Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serakides,R.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Cassali,G.D., Sant’Ana,F.J.F., Nascimento,E.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352001000200009
Resumo: Este estudo descreve os achados anatomopatológicos e imuno-histoquímicos do mesotelioma peritoneal em um cão da raça Setter, de nove anos de idade e sem histórico clínico. À necropsia, foram observados vários nódulos que variavam de alguns milímetros a 2cm de diâmetro, de superfície lisa, esbranquiçados, firmes e distribuídos amplamente pelos peritônios parietal e visceral dos órgãos abdominais e pelo funículo espermático. Histologicamente foram evidenciados ninhos de células mesoteliais neoplásicas envoltos por grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Essas células apresentavam-se fusiformes ou epitelióides com citoplasma vacuolizado e núcleo oval com cromatina frouxa e nucléolo evidente. Havia também algumas formações císticas revestidas por uma ou mais camadas de células neoplásicas achatadas ou colunares e com o lúmen ocupado por debris celulares e material eosinofílico, PAS-positivo. Áreas de metaplasia cartilaginosa e de necrose também foram visualizadas. O resultado das reações imuno-histoquímicas revelou a presença de células neoplásicas com imunomarcações fortes e difusas para proteína S100 e para citoqueratina (AE1/AE3) e ausência de marcação para vimentina e para o antígeno carcinoembrionário (CEA). A imunomarcação das células neoplásicas com a utilização do anticorpo contra célula mesotelial humana (HBME-1) foi forte e multifocal. Com base nos achados anatomopatológicos e imuno-histoquímico, firmou-se o diagnóstico de mesotelioma peritoneal esclerosante.
id UFMG-8_98e2f22f9173743967f24aaedb589cc2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352001000200009
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Mesotelioma peritoneal em cão: relato de casoCãomesoteliomaperitônioimuno-histoquímicaEste estudo descreve os achados anatomopatológicos e imuno-histoquímicos do mesotelioma peritoneal em um cão da raça Setter, de nove anos de idade e sem histórico clínico. À necropsia, foram observados vários nódulos que variavam de alguns milímetros a 2cm de diâmetro, de superfície lisa, esbranquiçados, firmes e distribuídos amplamente pelos peritônios parietal e visceral dos órgãos abdominais e pelo funículo espermático. Histologicamente foram evidenciados ninhos de células mesoteliais neoplásicas envoltos por grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Essas células apresentavam-se fusiformes ou epitelióides com citoplasma vacuolizado e núcleo oval com cromatina frouxa e nucléolo evidente. Havia também algumas formações císticas revestidas por uma ou mais camadas de células neoplásicas achatadas ou colunares e com o lúmen ocupado por debris celulares e material eosinofílico, PAS-positivo. Áreas de metaplasia cartilaginosa e de necrose também foram visualizadas. O resultado das reações imuno-histoquímicas revelou a presença de células neoplásicas com imunomarcações fortes e difusas para proteína S100 e para citoqueratina (AE1/AE3) e ausência de marcação para vimentina e para o antígeno carcinoembrionário (CEA). A imunomarcação das células neoplásicas com a utilização do anticorpo contra célula mesotelial humana (HBME-1) foi forte e multifocal. Com base nos achados anatomopatológicos e imuno-histoquímico, firmou-se o diagnóstico de mesotelioma peritoneal esclerosante.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352001000200009Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.53 n.2 2001reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352001000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSerakides,R.Cassali,G.D.Sant’Ana,F.J.F.Nascimento,E.F.por2002-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352001000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2002-06-05T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
title Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
spellingShingle Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
Serakides,R.
Cão
mesotelioma
peritônio
imuno-histoquímica
title_short Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
title_full Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
title_fullStr Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
title_full_unstemmed Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
title_sort Mesotelioma peritoneal em cão: relato de caso
author Serakides,R.
author_facet Serakides,R.
Cassali,G.D.
Sant’Ana,F.J.F.
Nascimento,E.F.
author_role author
author2 Cassali,G.D.
Sant’Ana,F.J.F.
Nascimento,E.F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serakides,R.
Cassali,G.D.
Sant’Ana,F.J.F.
Nascimento,E.F.
dc.subject.por.fl_str_mv Cão
mesotelioma
peritônio
imuno-histoquímica
topic Cão
mesotelioma
peritônio
imuno-histoquímica
description Este estudo descreve os achados anatomopatológicos e imuno-histoquímicos do mesotelioma peritoneal em um cão da raça Setter, de nove anos de idade e sem histórico clínico. À necropsia, foram observados vários nódulos que variavam de alguns milímetros a 2cm de diâmetro, de superfície lisa, esbranquiçados, firmes e distribuídos amplamente pelos peritônios parietal e visceral dos órgãos abdominais e pelo funículo espermático. Histologicamente foram evidenciados ninhos de células mesoteliais neoplásicas envoltos por grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Essas células apresentavam-se fusiformes ou epitelióides com citoplasma vacuolizado e núcleo oval com cromatina frouxa e nucléolo evidente. Havia também algumas formações císticas revestidas por uma ou mais camadas de células neoplásicas achatadas ou colunares e com o lúmen ocupado por debris celulares e material eosinofílico, PAS-positivo. Áreas de metaplasia cartilaginosa e de necrose também foram visualizadas. O resultado das reações imuno-histoquímicas revelou a presença de células neoplásicas com imunomarcações fortes e difusas para proteína S100 e para citoqueratina (AE1/AE3) e ausência de marcação para vimentina e para o antígeno carcinoembrionário (CEA). A imunomarcação das células neoplásicas com a utilização do anticorpo contra célula mesotelial humana (HBME-1) foi forte e multifocal. Com base nos achados anatomopatológicos e imuno-histoquímico, firmou-se o diagnóstico de mesotelioma peritoneal esclerosante.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352001000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352001000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352001000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.53 n.2 2001
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220876678168576