do PNE. Jornal da Ciência, 01 ago. 2018. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-encaminha-mocao-pela-revisao-da-bncc-do-ensino-medio-e-revogacao-da-lei-do-ensino-medio/>. Acesso em 20 set. 2018. /*ref*/SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 169-190. /*ref*/TOKARNIA, M; MELITO, L. Apesar de protestos, MEC diz que base curricular tem de ser debatida. Agência Brasil, Brasília, DF e Olinda, PE, 15 ago. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/mec-diz-que-continuara-debatendo-base-curricular-apesar-de-protestos>. Acesso em 21 set. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102632722432 |