Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,E.R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires,V.C.M.C., Fernandes,R.J., Pereira,D.K.S., Melo,F.R., Schell,R.K.W., Zarpelon-Schutz,A.C., Pereira,K.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000602101
Resumo: RESUMO O conhecimento da anatomia de qualquer animal silvestre é de fundamental importância para sua preservação e proteção. Neste contexto, o presente estudo objetivou descrever a morfologia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul. Foram utilizados seis espécimes de A. belzebul, fêmeas, adultas, e livres de lesões. Observou-se macroscopicamente que os ovários têm características morfológicas em formato ovoides, com superfície lisa, e, na análise histológica na região de córtex, evidenciou-se folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento. As tubas uterinas anatomicamente são finas e curvilíneas, apresentando uma camada mucosa, uma muscular e outra serosa. O útero possui formato simples, com fundo globoso, com um miométrio altamente vascularizado, sendo organizado em feixes de fibras musculares lisas. A estrutura anatômica da vagina apresentou-se como um tubo muscular longo de paredes finas, onde, na região vestibular, o óstio externo da uretra é marcado por uma papila uretral bilobada e, na região de vulva, em sua porção caudal, contatou-se um clitóris bem desenvolvido. No que concerne à análise histológica da vagina, verificou-se, em região de mucosa vaginal, um extrato basal composto por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado atrófico. As descrições morfológicas fornecem, de forma inédita, informações importantes relativas à anatomia macroscópica e microscópica do sistema reprodutor feminino dessa espécie.
id UFMG-8_08c8cef19c8a67eaa017b30b8535b9f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352020000602101
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)bugiomorfologiaórgãos genitais femininosprimatasRESUMO O conhecimento da anatomia de qualquer animal silvestre é de fundamental importância para sua preservação e proteção. Neste contexto, o presente estudo objetivou descrever a morfologia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul. Foram utilizados seis espécimes de A. belzebul, fêmeas, adultas, e livres de lesões. Observou-se macroscopicamente que os ovários têm características morfológicas em formato ovoides, com superfície lisa, e, na análise histológica na região de córtex, evidenciou-se folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento. As tubas uterinas anatomicamente são finas e curvilíneas, apresentando uma camada mucosa, uma muscular e outra serosa. O útero possui formato simples, com fundo globoso, com um miométrio altamente vascularizado, sendo organizado em feixes de fibras musculares lisas. A estrutura anatômica da vagina apresentou-se como um tubo muscular longo de paredes finas, onde, na região vestibular, o óstio externo da uretra é marcado por uma papila uretral bilobada e, na região de vulva, em sua porção caudal, contatou-se um clitóris bem desenvolvido. No que concerne à análise histológica da vagina, verificou-se, em região de mucosa vaginal, um extrato basal composto por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado atrófico. As descrições morfológicas fornecem, de forma inédita, informações importantes relativas à anatomia macroscópica e microscópica do sistema reprodutor feminino dessa espécie.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000602101Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.72 n.6 2020reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-11859info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,E.R.Pires,V.C.M.C.Fernandes,R.J.Pereira,D.K.S.Melo,F.R.Schell,R.K.W.Zarpelon-Schutz,A.C.Pereira,K.F.por2020-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352020000602101Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2020-11-24T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
title Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
spellingShingle Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
Pereira,E.R.
bugio
morfologia
órgãos genitais femininos
primatas
title_short Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
title_full Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
title_fullStr Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
title_full_unstemmed Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
title_sort Anatomia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul (Linnaeus, 1766)
author Pereira,E.R.
author_facet Pereira,E.R.
Pires,V.C.M.C.
Fernandes,R.J.
Pereira,D.K.S.
Melo,F.R.
Schell,R.K.W.
Zarpelon-Schutz,A.C.
Pereira,K.F.
author_role author
author2 Pires,V.C.M.C.
Fernandes,R.J.
Pereira,D.K.S.
Melo,F.R.
Schell,R.K.W.
Zarpelon-Schutz,A.C.
Pereira,K.F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,E.R.
Pires,V.C.M.C.
Fernandes,R.J.
Pereira,D.K.S.
Melo,F.R.
Schell,R.K.W.
Zarpelon-Schutz,A.C.
Pereira,K.F.
dc.subject.por.fl_str_mv bugio
morfologia
órgãos genitais femininos
primatas
topic bugio
morfologia
órgãos genitais femininos
primatas
description RESUMO O conhecimento da anatomia de qualquer animal silvestre é de fundamental importância para sua preservação e proteção. Neste contexto, o presente estudo objetivou descrever a morfologia do sistema reprodutor feminino de Alouatta belzebul. Foram utilizados seis espécimes de A. belzebul, fêmeas, adultas, e livres de lesões. Observou-se macroscopicamente que os ovários têm características morfológicas em formato ovoides, com superfície lisa, e, na análise histológica na região de córtex, evidenciou-se folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento. As tubas uterinas anatomicamente são finas e curvilíneas, apresentando uma camada mucosa, uma muscular e outra serosa. O útero possui formato simples, com fundo globoso, com um miométrio altamente vascularizado, sendo organizado em feixes de fibras musculares lisas. A estrutura anatômica da vagina apresentou-se como um tubo muscular longo de paredes finas, onde, na região vestibular, o óstio externo da uretra é marcado por uma papila uretral bilobada e, na região de vulva, em sua porção caudal, contatou-se um clitóris bem desenvolvido. No que concerne à análise histológica da vagina, verificou-se, em região de mucosa vaginal, um extrato basal composto por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado atrófico. As descrições morfológicas fornecem, de forma inédita, informações importantes relativas à anatomia macroscópica e microscópica do sistema reprodutor feminino dessa espécie.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000602101
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000602101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-11859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.72 n.6 2020
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220894730452992