Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl,M.S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Olivo,C.J., Agnolin,C.A., Bratz,V.F., Bem,C.M., Agüirre,P.F., Glienke,C.L., Correa,M.R., Serafim,G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000500034
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar três sistemas forrageiros (SF) com capim elefante (CE) + azevém (AZ) + espécies de crescimento espontâneo (ECE); CE + AZ + ECE + amendoim forrageiro (AM); e CE + AZ + ECE + trevo vermelho (TV), usando-se a mesma área, sob pastejo rotacionado, no decorrer do ano agrícola. O CE foi estabelecido em linhas afastadas a cada 4m. No período hibernal, fez-se o estabelecimento do AZ entre as linhas do CE; o TV foi semeado e o AM foi preservado, considerando-se os respectivos SF. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com três tratamentos (SF), duas repetições (piquetes) e avaliações independentes (ciclos de pastejos). Para avaliação, foram utilizadas vacas da raça Holandesa em lactação, que receberam suplementação alimentar com concentrado à razão de 1% do peso corporal/dia. Foram avaliados a massa de forragem, os componentes botânicos do pasto e estruturais do CE e a taxa de lotação. Durante o período experimental, foram efetuados oito ciclos de pastejo. Sistemas forrageiros que envolvem gramíneas e leguminosas de diferentes ciclos proporcionam a utilização da área durante todo o ano agrícola em pastejo rotativo com bovinos leiteiros. Considerando-se a predominância das avaliações em cada pastejo, os sistemas forrageiros consorciados apresentam melhor resultado tanto paras as variáveis de massa de forragem quanto para a taxa de lotação.
id UFMG-8_3634fe51695625dd07367697487837c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352013000500034
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosasArachis pintoipastejo rotacionadoPennisetum purpureumTrifolium pratensevacas leiteirasO objetivo desta pesquisa foi avaliar três sistemas forrageiros (SF) com capim elefante (CE) + azevém (AZ) + espécies de crescimento espontâneo (ECE); CE + AZ + ECE + amendoim forrageiro (AM); e CE + AZ + ECE + trevo vermelho (TV), usando-se a mesma área, sob pastejo rotacionado, no decorrer do ano agrícola. O CE foi estabelecido em linhas afastadas a cada 4m. No período hibernal, fez-se o estabelecimento do AZ entre as linhas do CE; o TV foi semeado e o AM foi preservado, considerando-se os respectivos SF. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com três tratamentos (SF), duas repetições (piquetes) e avaliações independentes (ciclos de pastejos). Para avaliação, foram utilizadas vacas da raça Holandesa em lactação, que receberam suplementação alimentar com concentrado à razão de 1% do peso corporal/dia. Foram avaliados a massa de forragem, os componentes botânicos do pasto e estruturais do CE e a taxa de lotação. Durante o período experimental, foram efetuados oito ciclos de pastejo. Sistemas forrageiros que envolvem gramíneas e leguminosas de diferentes ciclos proporcionam a utilização da área durante todo o ano agrícola em pastejo rotativo com bovinos leiteiros. Considerando-se a predominância das avaliações em cada pastejo, os sistemas forrageiros consorciados apresentam melhor resultado tanto paras as variáveis de massa de forragem quanto para a taxa de lotação.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000500034Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.5 2013reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352013000500034info:eu-repo/semantics/openAccessDiehl,M.S.Olivo,C.J.Agnolin,C.A.Bratz,V.F.Bem,C.M.Agüirre,P.F.Glienke,C.L.Correa,M.R.Serafim,G.por2013-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352013000500034Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2013-10-28T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
title Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
spellingShingle Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
Diehl,M.S.
Arachis pintoi
pastejo rotacionado
Pennisetum purpureum
Trifolium pratense
vacas leiteiras
title_short Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
title_full Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
title_fullStr Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
title_full_unstemmed Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
title_sort Produtividade de sistemas forrageiros consorciados com leguminosas
author Diehl,M.S.
author_facet Diehl,M.S.
Olivo,C.J.
Agnolin,C.A.
Bratz,V.F.
Bem,C.M.
Agüirre,P.F.
Glienke,C.L.
Correa,M.R.
Serafim,G.
author_role author
author2 Olivo,C.J.
Agnolin,C.A.
Bratz,V.F.
Bem,C.M.
Agüirre,P.F.
Glienke,C.L.
Correa,M.R.
Serafim,G.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl,M.S.
Olivo,C.J.
Agnolin,C.A.
Bratz,V.F.
Bem,C.M.
Agüirre,P.F.
Glienke,C.L.
Correa,M.R.
Serafim,G.
dc.subject.por.fl_str_mv Arachis pintoi
pastejo rotacionado
Pennisetum purpureum
Trifolium pratense
vacas leiteiras
topic Arachis pintoi
pastejo rotacionado
Pennisetum purpureum
Trifolium pratense
vacas leiteiras
description O objetivo desta pesquisa foi avaliar três sistemas forrageiros (SF) com capim elefante (CE) + azevém (AZ) + espécies de crescimento espontâneo (ECE); CE + AZ + ECE + amendoim forrageiro (AM); e CE + AZ + ECE + trevo vermelho (TV), usando-se a mesma área, sob pastejo rotacionado, no decorrer do ano agrícola. O CE foi estabelecido em linhas afastadas a cada 4m. No período hibernal, fez-se o estabelecimento do AZ entre as linhas do CE; o TV foi semeado e o AM foi preservado, considerando-se os respectivos SF. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com três tratamentos (SF), duas repetições (piquetes) e avaliações independentes (ciclos de pastejos). Para avaliação, foram utilizadas vacas da raça Holandesa em lactação, que receberam suplementação alimentar com concentrado à razão de 1% do peso corporal/dia. Foram avaliados a massa de forragem, os componentes botânicos do pasto e estruturais do CE e a taxa de lotação. Durante o período experimental, foram efetuados oito ciclos de pastejo. Sistemas forrageiros que envolvem gramíneas e leguminosas de diferentes ciclos proporcionam a utilização da área durante todo o ano agrícola em pastejo rotativo com bovinos leiteiros. Considerando-se a predominância das avaliações em cada pastejo, os sistemas forrageiros consorciados apresentam melhor resultado tanto paras as variáveis de massa de forragem quanto para a taxa de lotação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000500034
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000500034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352013000500034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.5 2013
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220886851452928