Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Maria Inêz Probst
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Torres, Ana Cecilia da Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230
Resumo: RESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês.
id UFMG-7_f263ff208e7ed7a0319251d00235a8e3
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14230
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livresmercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacionalRESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa CatarinaLucena, Maria Inêz ProbstTorres, Ana Cecilia da Gama2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14230/2155/*ref*/Referências/*ref*/ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. ANPEd. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação. Disponível em <http://www.anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao>. Acesso em 16 fev. 2019./*ref*/_______; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. ABdC. Exposição de Motivos: BNCC-EM. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_abdc_contrabncc-emago2018final.pdf> Acesso em 16 fev. 2019./*ref*/BLOMMAERT, J. Contexto é/ como crítica. Trad. D. N. Silva; C. Dornelles. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008, p. 91-115./*ref*/BRITO, D. Base Curricular do Ensino Médio está em consulta em todo o país. Agência Brasil. Brasília, DF, 02 ago. 2018. Educação. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/base-curricular-do-ensino-medio-esta-em-consulta-em-todo-o-pais>. Acesso em 31 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 746, de 22 de set. de 2016. Dispõe sobre a reformulação Ensino Médio. Disponível em < https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em 16 de fev. 2019/*ref*/_______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11. jul. 2017./*ref*/_______. Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 (revogada pela Lei 13.415, de 2017). Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Brasília, DF, 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm>. Acesso em 07 jul. 2017./*ref*/_______. Lei 13.415/ 2017 de 16 fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Conversão da Medida Provisória nº 746, de 22 set. 2016). Brasília, DF, 2017. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em 01 set. 2018./*ref*/______. MEC. Decreto nº 8.752 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio 2016. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2016/decreto-8752-9-maio-2016-783036-publicacaooriginal-150293-pe.html>. Acesso em: 21 set. de 2018./*ref*/_______. MEC. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução MEC/ CNE, nº 2 de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017./*ref*/_______. MEC. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/ SASE, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 21 set. 2018./*ref*/CANAGARAJAH, S. Changing communicative needs, revised assessment objectives: testing English as an International Language. Language Assessment Quarterly, v. 3, n. 3, p. 229-242, jul. 2006./*ref*/_______; WURR, A. J. Multilingual Communication and Language Acquisition: New Research Directions. The Reading Matrix, v. 11, n. 1, p. 1-15, jan. 2011./*ref*/CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação dos professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226./*ref*/EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Institucional- sobre a EBC, Disponível em: <http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc>. Acesso em 01 set. 2018./*ref*/FIRTH, A.; WAGNER, J. On discourse, communication, and (some) fundamental concepts in SLA research. The Modern Language Journal, v. 81, n. 3, p. 285–300, 1997./*ref*/GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century. A global perspective with contributions of Hugo Baetens Beardsmore. Oxford and Malden: Wiley – Blackwell, 2009./*ref*/GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar e aprender inglês na escola de Ensino Médio e Fundamental – uma análise discursiva. Polifonia. Cuiabá. v. 10, n. 10, p. 159-175, 2005./*ref*/HELLER, M. Globalization and the commodification of bilingualism in Canada. In: BLOCK, D.; CAMERON, D. (Orgs.). Globalization and Language Teaching. Routledge: London and New York, 2002, p. 47-63./*ref*/JACQUEMET, M. Transidiomatic Practices: language and power in the age of globalization. Language and Communication, v. 25, p. 257-277, 2005./*ref*/LOPES, A. C. Por um currículo.sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 45, p. 445-466, maio/ ago. 2015./*ref*/LUCENA, M. I. P; NASCIMENTO, A. M. Práticas comunicativas contemporâneas uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 46-57, jan./jun. 2016./*ref*/MENKEN, K; GARCIA, O. (Orgs.). Negotiating Language Policies in Schools: Educators as policymakers. New York, NY: Routledge, 2010./*ref*/MOITA LOPES, L. P. Fotografias da linguística aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-38./*ref*/PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Trad. de D. B. Braga; M. C. S. Fraga. