Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,B.C.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito,C.O., Cordeiro,M.D., Barboza,W.A., Binoti,D.H.B., Maurício,T.V., Cunha,C.C.F., Vargas Júnior,J.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000200588
Resumo: RESUMO Objetivou-se verificar o efeito da suplementação de diferentes relações de zinco orgânico e de cobre inorgânico, bem como comparar os resultados com a dieta controle de codornas japonesas, sobre o desempenho produtivo e a qualidade dos ovos. Foram realizados dois experimentos na área experimental da Universidade Federal do Espírito Santo: variando os níveis de zinco orgânico e mantendo os de cobre recomendados e outro variando os níveis de cobre inorgânico. O período experimental foi de 84 dias, divididos em períodos de 21 dias. Foram usadas cinco pré-misturas minerais. Foram analisadas variáveis de desempenho e qualidade dos ovos. Foi observado primeiramente que as variáveis avaliadas não foram afetadas de forma significativa pelas diferentes relações dos minerais, exceto para pesos relativo e absoluto da casca. No segundo ensaio, não houve interação entre os níveis de zinco e de cobre nem entre estes e a dieta controle, para nenhuma das variáveis observadas; quando analisadas as médias individuais, foi observada diferença significativa para taxa de postura, relação ovos comerciais e totais, consumo de ração e na unidade Haugh. Pode-se concluir que a relação de 35mg/kg de zinco orgânico e a de 3,5mg/kg de cobre inorgânico atenderam as necessidades nutricionais dos animais para desempenho e qualidade de ovos.
id UFMG-8_4acd2eb4306097299411e16b4541ef4d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352018000200588
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em posturaavesmineralproduçãoRESUMO Objetivou-se verificar o efeito da suplementação de diferentes relações de zinco orgânico e de cobre inorgânico, bem como comparar os resultados com a dieta controle de codornas japonesas, sobre o desempenho produtivo e a qualidade dos ovos. Foram realizados dois experimentos na área experimental da Universidade Federal do Espírito Santo: variando os níveis de zinco orgânico e mantendo os de cobre recomendados e outro variando os níveis de cobre inorgânico. O período experimental foi de 84 dias, divididos em períodos de 21 dias. Foram usadas cinco pré-misturas minerais. Foram analisadas variáveis de desempenho e qualidade dos ovos. Foi observado primeiramente que as variáveis avaliadas não foram afetadas de forma significativa pelas diferentes relações dos minerais, exceto para pesos relativo e absoluto da casca. No segundo ensaio, não houve interação entre os níveis de zinco e de cobre nem entre estes e a dieta controle, para nenhuma das variáveis observadas; quando analisadas as médias individuais, foi observada diferença significativa para taxa de postura, relação ovos comerciais e totais, consumo de ração e na unidade Haugh. Pode-se concluir que a relação de 35mg/kg de zinco orgânico e a de 3,5mg/kg de cobre inorgânico atenderam as necessidades nutricionais dos animais para desempenho e qualidade de ovos.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000200588Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.2 2018reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9545info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,B.C.Brito,C.O.Cordeiro,M.D.Barboza,W.A.Binoti,D.H.B.Maurício,T.V.Cunha,C.C.F.Vargas Júnior,J.G.por2018-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352018000200588Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-06-04T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
title Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
spellingShingle Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
Ferreira,B.C.
aves
mineral
produção
title_short Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
title_full Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
title_fullStr Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
title_full_unstemmed Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
title_sort Relação zinco cobre em dietas de codornas japonesas em postura
author Ferreira,B.C.
author_facet Ferreira,B.C.
Brito,C.O.
Cordeiro,M.D.
Barboza,W.A.
Binoti,D.H.B.
Maurício,T.V.
Cunha,C.C.F.
Vargas Júnior,J.G.
author_role author
author2 Brito,C.O.
Cordeiro,M.D.
Barboza,W.A.
Binoti,D.H.B.
Maurício,T.V.
Cunha,C.C.F.
Vargas Júnior,J.G.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,B.C.
Brito,C.O.
Cordeiro,M.D.
Barboza,W.A.
Binoti,D.H.B.
Maurício,T.V.
Cunha,C.C.F.
Vargas Júnior,J.G.
dc.subject.por.fl_str_mv aves
mineral
produção
topic aves
mineral
produção
description RESUMO Objetivou-se verificar o efeito da suplementação de diferentes relações de zinco orgânico e de cobre inorgânico, bem como comparar os resultados com a dieta controle de codornas japonesas, sobre o desempenho produtivo e a qualidade dos ovos. Foram realizados dois experimentos na área experimental da Universidade Federal do Espírito Santo: variando os níveis de zinco orgânico e mantendo os de cobre recomendados e outro variando os níveis de cobre inorgânico. O período experimental foi de 84 dias, divididos em períodos de 21 dias. Foram usadas cinco pré-misturas minerais. Foram analisadas variáveis de desempenho e qualidade dos ovos. Foi observado primeiramente que as variáveis avaliadas não foram afetadas de forma significativa pelas diferentes relações dos minerais, exceto para pesos relativo e absoluto da casca. No segundo ensaio, não houve interação entre os níveis de zinco e de cobre nem entre estes e a dieta controle, para nenhuma das variáveis observadas; quando analisadas as médias individuais, foi observada diferença significativa para taxa de postura, relação ovos comerciais e totais, consumo de ração e na unidade Haugh. Pode-se concluir que a relação de 35mg/kg de zinco orgânico e a de 3,5mg/kg de cobre inorgânico atenderam as necessidades nutricionais dos animais para desempenho e qualidade de ovos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000200588
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000200588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9545
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.2 2018
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220891818557440