Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belfort,A.S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Malavazi,P.F.N.S., Pelizzari,C., Laskoski,L.M., Pacheco,A.D., Oliveira,R.S., Fernandes,M.M.P., Santos,M.S., Souza,S.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601736
Resumo: RESUMO Avaliou-se a resposta dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca (FC) e respiratória (FR), temperatura retal (TR) e a atividade sérica das enzimas creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) em cães adultos hígidos, machos e fêmeas, sob duas modalidades de hidroterapia. Dez cães foram distribuídos em dois grupos de cinco animais, denominados de grupo I (caminhada em esteira aquática) e grupo II (natação) e submetidos a duas sessões por semana com duração inicial de 10 minutos, acrescida de cinco minutos por sessão até 30 minutos, durante nove semanas. As avaliações foram realizadas antes, imediatamente depois e quatro horas após o exercício em todas as sessões para as variáveis de FC, FR e TR e nos dias um, sete, 28 e 60 para CK e LDH. Não houve diferença (P>0,05) quando comparados os valores médios dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória e de temperatura retal. Os níveis de CK e LDH não se elevaram após a hidroterapia nos diferentes tempos e dias avaliados. Dessa forma, foi possível concluir que as sessões de natação e de caminhada em esteira aquática não causaram alterações nos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal e nos níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) no protocolo proposto.
id UFMG-8_db66aa3ac01568a0e1fe60cf9934c414
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352018000601736
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapianataçãoesteira aquáticafadiga muscularcaninoRESUMO Avaliou-se a resposta dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca (FC) e respiratória (FR), temperatura retal (TR) e a atividade sérica das enzimas creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) em cães adultos hígidos, machos e fêmeas, sob duas modalidades de hidroterapia. Dez cães foram distribuídos em dois grupos de cinco animais, denominados de grupo I (caminhada em esteira aquática) e grupo II (natação) e submetidos a duas sessões por semana com duração inicial de 10 minutos, acrescida de cinco minutos por sessão até 30 minutos, durante nove semanas. As avaliações foram realizadas antes, imediatamente depois e quatro horas após o exercício em todas as sessões para as variáveis de FC, FR e TR e nos dias um, sete, 28 e 60 para CK e LDH. Não houve diferença (P>0,05) quando comparados os valores médios dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória e de temperatura retal. Os níveis de CK e LDH não se elevaram após a hidroterapia nos diferentes tempos e dias avaliados. Dessa forma, foi possível concluir que as sessões de natação e de caminhada em esteira aquática não causaram alterações nos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal e nos níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) no protocolo proposto.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601736Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.6 2018reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9983info:eu-repo/semantics/openAccessBelfort,A.S.Malavazi,P.F.N.S.Pelizzari,C.Laskoski,L.M.Pacheco,A.D.Oliveira,R.S.Fernandes,M.M.P.Santos,M.S.Souza,S.F.por2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352018000601736Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-12-10T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
title Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
spellingShingle Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
Belfort,A.S.
natação
esteira aquática
fadiga muscular
canino
title_short Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
title_full Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
title_fullStr Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
title_full_unstemmed Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
title_sort Avaliação clínica e bioquímica de cães submetidos a dois métodos de hidroterapia
author Belfort,A.S.
author_facet Belfort,A.S.
Malavazi,P.F.N.S.
Pelizzari,C.
Laskoski,L.M.
Pacheco,A.D.
Oliveira,R.S.
Fernandes,M.M.P.
Santos,M.S.
Souza,S.F.
author_role author
author2 Malavazi,P.F.N.S.
Pelizzari,C.
Laskoski,L.M.
Pacheco,A.D.
Oliveira,R.S.
Fernandes,M.M.P.
Santos,M.S.
Souza,S.F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belfort,A.S.
Malavazi,P.F.N.S.
Pelizzari,C.
Laskoski,L.M.
Pacheco,A.D.
Oliveira,R.S.
Fernandes,M.M.P.
Santos,M.S.
Souza,S.F.
dc.subject.por.fl_str_mv natação
esteira aquática
fadiga muscular
canino
topic natação
esteira aquática
fadiga muscular
canino
description RESUMO Avaliou-se a resposta dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca (FC) e respiratória (FR), temperatura retal (TR) e a atividade sérica das enzimas creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) em cães adultos hígidos, machos e fêmeas, sob duas modalidades de hidroterapia. Dez cães foram distribuídos em dois grupos de cinco animais, denominados de grupo I (caminhada em esteira aquática) e grupo II (natação) e submetidos a duas sessões por semana com duração inicial de 10 minutos, acrescida de cinco minutos por sessão até 30 minutos, durante nove semanas. As avaliações foram realizadas antes, imediatamente depois e quatro horas após o exercício em todas as sessões para as variáveis de FC, FR e TR e nos dias um, sete, 28 e 60 para CK e LDH. Não houve diferença (P>0,05) quando comparados os valores médios dos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória e de temperatura retal. Os níveis de CK e LDH não se elevaram após a hidroterapia nos diferentes tempos e dias avaliados. Dessa forma, foi possível concluir que as sessões de natação e de caminhada em esteira aquática não causaram alterações nos parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal e nos níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) no protocolo proposto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601736
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000601736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.6 2018
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220892353331200