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C (Orgs). Linguística aplicada e transdisciplinaridade questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras. 1998, p. 23-49./*ref*/PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. New York: Routledge, 2017 (first published by Pearson Education, 1994)./*ref*/RAJAGOPALAN, K. National languages as flags of allegiance, or the linguistics that failed us: A close look at emergent linguistic chauvinism in Brazil. Journal of Language and Politics, v. 1, n. 1, p. 115-147, 2002./*ref*/_______. Of EFL teachers, conscience, and cowardice. ELT Journal (Oxford University Press), v. 53, n. 3, jul. 1999./*ref*/SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC). Moção sobre a Lei de Reforma do Ensino Médio, a BNCC do Ensino Médio e o cumprimento das metas do PNE. Jornal da Ciência, 01 ago. 2018. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-encaminha-mocao-pela-revisao-da-bncc-do-ensino-medio-e-revogacao-da-lei-do-ensino-medio/>. Acesso em 20 set. 2018./*ref*/SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 169-190./*ref*/TOKARNIA, M; MELITO, L. Apesar de protestos, MEC diz que base curricular tem de ser debatida. Agência Brasil, Brasília, DF e Olinda, PE, 15 ago. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/mec-diz-que-continuara-debatendo-base-curricular-apesar-de-protestos>. Acesso em 21 set. 2018.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14230Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
title Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
spellingShingle Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
Lucena, Maria Inêz Probst
mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional
title_short Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
title_full Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
title_fullStr Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
title_full_unstemmed Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
title_sort Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres
author Lucena, Maria Inêz Probst
author_facet Lucena, Maria Inêz Probst
Torres, Ana Cecilia da Gama
author_role author
author2 Torres, Ana Cecilia da Gama
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Maria Inêz Probst
Torres, Ana Cecilia da Gama
dc.subject.por.fl_str_mv mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional
topic mercadoria, reificação, bilinguismo, língua internacional
description RESUMO: Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal dessa língua nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. O corpus de referência são cinco anúncios de cursos de idiomas publicados no primeiro semestre de 2017, em uma cidade de Santa Catarina e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/ 96). Adicionalmente, contextualizamos a alteração da LDB, juntamente com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é problematizar e mostrar como a publicidade de cursos livres de inglês e a alteração da LDB contribuem para uma hierarquia linguística, construindo sócio-historicamente o inglês como língua hegemônica e reificada. A análise dos dados mostra que tanto a publicidade quanto a lei podem desvalorizar o multilinguismo e reforçar a mercantilização de ideais monolíngues referentes ao ensino de inglês.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14230/2155
/*ref*/Referências
/*ref*/ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. ANPEd. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação. Disponível em <http://www.anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao>. Acesso em 16 fev. 2019.
/*ref*/_______; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. ABdC. Exposição de Motivos: BNCC-EM. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/anped_abdc_contrabncc-emago2018final.pdf> Acesso em 16 fev. 2019.
/*ref*/BLOMMAERT, J. Contexto é/ como crítica. Trad. D. N. Silva; C. Dornelles. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a linguagem. São Paulo: Parábola, 2008, p. 91-115.
/*ref*/BRITO, D. Base Curricular do Ensino Médio está em consulta em todo o país. Agência Brasil. Brasília, DF, 02 ago. 2018. Educação. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/base-curricular-do-ensino-medio-esta-em-consulta-em-todo-o-pais>. Acesso em 31 ago. 2018.
/*ref*/BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 746, de 22 de set. de 2016. Dispõe sobre a reformulação Ensino Médio. Disponível em < https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em 16 de fev. 2019
/*ref*/_______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11. jul. 2017.
/*ref*/_______. Lei nº 11.161 de 5 de agosto de 2005 (revogada pela Lei 13.415, de 2017). Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Brasília, DF, 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm>. Acesso em 07 jul. 2017.
/*ref*/_______. Lei 13.415/ 2017 de 16 fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Conversão da Medida Provisória nº 746, de 22 set. 2016). Brasília, DF, 2017. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em 01 set. 2018.
