Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega,F.S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira,M.P., Alievi,M.M., Beck,C.A.C., Gonzalez,P.C., Dal-Bó,I.S., Stédile,R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000600018
Resumo: Fraturas da mandíbula secundárias a trauma externo não são raras em equinos, sendo este o osso mais comumente fraturado quando o trauma é na região da cabeça. Na maioria dos casos, são abertas e com dano aos tecidos moles adjacentes. Como os ossos da cabeça não são submetidos às forças de carga do apoio, a exigência para fixação da fratura é menos desafiadora. O presente trabalho descreve o tratamento cirúrgico de quatro fraturas de mandíbula em equinos, sendo que, em um caso, havia também fratura de maxila. Quatro cavalos adultos com histórico de traumatismo na região da cabeça foram atendidos, avaliados clinicamente, radiografados e, após diagnóstico, submetidos a tratamento cirúrgico. No primeiro caso, o equino apresentava fratura rostral da mandíbula, sendo esta tratada com cerclagens. Além disso, o animal apresentava fratura múltipla de maxila, que foi corrigida com uma cerclagem próxima aos dentes incisivos, uma placa com parafusos e duas hemicerclagens na região entre os dentes incisivos e pré-molares. O segundo animal apresentava fratura múltipla dos ramos horizontal e vertical direito da mandíbula e foi tratado com uso de cinco placas de reconstrução e parafusos. No terceiro paciente foi diagnosticada fratura simples no ramo horizontal da mandíbula esquerda, que foi estabilizada com uma placa e parafusos. O quarto paciente apresentava fratura rostral de mandíbula, com avulsão de quatro dentes incisivos, sendo realizada a extração dos dentes incisivos e sutura da mucosa labial. Todos os animais obtiveram consolidação das fraturas em diferentes períodos de pós-operatório, o que permitiu melhora na qualidade de vida.
id UFMG-8_fd89fa36dee6c9ad4ad0c8b2c8bf0cd6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352013000600018
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casoscavalofraturaplacacerclagemossoFraturas da mandíbula secundárias a trauma externo não são raras em equinos, sendo este o osso mais comumente fraturado quando o trauma é na região da cabeça. Na maioria dos casos, são abertas e com dano aos tecidos moles adjacentes. Como os ossos da cabeça não são submetidos às forças de carga do apoio, a exigência para fixação da fratura é menos desafiadora. O presente trabalho descreve o tratamento cirúrgico de quatro fraturas de mandíbula em equinos, sendo que, em um caso, havia também fratura de maxila. Quatro cavalos adultos com histórico de traumatismo na região da cabeça foram atendidos, avaliados clinicamente, radiografados e, após diagnóstico, submetidos a tratamento cirúrgico. No primeiro caso, o equino apresentava fratura rostral da mandíbula, sendo esta tratada com cerclagens. Além disso, o animal apresentava fratura múltipla de maxila, que foi corrigida com uma cerclagem próxima aos dentes incisivos, uma placa com parafusos e duas hemicerclagens na região entre os dentes incisivos e pré-molares. O segundo animal apresentava fratura múltipla dos ramos horizontal e vertical direito da mandíbula e foi tratado com uso de cinco placas de reconstrução e parafusos. No terceiro paciente foi diagnosticada fratura simples no ramo horizontal da mandíbula esquerda, que foi estabilizada com uma placa e parafusos. O quarto paciente apresentava fratura rostral de mandíbula, com avulsão de quatro dentes incisivos, sendo realizada a extração dos dentes incisivos e sutura da mucosa labial. Todos os animais obtiveram consolidação das fraturas em diferentes períodos de pós-operatório, o que permitiu melhora na qualidade de vida.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000600018Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.6 2013reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352013000600018info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,F.S.Ferreira,M.P.Alievi,M.M.Beck,C.A.C.Gonzalez,P.C.Dal-Bó,I.S.Stédile,R.por2014-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352013000600018Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2014-01-07T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
title Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
spellingShingle Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
Nóbrega,F.S.
cavalo
fratura
placa
cerclagem
osso
title_short Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
title_full Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
title_fullStr Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
title_full_unstemmed Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
title_sort Osteossíntese de mandíbula e maxila em equinos adultos: relato de quatro casos
author Nóbrega,F.S.
author_facet Nóbrega,F.S.
Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
Beck,C.A.C.
Gonzalez,P.C.
Dal-Bó,I.S.
Stédile,R.
author_role author
author2 Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
Beck,C.A.C.
Gonzalez,P.C.
Dal-Bó,I.S.
Stédile,R.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega,F.S.
Ferreira,M.P.
Alievi,M.M.
Beck,C.A.C.
Gonzalez,P.C.
Dal-Bó,I.S.
Stédile,R.
dc.subject.por.fl_str_mv cavalo
fratura
placa
cerclagem
osso
topic cavalo
fratura
placa
cerclagem
osso
description Fraturas da mandíbula secundárias a trauma externo não são raras em equinos, sendo este o osso mais comumente fraturado quando o trauma é na região da cabeça. Na maioria dos casos, são abertas e com dano aos tecidos moles adjacentes. Como os ossos da cabeça não são submetidos às forças de carga do apoio, a exigência para fixação da fratura é menos desafiadora. O presente trabalho descreve o tratamento cirúrgico de quatro fraturas de mandíbula em equinos, sendo que, em um caso, havia também fratura de maxila. Quatro cavalos adultos com histórico de traumatismo na região da cabeça foram atendidos, avaliados clinicamente, radiografados e, após diagnóstico, submetidos a tratamento cirúrgico. No primeiro caso, o equino apresentava fratura rostral da mandíbula, sendo esta tratada com cerclagens. Além disso, o animal apresentava fratura múltipla de maxila, que foi corrigida com uma cerclagem próxima aos dentes incisivos, uma placa com parafusos e duas hemicerclagens na região entre os dentes incisivos e pré-molares. O segundo animal apresentava fratura múltipla dos ramos horizontal e vertical direito da mandíbula e foi tratado com uso de cinco placas de reconstrução e parafusos. No terceiro paciente foi diagnosticada fratura simples no ramo horizontal da mandíbula esquerda, que foi estabilizada com uma placa e parafusos. O quarto paciente apresentava fratura rostral de mandíbula, com avulsão de quatro dentes incisivos, sendo realizada a extração dos dentes incisivos e sutura da mucosa labial. Todos os animais obtiveram consolidação das fraturas em diferentes períodos de pós-operatório, o que permitiu melhora na qualidade de vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000600018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000600018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352013000600018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.65 n.6 2013
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220887170220032