Willingness of the consumers of the Federal District - Brazil - to purchase beef meat with certification of origin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigueira,L.L.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes,M.A., Bruhn,F.R.P., Rodrigues,C.G., Faria,P.B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601946
Resumo: Este trabalho objetivou identificar os atributos que influenciam a tomada de decisão para a compra de carne bovina, além do conhecimento e atitude dos consumidores em adquirir carne com certificação de origem, assim como os principais benefícios e dificuldades para a comercialização desse produto. Foram entrevistados 197 consumidores e nove gerentes de supermercados no Distrito Federal, em maio de 2011. Foi realizada a descrição das variáveis e aplicados o teste do qui-quadrado e o Exacto de Fischer, utilizando o pacote estatístico SPSS 17.0. A aparência visual da carne é o atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados está disposta a pagar mais pela carne com certificação de origem. Esta pesquisa sugere que a escolaridade é o fator que mais influencia a disposição para compra de carne com certificação de origem. Os gerentes de supermercados salientam a fidelização de clientes mais exigentes como o maior benefício, e a falta de divulgação da rastreabilidade bovina para a população como a principal dificuldade para a comercialização.
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