/*ref*/______. MEC. Decreto nº 8.752 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 maio 2016. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2016/decreto-8752-9-maio-2016-783036-publicacaooriginal-150293-pe.html>. Acesso em: 21 set. de 2018.
/*ref*/_______. MEC. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução MEC/ CNE, nº 2 de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2017.
/*ref*/_______. MEC. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/ SASE, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 21 set. 2018.
/*ref*/CANAGARAJAH, S. Changing communicative needs, revised assessment objectives: testing English as an International Language. Language Assessment Quarterly, v. 3, n. 3, p. 229-242, jul. 2006.
/*ref*/_______; WURR, A. J. Multilingual Communication and Language Acquisition: New Research Directions. The Reading Matrix, v. 11, n. 1, p. 1-15, jan. 2011.
/*ref*/CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação dos professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 211-226.
/*ref*/EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Institucional- sobre a EBC, Disponível em: <http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc>. Acesso em 01 set. 2018.
/*ref*/FIRTH, A.; WAGNER, J. On discourse, communication, and (some) fundamental concepts in SLA research. The Modern Language Journal, v. 81, n. 3, p. 285–300, 1997.
/*ref*/GARCIA, O. Bilingual education in the 21st century. A global perspective with contributions of Hugo Baetens Beardsmore. Oxford and Malden: Wiley – Blackwell, 2009.
/*ref*/GASPARINI, E. N. Sentidos de ensinar e aprender inglês na escola de Ensino Médio e Fundamental – uma análise discursiva. Polifonia. Cuiabá. v. 10, n. 10, p. 159-175, 2005.
/*ref*/HELLER, M. Globalization and the commodification of bilingualism in Canada. In: BLOCK, D.; CAMERON, D. (Orgs.). Globalization and Language Teaching. Routledge: London and New York, 2002, p. 47-63.
/*ref*/JACQUEMET, M. Transidiomatic Practices: language and power in the age of globalization. Language and Communication, v. 25, p. 257-277, 2005.
/*ref*/LOPES, A. C. Por um currículo.sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 45, p. 445-466, maio/ ago. 2015.
/*ref*/LUCENA, M. I. P; NASCIMENTO, A. M. Práticas comunicativas contemporâneas uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 46-57, jan./jun. 2016.
/*ref*/MENKEN, K; GARCIA, O. (Orgs.). Negotiating Language Policies in Schools: Educators as policymakers. New York, NY: Routledge, 2010.
/*ref*/MOITA LOPES, L. P. Fotografias da linguística aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festshrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-38.
/*ref*/PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Trad. de D. B. Braga; M. C. S. Fraga. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C (Orgs). Linguística aplicada e transdisciplinaridade questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras. 1998, p. 23-49.
/*ref*/PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. New York: Routledge, 2017 (first published by Pearson Education, 1994).
/*ref*/RAJAGOPALAN, K. National languages as flags of allegiance, or the linguistics that failed us: A close look at emergent linguistic chauvinism in Brazil. Journal of Language and Politics, v. 1, n. 1, p. 115-147, 2002.
/*ref*/_______. Of EFL teachers, conscience, and cowardice. ELT Journal (Oxford University Press), v. 53, n. 3, jul. 1999.
/*ref*/SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC). Moção sobre a Lei de Reforma do Ensino Médio, a BNCC do Ensino Médio e o cumprimento das metas do PNE. Jornal da Ciência, 01 ago. 2018. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-encaminha-mocao-pela-revisao-da-bncc-do-ensino-medio-e-revogacao-da-lei-do-ensino-medio/>. Acesso em 20 set. 2018.
/*ref*/SIGNORINI, I. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 169-190.
/*ref*/TOKARNIA, M; MELITO, L. Apesar de protestos, MEC diz que base curricular tem de ser debatida. Agência Brasil, Brasília, DF e Olinda, PE, 15 ago. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/mec-diz-que-continuara-debatendo-base-curricular-apesar-de-protestos>. Acesso em 21 set. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102632722432