Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta,G.E.M.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Denadai,J.C., Sartori,M.M.P., Pezzato,A.C., Sartori,J.R., Garcia,E.A., Ishizuka,A.N.D., Luiggi,F.G., Fasanaro,R., Pasquali,G.A.M., Silva,E.T., Ducatti,C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601847
Resumo: O estudo objetivou avaliar o turnover do 13C no sangue e plasma de codornas japonesas utilizando a técnica de isótopos estáveis, para a obtenção do patamar de equilíbrio isotópico que servirá de fundamento para estudos de rastreabilidade. Foram utilizadas 300 aves durante o período experimental de 1-42 e 49-97 dias de idade. Os tratamentos da primeira fase foram constituídos de dietas à base de arroz (C3), contendo ou não farinha de carne e ossos bovinos e um com dieta à base de milho (C4). Nessa primeira fase foi analisado o turnover do sinal isotópico do matrizeiro à base de dietas C4 para dietas à base de C3, como também as diferenças isotópicas das dietas contendo ou não farinha de origem animal. Na segunda fase houve uma substituição de dietas, ou seja, as aves no tratamento C4 da primeira fase passaram a consumir dieta C3, e o tratamento que antes consumia dieta C3 passou para dieta C4. Para determinar a taxa de turnover e o percentual estimado de participação da farinha na composição do material coletado, foi empregado o modelo de diluição isotópica utilizando valores do δ13C. A comparação entre as meias-vidas do sangue e plasma da primeira fase revelou o enriquecimento do δ13C na dieta; já na segunda fase foi possível observar as velocidades de incorporação após a troca das dietas.
id UFMG-8_98972f0f59a1dd9327e79e592e175d76
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352014000601847
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)codornas japonesasfarinha de origem animalplantas C3plantas C4patamar de equilíbrioO estudo objetivou avaliar o turnover do 13C no sangue e plasma de codornas japonesas utilizando a técnica de isótopos estáveis, para a obtenção do patamar de equilíbrio isotópico que servirá de fundamento para estudos de rastreabilidade. Foram utilizadas 300 aves durante o período experimental de 1-42 e 49-97 dias de idade. Os tratamentos da primeira fase foram constituídos de dietas à base de arroz (C3), contendo ou não farinha de carne e ossos bovinos e um com dieta à base de milho (C4). Nessa primeira fase foi analisado o turnover do sinal isotópico do matrizeiro à base de dietas C4 para dietas à base de C3, como também as diferenças isotópicas das dietas contendo ou não farinha de origem animal. Na segunda fase houve uma substituição de dietas, ou seja, as aves no tratamento C4 da primeira fase passaram a consumir dieta C3, e o tratamento que antes consumia dieta C3 passou para dieta C4. Para determinar a taxa de turnover e o percentual estimado de participação da farinha na composição do material coletado, foi empregado o modelo de diluição isotópica utilizando valores do δ13C. A comparação entre as meias-vidas do sangue e plasma da primeira fase revelou o enriquecimento do δ13C na dieta; já na segunda fase foi possível observar as velocidades de incorporação após a troca das dietas.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601847Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.66 n.6 2014reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-6634info:eu-repo/semantics/openAccessPimenta,G.E.M.Denadai,J.C.Sartori,M.M.P.Pezzato,A.C.Sartori,J.R.Garcia,E.A.Ishizuka,A.N.D.Luiggi,F.G.Fasanaro,R.Pasquali,G.A.M.Silva,E.T.Ducatti,C.por2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352014000601847Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2015-10-27T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
title Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
spellingShingle Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
Pimenta,G.E.M.
codornas japonesas
farinha de origem animal
plantas C3
plantas C4
patamar de equilíbrio
title_short Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
title_full Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
title_fullStr Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
title_full_unstemmed Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
title_sort Turnover do carbono em sangue e plasma, nas fases crescimento e postura, de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica)
author Pimenta,G.E.M.
author_facet Pimenta,G.E.M.
Denadai,J.C.
Sartori,M.M.P.
Pezzato,A.C.
Sartori,J.R.
Garcia,E.A.
Ishizuka,A.N.D.
Luiggi,F.G.
Fasanaro,R.
Pasquali,G.A.M.
Silva,E.T.
Ducatti,C.
author_role author
author2 Denadai,J.C.
Sartori,M.M.P.
Pezzato,A.C.
Sartori,J.R.
Garcia,E.A.
Ishizuka,A.N.D.
Luiggi,F.G.
Fasanaro,R.
Pasquali,G.A.M.
Silva,E.T.
Ducatti,C.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta,G.E.M.
Denadai,J.C.
Sartori,M.M.P.
Pezzato,A.C.
Sartori,J.R.
Garcia,E.A.
Ishizuka,A.N.D.
Luiggi,F.G.
Fasanaro,R.
Pasquali,G.A.M.
Silva,E.T.
Ducatti,C.
dc.subject.por.fl_str_mv codornas japonesas
farinha de origem animal
plantas C3
plantas C4
patamar de equilíbrio
topic codornas japonesas
farinha de origem animal
plantas C3
plantas C4
patamar de equilíbrio
description O estudo objetivou avaliar o turnover do 13C no sangue e plasma de codornas japonesas utilizando a técnica de isótopos estáveis, para a obtenção do patamar de equilíbrio isotópico que servirá de fundamento para estudos de rastreabilidade. Foram utilizadas 300 aves durante o período experimental de 1-42 e 49-97 dias de idade. Os tratamentos da primeira fase foram constituídos de dietas à base de arroz (C3), contendo ou não farinha de carne e ossos bovinos e um com dieta à base de milho (C4). Nessa primeira fase foi analisado o turnover do sinal isotópico do matrizeiro à base de dietas C4 para dietas à base de C3, como também as diferenças isotópicas das dietas contendo ou não farinha de origem animal. Na segunda fase houve uma substituição de dietas, ou seja, as aves no tratamento C4 da primeira fase passaram a consumir dieta C3, e o tratamento que antes consumia dieta C3 passou para dieta C4. Para determinar a taxa de turnover e o percentual estimado de participação da farinha na composição do material coletado, foi empregado o modelo de diluição isotópica utilizando valores do δ13C. A comparação entre as meias-vidas do sangue e plasma da primeira fase revelou o enriquecimento do δ13C na dieta; já na segunda fase foi possível observar as velocidades de incorporação após a troca das dietas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601847
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-6634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.66 n.6 2014
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220888195727360