Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Octaviano,J.I.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro,F.P., Redoan,M.A., Alonso,M.A., Fernandes,C.B.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000401381
Resumo: RESUMO O abortamento na espécie equina é responsável por grandes perdas econômicas e, entre as possíveis causas, está a neosporose, uma enfermidade que nem sempre é investigada como provável diagnóstico. Assim, o objetivo deste trabalho foi relatar um caso de aborto equino aos 129 dias de gestação, resultante da infecção por Neospora spp.. Amostras sanguíneas da égua e do feto abortado foram enviadas para um laboratório especializado. À necrópsia, constatou-se edema gelatinoso e hemorrágico em subcutâneo, fígado ictérico e friável com autólise de alguns órgãos, como baço, rins e glândulas adrenais. Fragmentos dos órgãos coletados na necrópsia foram submetidos à histopatologia e à pesquisa de agentes infecciosos, em que se identificou hepatite e epicardite não purulentas e onfalite purulenta, bem como exame positivo para Neospora spp. pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) convencional e Nested. O soro sanguíneo obtido da égua foi submetido à pesquisa de Neospora spp. pela técnica de imunofluorescência indireta, de herpesvírus por soroneutralização em cultura de células e de Leptospira sp. por PCR, todas com resultados negativos. Dessa forma, é importante considerar a neosporose como diagnóstico diferencial em casos de abortamento e natimortalidade, uma vez que a presença de cães nas propriedades é extremamente comum, representando uma importante fonte de infecção.
id UFMG-8_98b9a6f63ab269211a8e1f54ac334c9f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352020000401381
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de casoéguaneosporoseabortoinfecciosofetoRESUMO O abortamento na espécie equina é responsável por grandes perdas econômicas e, entre as possíveis causas, está a neosporose, uma enfermidade que nem sempre é investigada como provável diagnóstico. Assim, o objetivo deste trabalho foi relatar um caso de aborto equino aos 129 dias de gestação, resultante da infecção por Neospora spp.. Amostras sanguíneas da égua e do feto abortado foram enviadas para um laboratório especializado. À necrópsia, constatou-se edema gelatinoso e hemorrágico em subcutâneo, fígado ictérico e friável com autólise de alguns órgãos, como baço, rins e glândulas adrenais. Fragmentos dos órgãos coletados na necrópsia foram submetidos à histopatologia e à pesquisa de agentes infecciosos, em que se identificou hepatite e epicardite não purulentas e onfalite purulenta, bem como exame positivo para Neospora spp. pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) convencional e Nested. O soro sanguíneo obtido da égua foi submetido à pesquisa de Neospora spp. pela técnica de imunofluorescência indireta, de herpesvírus por soroneutralização em cultura de células e de Leptospira sp. por PCR, todas com resultados negativos. Dessa forma, é importante considerar a neosporose como diagnóstico diferencial em casos de abortamento e natimortalidade, uma vez que a presença de cães nas propriedades é extremamente comum, representando uma importante fonte de infecção.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2020-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000401381Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.72 n.4 2020reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-11765info:eu-repo/semantics/openAccessOctaviano,J.I.Carneiro,F.P.Redoan,M.A.Alonso,M.A.Fernandes,C.B.por2020-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352020000401381Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2020-08-11T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
title Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
spellingShingle Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
Octaviano,J.I.
égua
neosporose
aborto
infeccioso
feto
title_short Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
title_full Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
title_fullStr Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
title_full_unstemmed Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
title_sort Aborto infeccioso por Neospora spp. em equino ˗ relato de caso
author Octaviano,J.I.
author_facet Octaviano,J.I.
Carneiro,F.P.
Redoan,M.A.
Alonso,M.A.
Fernandes,C.B.
author_role author
author2 Carneiro,F.P.
Redoan,M.A.
Alonso,M.A.
Fernandes,C.B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Octaviano,J.I.
Carneiro,F.P.
Redoan,M.A.
Alonso,M.A.
Fernandes,C.B.
dc.subject.por.fl_str_mv égua
neosporose
aborto
infeccioso
feto
topic égua
neosporose
aborto
infeccioso
feto
description RESUMO O abortamento na espécie equina é responsável por grandes perdas econômicas e, entre as possíveis causas, está a neosporose, uma enfermidade que nem sempre é investigada como provável diagnóstico. Assim, o objetivo deste trabalho foi relatar um caso de aborto equino aos 129 dias de gestação, resultante da infecção por Neospora spp.. Amostras sanguíneas da égua e do feto abortado foram enviadas para um laboratório especializado. À necrópsia, constatou-se edema gelatinoso e hemorrágico em subcutâneo, fígado ictérico e friável com autólise de alguns órgãos, como baço, rins e glândulas adrenais. Fragmentos dos órgãos coletados na necrópsia foram submetidos à histopatologia e à pesquisa de agentes infecciosos, em que se identificou hepatite e epicardite não purulentas e onfalite purulenta, bem como exame positivo para Neospora spp. pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) convencional e Nested. O soro sanguíneo obtido da égua foi submetido à pesquisa de Neospora spp. pela técnica de imunofluorescência indireta, de herpesvírus por soroneutralização em cultura de células e de Leptospira sp. por PCR, todas com resultados negativos. Dessa forma, é importante considerar a neosporose como diagnóstico diferencial em casos de abortamento e natimortalidade, uma vez que a presença de cães nas propriedades é extremamente comum, representando uma importante fonte de infecção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000401381
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352020000401381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-11765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.72 n.4 2020
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220894587846656