Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736 |
Resumo: | RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital. ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency. |
id |
UFMG-9_102e131e1bc00e22f8deec3885b0c63a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16736 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training coursessoftware livreformação de professoresfluência tecnológica digital.RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital. ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1673610.17851/1983-3652.9.2.199-218Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-2181983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736/13493Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha Schneider, DanieleKieling Franco, Sérgio RobertoSlomp, Paulo Francisco2020-07-18T18:15:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16736Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:15:31Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
title |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
spellingShingle |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses da Rocha Schneider, Daniele software livre formação de professores fluência tecnológica digital. |
title_short |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
title_full |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
title_fullStr |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
title_full_unstemmed |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
title_sort |
Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses |
author |
da Rocha Schneider, Daniele |
author_facet |
da Rocha Schneider, Daniele Kieling Franco, Sérgio Roberto Slomp, Paulo Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Kieling Franco, Sérgio Roberto Slomp, Paulo Francisco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha Schneider, Daniele Kieling Franco, Sérgio Roberto Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
software livre formação de professores fluência tecnológica digital. |
topic |
software livre formação de professores fluência tecnológica digital. |
description |
RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital. ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736 10.17851/1983-3652.9.2.199-218 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.9.2.199-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736/13493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218 Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218 Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218 Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 199-218 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142259458048 |