Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha Schneider, Daniele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kieling Franco, Sérgio Roberto, Slomp, Paulo Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736
Resumo: RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital.  ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency.
id UFMG-9_102e131e1bc00e22f8deec3885b0c63a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16736
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training coursessoftware livreformação de professoresfluência tecnológica digital.RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital.  ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1673610.17851/1983-3652.9.2.199-218Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-2181983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736/13493Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha Schneider, DanieleKieling Franco, Sérgio RobertoSlomp, Paulo Francisco2020-07-18T18:15:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16736Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:15:31Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
title Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
spellingShingle Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
da Rocha Schneider, Daniele
software livre
formação de professores
fluência tecnológica digital.
title_short Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
title_full Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
title_fullStr Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
title_full_unstemmed Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
title_sort Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
author da Rocha Schneider, Daniele
author_facet da Rocha Schneider, Daniele
Kieling Franco, Sérgio Roberto
Slomp, Paulo Francisco
author_role author
author2 Kieling Franco, Sérgio Roberto
Slomp, Paulo Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha Schneider, Daniele
Kieling Franco, Sérgio Roberto
Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv software livre
formação de professores
fluência tecnológica digital.
topic software livre
formação de professores
fluência tecnológica digital.
description RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital.  ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736
10.17851/1983-3652.9.2.199-218
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.9.2.199-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736/13493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218
Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218
Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218
Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142259458048