Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,G.S.L.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva,L.C.A., Batista,J.A., Maia,L.A., Simões,S.V.D., Miranda Neto,E.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000400860
Resumo: RESUMO Relata-se um caso de lesão cutânea secundária à infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis em bovino. Abscessos e múltiplas lesões cutâneas nodulares, variando de 8x10 para 20x25cm de diâmetro, firmes, sensíveis ao toque e sem mobilidade, algumas com superfície ulcerada, circundada por halo avermelhado e drenando secreção piossanguinolenta, e outras com superfícies alopécicas, foram identificados na região torácica lateral do animal. Exames histopatológicos e o isolamento do agente de fragmentos obtidos após remoção cirúrgica das lesões confirmaram tratar-se da forma cutânea da infecção pelo C. pseudotuberculosis. As lesões microscópicas caracterizaram-se por dermatite nodular piogranulomatosa e ulcerativa. A avaliação da susceptibilidade in vitro do C. pseudotuberculosis a antimicrobianos demonstrou que o agente era resistente à amicacina, kanamicina, neomicina e penicilina G, apresentando sensibilidade à ampicilina adicionada de subactam, amoxicilia com ácido clavulônico, cefalexina, cefalotina, cefotaxima, enrofloxacina, gentamicina e tetraciclina. A retirada cirúrgica das lesões e o tratamento com enrofloxacina resultaram na cura do animal. Lesões de pele observadas em casos de ptiose, carcinoma de células escamosas e na forma atípica da actinobacilose devem ser consideradas no diagnóstico diferencial da forma cutânea da infecção por C. pseudotuberculosis em bovinos. Os dados apresentados demonstram que a infecção pelo C. pseudotuberculosis deve ser considerada no diagnóstico diferencial das lesões de pele em bovinos no Brasil.
id UFMG-8_fd171adb71b85c73959f852ea9986a46
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352017000400860
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosisdermatopatiasruminanteslesões piogranulomatosasRESUMO Relata-se um caso de lesão cutânea secundária à infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis em bovino. Abscessos e múltiplas lesões cutâneas nodulares, variando de 8x10 para 20x25cm de diâmetro, firmes, sensíveis ao toque e sem mobilidade, algumas com superfície ulcerada, circundada por halo avermelhado e drenando secreção piossanguinolenta, e outras com superfícies alopécicas, foram identificados na região torácica lateral do animal. Exames histopatológicos e o isolamento do agente de fragmentos obtidos após remoção cirúrgica das lesões confirmaram tratar-se da forma cutânea da infecção pelo C. pseudotuberculosis. As lesões microscópicas caracterizaram-se por dermatite nodular piogranulomatosa e ulcerativa. A avaliação da susceptibilidade in vitro do C. pseudotuberculosis a antimicrobianos demonstrou que o agente era resistente à amicacina, kanamicina, neomicina e penicilina G, apresentando sensibilidade à ampicilina adicionada de subactam, amoxicilia com ácido clavulônico, cefalexina, cefalotina, cefotaxima, enrofloxacina, gentamicina e tetraciclina. A retirada cirúrgica das lesões e o tratamento com enrofloxacina resultaram na cura do animal. Lesões de pele observadas em casos de ptiose, carcinoma de células escamosas e na forma atípica da actinobacilose devem ser consideradas no diagnóstico diferencial da forma cutânea da infecção por C. pseudotuberculosis em bovinos. Os dados apresentados demonstram que a infecção pelo C. pseudotuberculosis deve ser considerada no diagnóstico diferencial das lesões de pele em bovinos no Brasil.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000400860Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.4 2017reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-8373info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,G.S.L.Silva,L.C.A.Batista,J.A.Maia,L.A.Simões,S.V.D.Miranda Neto,E.G.por2017-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352017000400860Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2017-09-06T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
title Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
spellingShingle Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
Soares,G.S.L.
dermatopatias
ruminantes
lesões piogranulomatosas
title_short Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
title_full Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
title_fullStr Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
title_full_unstemmed Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
title_sort Dermatite piogranulomatosa ulcerativa em bovino por Corynebacterium pseudotuberculosis
author Soares,G.S.L.
author_facet Soares,G.S.L.
Silva,L.C.A.
Batista,J.A.
Maia,L.A.
Simões,S.V.D.
Miranda Neto,E.G.
author_role author
author2 Silva,L.C.A.
Batista,J.A.
Maia,L.A.
Simões,S.V.D.
Miranda Neto,E.G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,G.S.L.
Silva,L.C.A.
Batista,J.A.
Maia,L.A.
Simões,S.V.D.
Miranda Neto,E.G.
dc.subject.por.fl_str_mv dermatopatias
ruminantes
lesões piogranulomatosas
topic dermatopatias
ruminantes
lesões piogranulomatosas
description RESUMO Relata-se um caso de lesão cutânea secundária à infecção por Corynebacterium pseudotuberculosis em bovino. Abscessos e múltiplas lesões cutâneas nodulares, variando de 8x10 para 20x25cm de diâmetro, firmes, sensíveis ao toque e sem mobilidade, algumas com superfície ulcerada, circundada por halo avermelhado e drenando secreção piossanguinolenta, e outras com superfícies alopécicas, foram identificados na região torácica lateral do animal. Exames histopatológicos e o isolamento do agente de fragmentos obtidos após remoção cirúrgica das lesões confirmaram tratar-se da forma cutânea da infecção pelo C. pseudotuberculosis. As lesões microscópicas caracterizaram-se por dermatite nodular piogranulomatosa e ulcerativa. A avaliação da susceptibilidade in vitro do C. pseudotuberculosis a antimicrobianos demonstrou que o agente era resistente à amicacina, kanamicina, neomicina e penicilina G, apresentando sensibilidade à ampicilina adicionada de subactam, amoxicilia com ácido clavulônico, cefalexina, cefalotina, cefotaxima, enrofloxacina, gentamicina e tetraciclina. A retirada cirúrgica das lesões e o tratamento com enrofloxacina resultaram na cura do animal. Lesões de pele observadas em casos de ptiose, carcinoma de células escamosas e na forma atípica da actinobacilose devem ser consideradas no diagnóstico diferencial da forma cutânea da infecção por C. pseudotuberculosis em bovinos. Os dados apresentados demonstram que a infecção pelo C. pseudotuberculosis deve ser considerada no diagnóstico diferencial das lesões de pele em bovinos no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000400860
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000400860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-8373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.4 2017
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220890898956288