Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,S.I.S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo,E.G., Araújo,L.B.M., Ferraz,R.H.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000300909
Resumo: A exploração comercial de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) constitui importante cadeia produtiva no Estado de Mato Grosso. As características nutricionais e representatividade na massa corporal de crocodilianos tornaram a região da cauda objeto de estudos morfofisiológicos, evolutivos e tecnológicos. Como inexiste a caracterização anatômica dos músculos e ossos que constituem os cortes comerciais dessa região, objetivou-se descrever os músculos e correspondentes bases ósseas da cauda. Na descrição óssea, foram utilizados um exemplar adulto e seis juvenis. Para caracterização muscular, 24 espécimes juvenis foram conservados em freezer e dissecados a fresco, em ambos os antímeros, para verificação de simetria de ocorrência, fixações musculares, relacões de sintopia, forma e arquitetura muscular. As vértebras caudais são procélicas, exceto a primeira da série, e possuem na superfície ventral do corpo áreas para articulação com os processos hemais, exceto a primeira e as quatro ou cinco últimas. Os cortes comerciais da região são o filé de cauda, composto pelos músculos semiespinhal caudal, longuíssimo caudal, ilioisquiocaudal, caudofemoral longo, transverso e profundo da cauda, enquanto o corte ponta de cauda é constituído pelos músculos longuíssimo caudal e ilioisquiocaudal, com as cinco ou seis últimas vértebras caudais.
id UFMG-8_5da60513ad2faaa6c94ccf7f82b9ea73
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352015000300909
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)Alligatoridaefilé de caudamorfologiaponta de caudaA exploração comercial de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) constitui importante cadeia produtiva no Estado de Mato Grosso. As características nutricionais e representatividade na massa corporal de crocodilianos tornaram a região da cauda objeto de estudos morfofisiológicos, evolutivos e tecnológicos. Como inexiste a caracterização anatômica dos músculos e ossos que constituem os cortes comerciais dessa região, objetivou-se descrever os músculos e correspondentes bases ósseas da cauda. Na descrição óssea, foram utilizados um exemplar adulto e seis juvenis. Para caracterização muscular, 24 espécimes juvenis foram conservados em freezer e dissecados a fresco, em ambos os antímeros, para verificação de simetria de ocorrência, fixações musculares, relacões de sintopia, forma e arquitetura muscular. As vértebras caudais são procélicas, exceto a primeira da série, e possuem na superfície ventral do corpo áreas para articulação com os processos hemais, exceto a primeira e as quatro ou cinco últimas. Os cortes comerciais da região são o filé de cauda, composto pelos músculos semiespinhal caudal, longuíssimo caudal, ilioisquiocaudal, caudofemoral longo, transverso e profundo da cauda, enquanto o corte ponta de cauda é constituído pelos músculos longuíssimo caudal e ilioisquiocaudal, com as cinco ou seis últimas vértebras caudais.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000300909Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.67 n.3 2015reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-7787info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,S.I.S.Araújo,E.G.Araújo,L.B.M.Ferraz,R.H.S.por2015-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352015000300909Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2015-07-31T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
title Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
spellingShingle Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
Figueiredo,S.I.S.
Alligatoridae
filé de cauda
morfologia
ponta de cauda
title_short Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
title_full Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
title_fullStr Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
title_full_unstemmed Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
title_sort Bases ósseas e musculares dos cortes comerciais da cauda de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare Daudin 1802)
author Figueiredo,S.I.S.
author_facet Figueiredo,S.I.S.
Araújo,E.G.
Araújo,L.B.M.
Ferraz,R.H.S.
author_role author
author2 Araújo,E.G.
Araújo,L.B.M.
Ferraz,R.H.S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,S.I.S.
Araújo,E.G.
Araújo,L.B.M.
Ferraz,R.H.S.
dc.subject.por.fl_str_mv Alligatoridae
filé de cauda
morfologia
ponta de cauda
topic Alligatoridae
filé de cauda
morfologia
ponta de cauda
description A exploração comercial de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) constitui importante cadeia produtiva no Estado de Mato Grosso. As características nutricionais e representatividade na massa corporal de crocodilianos tornaram a região da cauda objeto de estudos morfofisiológicos, evolutivos e tecnológicos. Como inexiste a caracterização anatômica dos músculos e ossos que constituem os cortes comerciais dessa região, objetivou-se descrever os músculos e correspondentes bases ósseas da cauda. Na descrição óssea, foram utilizados um exemplar adulto e seis juvenis. Para caracterização muscular, 24 espécimes juvenis foram conservados em freezer e dissecados a fresco, em ambos os antímeros, para verificação de simetria de ocorrência, fixações musculares, relacões de sintopia, forma e arquitetura muscular. As vértebras caudais são procélicas, exceto a primeira da série, e possuem na superfície ventral do corpo áreas para articulação com os processos hemais, exceto a primeira e as quatro ou cinco últimas. Os cortes comerciais da região são o filé de cauda, composto pelos músculos semiespinhal caudal, longuíssimo caudal, ilioisquiocaudal, caudofemoral longo, transverso e profundo da cauda, enquanto o corte ponta de cauda é constituído pelos músculos longuíssimo caudal e ilioisquiocaudal, com as cinco ou seis últimas vértebras caudais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000300909
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000300909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-7787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.67 n.3 2015
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220888979013632