“Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas,L.M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa,M.C., Nogueira,C.E.W., Finger,I.S., Cunha,R.C., Leite,F.P.L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100020
Resumo: RESUMO Este trabalho relata o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio imunoenzimático (ELISA) como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina. Foi avaliada a presença de anticorpos anti-Streptococcus equi subsp. equi em equinos com doença clínica de garrotilho, portadores assintomáticos e potros vacinados. Equinos doentes demonstraram absorbâncias médias superiores (P<0,05) às médias observadas nas demais categorias examinadas. Equinos portadores assintomáticos apresentaram valores médios de absorbância superiores (P<0,05) aos animais com cultura negativa. Logo após a vacinação, potros apresentaram elevação nos níveis de anticorpos, seguida de um decréscimo nos níveis 90 dias após a segunda vacinação. O “Cell ELISA” foi eficiente para a detecção de anticorpos em equinos expostos a antígenos de S. equi, diferenciando-se de infecções por S. zooepidemicus. O “Cell ELISA” mostrou-se uma alternativa clínica para o diagnóstico indireto da adenite equina, diferenciando-se, entre equinos assintomáticos, os potenciais portadores da infecção. Os resultados observados em potros vacinados confirmam o potencial de utilização desse teste como ferramenta em programas de vacinação contra garrotilho pelo monitoramento de rebanhos pós-vacinação. Esses resultados sugerem que o “Cell ELISA” é uma promissora ferramenta auxiliar no controle da adenite equina.
id UFMG-8_897c45dab4e0de44d8253b95628e9b2a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352018000100020
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equinagarrotilhoStreptococcus equiELISAportador assintomáticoRESUMO Este trabalho relata o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio imunoenzimático (ELISA) como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina. Foi avaliada a presença de anticorpos anti-Streptococcus equi subsp. equi em equinos com doença clínica de garrotilho, portadores assintomáticos e potros vacinados. Equinos doentes demonstraram absorbâncias médias superiores (P<0,05) às médias observadas nas demais categorias examinadas. Equinos portadores assintomáticos apresentaram valores médios de absorbância superiores (P<0,05) aos animais com cultura negativa. Logo após a vacinação, potros apresentaram elevação nos níveis de anticorpos, seguida de um decréscimo nos níveis 90 dias após a segunda vacinação. O “Cell ELISA” foi eficiente para a detecção de anticorpos em equinos expostos a antígenos de S. equi, diferenciando-se de infecções por S. zooepidemicus. O “Cell ELISA” mostrou-se uma alternativa clínica para o diagnóstico indireto da adenite equina, diferenciando-se, entre equinos assintomáticos, os potenciais portadores da infecção. Os resultados observados em potros vacinados confirmam o potencial de utilização desse teste como ferramenta em programas de vacinação contra garrotilho pelo monitoramento de rebanhos pós-vacinação. Esses resultados sugerem que o “Cell ELISA” é uma promissora ferramenta auxiliar no controle da adenite equina.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100020Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.1 2018reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9637info:eu-repo/semantics/openAccessRibas,L.M.Rosa,M.C.Nogueira,C.E.W.Finger,I.S.Cunha,R.C.Leite,F.P.L.por2018-04-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352018000100020Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-04-23T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
title “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
spellingShingle “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
Ribas,L.M.
garrotilho
Streptococcus equi
ELISA
portador assintomático
title_short “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
title_full “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
title_fullStr “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
title_full_unstemmed “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
title_sort “Cell ELISA” como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina
author Ribas,L.M.
author_facet Ribas,L.M.
Rosa,M.C.
Nogueira,C.E.W.
Finger,I.S.
Cunha,R.C.
Leite,F.P.L.
author_role author
author2 Rosa,M.C.
Nogueira,C.E.W.
Finger,I.S.
Cunha,R.C.
Leite,F.P.L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas,L.M.
Rosa,M.C.
Nogueira,C.E.W.
Finger,I.S.
Cunha,R.C.
Leite,F.P.L.
dc.subject.por.fl_str_mv garrotilho
Streptococcus equi
ELISA
portador assintomático
topic garrotilho
Streptococcus equi
ELISA
portador assintomático
description RESUMO Este trabalho relata o desenvolvimento e a avaliação de um ensaio imunoenzimático (ELISA) como ferramenta auxiliar no controle da adenite equina. Foi avaliada a presença de anticorpos anti-Streptococcus equi subsp. equi em equinos com doença clínica de garrotilho, portadores assintomáticos e potros vacinados. Equinos doentes demonstraram absorbâncias médias superiores (P<0,05) às médias observadas nas demais categorias examinadas. Equinos portadores assintomáticos apresentaram valores médios de absorbância superiores (P<0,05) aos animais com cultura negativa. Logo após a vacinação, potros apresentaram elevação nos níveis de anticorpos, seguida de um decréscimo nos níveis 90 dias após a segunda vacinação. O “Cell ELISA” foi eficiente para a detecção de anticorpos em equinos expostos a antígenos de S. equi, diferenciando-se de infecções por S. zooepidemicus. O “Cell ELISA” mostrou-se uma alternativa clínica para o diagnóstico indireto da adenite equina, diferenciando-se, entre equinos assintomáticos, os potenciais portadores da infecção. Os resultados observados em potros vacinados confirmam o potencial de utilização desse teste como ferramenta em programas de vacinação contra garrotilho pelo monitoramento de rebanhos pós-vacinação. Esses resultados sugerem que o “Cell ELISA” é uma promissora ferramenta auxiliar no controle da adenite equina.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.1 2018
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220891380252672