Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931 |
Resumo: | Este artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos. Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame. No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual. |
id |
UFMG-7_f7489391ef3944f4286e383b9047aa56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/931 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibularEste artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos. Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame. No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisda Silva, Elizabeth MariaAraújo, Denise Lino de2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931/1039info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T21:57:32Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/931Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T21:57:32Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
title |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
spellingShingle |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular da Silva, Elizabeth Maria |
title_short |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
title_full |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
title_fullStr |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
title_full_unstemmed |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
title_sort |
Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular |
author |
da Silva, Elizabeth Maria |
author_facet |
da Silva, Elizabeth Maria Araújo, Denise Lino de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Denise Lino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Elizabeth Maria Araújo, Denise Lino de |
description |
Este artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos. Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame. No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/931/1039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099353825280 |