Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,R.B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Koivisto,M.B., Carreira,J.T., Perri,S.H.V., Rodrigues,L.H., Atique Netto,H., Torregrossa,T.L.G., Vicente,W.R.R., Feliciano,M.A.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000500005
Resumo: Objetivou-se avaliar as características morfológica e funcional do sêmen bovino congelado comparando-se a eficácia de dois diferentes diluidores. O ejaculado de quatro touros foi dividido em duas partes iguais, uma submetida ao diluidor Tris e gema de ovo (A) e outra ao diluidor à base de lecitina de soja (Andromed®) (B). No experimento I, cinco palhetas dos diluidores A e B de cada touro foram descongeladas e avaliadas quanto à motilidade, vigor, concentração, morfologia espermática e teste de termor-resistência lento. Foram feitas, ainda, avaliação da integridade de membranas, por meio da associação das sondas iodeto de propídio, isotiocionato de fluoresceína - Pisum sativum e carbocianina catiônica lipofílica, e avaliação funcional da membrana plasmática com teste hiposmótico. A avaliação da integridade da cromatina foi realizada pelo método de coloração com laranja de acridina. No experimento II, o sêmen com os diferentes diluidores foi utilizado na fecundação in vitro, sendo observadas taxas de clivagem e desenvolvimento embrionário in vitro. Em relação aos resultados obtidos, apenas a porcentagem de espermatozoides no sêmen congelado foi discretamente maior com o diluidor A, concluindo-se que o diluidor composto por lecitina de soja pode substituir o composto por Tris e gema de ovo, respeitando-se as variações individuais de cada touro utilizado no presente experimento.
id UFMG-8_5f159dac672c1cbdbdc775d211c79acb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352012000500005
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinosbovinolecitina de sojagema de ovodiluidorembriõesfecundação in vitro e sêmenObjetivou-se avaliar as características morfológica e funcional do sêmen bovino congelado comparando-se a eficácia de dois diferentes diluidores. O ejaculado de quatro touros foi dividido em duas partes iguais, uma submetida ao diluidor Tris e gema de ovo (A) e outra ao diluidor à base de lecitina de soja (Andromed®) (B). No experimento I, cinco palhetas dos diluidores A e B de cada touro foram descongeladas e avaliadas quanto à motilidade, vigor, concentração, morfologia espermática e teste de termor-resistência lento. Foram feitas, ainda, avaliação da integridade de membranas, por meio da associação das sondas iodeto de propídio, isotiocionato de fluoresceína - Pisum sativum e carbocianina catiônica lipofílica, e avaliação funcional da membrana plasmática com teste hiposmótico. A avaliação da integridade da cromatina foi realizada pelo método de coloração com laranja de acridina. No experimento II, o sêmen com os diferentes diluidores foi utilizado na fecundação in vitro, sendo observadas taxas de clivagem e desenvolvimento embrionário in vitro. Em relação aos resultados obtidos, apenas a porcentagem de espermatozoides no sêmen congelado foi discretamente maior com o diluidor A, concluindo-se que o diluidor composto por lecitina de soja pode substituir o composto por Tris e gema de ovo, respeitando-se as variações individuais de cada touro utilizado no presente experimento.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000500005Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.64 n.5 2012reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352012000500005info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,R.B.Koivisto,M.B.Carreira,J.T.Perri,S.H.V.Rodrigues,L.H.Atique Netto,H.Torregrossa,T.L.G.Vicente,W.R.R.Feliciano,M.A.R.por2012-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352012000500005Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2012-11-12T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
title Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
spellingShingle Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
Prado,R.B.
bovino
lecitina de soja
gema de ovo
diluidor
embriões
fecundação in vitro e sêmen
title_short Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
title_full Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
title_fullStr Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
title_full_unstemmed Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
title_sort Efeito da utilização de diferentes diluidores para a produção in vitro de embriões bovinos
author Prado,R.B.
author_facet Prado,R.B.
Koivisto,M.B.
Carreira,J.T.
Perri,S.H.V.
Rodrigues,L.H.
Atique Netto,H.
Torregrossa,T.L.G.
Vicente,W.R.R.
Feliciano,M.A.R.
author_role author
author2 Koivisto,M.B.
Carreira,J.T.
Perri,S.H.V.
Rodrigues,L.H.
Atique Netto,H.
Torregrossa,T.L.G.
Vicente,W.R.R.
Feliciano,M.A.R.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,R.B.
Koivisto,M.B.
Carreira,J.T.
Perri,S.H.V.
Rodrigues,L.H.
Atique Netto,H.
Torregrossa,T.L.G.
Vicente,W.R.R.
Feliciano,M.A.R.
dc.subject.por.fl_str_mv bovino
lecitina de soja
gema de ovo
diluidor
embriões
fecundação in vitro e sêmen
topic bovino
lecitina de soja
gema de ovo
diluidor
embriões
fecundação in vitro e sêmen
description Objetivou-se avaliar as características morfológica e funcional do sêmen bovino congelado comparando-se a eficácia de dois diferentes diluidores. O ejaculado de quatro touros foi dividido em duas partes iguais, uma submetida ao diluidor Tris e gema de ovo (A) e outra ao diluidor à base de lecitina de soja (Andromed®) (B). No experimento I, cinco palhetas dos diluidores A e B de cada touro foram descongeladas e avaliadas quanto à motilidade, vigor, concentração, morfologia espermática e teste de termor-resistência lento. Foram feitas, ainda, avaliação da integridade de membranas, por meio da associação das sondas iodeto de propídio, isotiocionato de fluoresceína - Pisum sativum e carbocianina catiônica lipofílica, e avaliação funcional da membrana plasmática com teste hiposmótico. A avaliação da integridade da cromatina foi realizada pelo método de coloração com laranja de acridina. No experimento II, o sêmen com os diferentes diluidores foi utilizado na fecundação in vitro, sendo observadas taxas de clivagem e desenvolvimento embrionário in vitro. Em relação aos resultados obtidos, apenas a porcentagem de espermatozoides no sêmen congelado foi discretamente maior com o diluidor A, concluindo-se que o diluidor composto por lecitina de soja pode substituir o composto por Tris e gema de ovo, respeitando-se as variações individuais de cada touro utilizado no presente experimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000500005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000500005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352012000500005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.64 n.5 2012
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220885786099712