Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Josiane da Cruz Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Ricardo José Rocha, Nunes, Rodrigo dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16733
Resumo: RESUMO:Este trabalho propõe discutir as funções que códigos de hipermídia, tais como os selfies, emojis e likes, têm desempenhado como representações e leituras de si e do outro na era digital, e como a escola tem se portado diante desse novo panorama de tratar a informação e a comunicação voláteis. As vias de comunicação anteriormente experimentadas por percursos unilineares dão espaço para a instauração de vias interconectivas disformes que circundam no ciberespaço e tornam instáveis os registros de nós e a leitura que fazemos de uma outra pessoa, constantemente reatualizados por novos registros e, consequentemente, por novas leituras. A ubiquidade, mediada, sobretudo, pelos dispositivos móveis – celulares, smartphones e tablets –, proporciona essa atualização constante e metamorfoseia, ininterruptamente, a nossa representação no ciberespaço. Nesse quadro, a escola se vê desafiada a pensar em como lidar com essas novas perspectivas de leitura, visto que essa é uma realidade trazida pelo aluno para os campos da educação formal. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e tomamos por base alguns teóricos, tais como Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), dentre outros, que trazem para a discussão conceitos sobre identidades líquidas, representações voláteis, tecnologias da informação e comunicação e educação.PALAVRAS-CHAVE: leituras líquidas; tecnologia da informação e comunicação; ciberespaço; ubiquidade e educação. ABSTRACT:This work aims at discussing the roles that hypermedia codes, such as selfies, emoji and likes, have played as representations and readings of self and other in the digital age, and how the school has behaved on this new outlook in dealing with volatile information and communication. The roads previously experienced by unilineal paths give way to the establishment of misshapen interconnective roads surrounding cyberspace and become unstable records of us and the reading we make of another person, constantly re-enacted by new records and, consequently, for new readings. Ubiquity, mediated mainly by mobile devices – mobile phones, smartphones and tablets –, provides this constant updating and metamorphoses, uninterruptedly, our representation in cyberspace. In this framework, the school is challenged to think about how to deal with these new perspectives of reading, since this is a reality brought by the student to the field of formal education. Therefore, we use the literature and took as a basis some theorists such as Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), among others, to bring to the discussion concepts of liquid identities, volatile representations, information and communication technologies and education.KEYWORDS: liquid readings; information and communication technology; cyberspace; ubiquity and education.
id UFMG-9_186bb94ab75aea31adfeb326556feb24
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16733
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital ageleituras líquidastecnologia da informação e comunicaçãociberespaçoubiquidade e educação.RESUMO:Este trabalho propõe discutir as funções que códigos de hipermídia, tais como os selfies, emojis e likes, têm desempenhado como representações e leituras de si e do outro na era digital, e como a escola tem se portado diante desse novo panorama de tratar a informação e a comunicação voláteis. As vias de comunicação anteriormente experimentadas por percursos unilineares dão espaço para a instauração de vias interconectivas disformes que circundam no ciberespaço e tornam instáveis os registros de nós e a leitura que fazemos de uma outra pessoa, constantemente reatualizados por novos registros e, consequentemente, por novas leituras. A ubiquidade, mediada, sobretudo, pelos dispositivos móveis – celulares, smartphones e tablets –, proporciona essa atualização constante e metamorfoseia, ininterruptamente, a nossa representação no ciberespaço. Nesse quadro, a escola se vê desafiada a pensar em como lidar com essas novas perspectivas de leitura, visto que essa é uma realidade trazida pelo aluno para os campos da educação formal. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e tomamos por base alguns teóricos, tais como Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), dentre outros, que trazem para a discussão conceitos sobre identidades líquidas, representações voláteis, tecnologias da informação e comunicação e educação.PALAVRAS-CHAVE: leituras líquidas; tecnologia da informação e comunicação; ciberespaço; ubiquidade e educação. ABSTRACT:This work aims at discussing the roles that hypermedia codes, such as selfies, emoji and likes, have played as representations and readings of self and other in the digital age, and how the school has behaved on this new outlook in dealing with volatile information and communication. The roads previously experienced by unilineal paths give way to the establishment of misshapen interconnective roads surrounding cyberspace and become unstable records of us and the reading we make of another person, constantly re-enacted by new records and, consequently, for new readings. Ubiquity, mediated mainly by mobile devices – mobile phones, smartphones and tablets –, provides this constant updating and metamorphoses, uninterruptedly, our representation in cyberspace. In this framework, the school is challenged to think about how to deal with these new perspectives of reading, since this is a reality brought by the student to the field of formal education. Therefore, we use the literature and took as a basis some theorists such as Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), among others, to bring to the discussion concepts of liquid identities, volatile representations, information and communication technologies and education.KEYWORDS: liquid readings; information and communication technology; cyberspace; ubiquity and education.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1673310.17851/1983-3652.9.2.161-173Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-1731983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16733/13490Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Josiane da Cruz LimaAmorim, Ricardo José RochaNunes, Rodrigo dos Reis2020-07-18T18:15:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16733Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:15:40Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
title Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
spellingShingle Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
Ribeiro, Josiane da Cruz Lima
leituras líquidas
tecnologia da informação e comunicação
ciberespaço
ubiquidade e educação.
title_short Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
title_full Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
title_fullStr Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
title_full_unstemmed Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
title_sort Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital / Selfies, emojis, likes: volatile representations and liquid readings in the digital age
author Ribeiro, Josiane da Cruz Lima
author_facet Ribeiro, Josiane da Cruz Lima
Amorim, Ricardo José Rocha
Nunes, Rodrigo dos Reis
author_role author
author2 Amorim, Ricardo José Rocha
Nunes, Rodrigo dos Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Josiane da Cruz Lima
Amorim, Ricardo José Rocha
Nunes, Rodrigo dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv leituras líquidas
tecnologia da informação e comunicação
ciberespaço
ubiquidade e educação.
topic leituras líquidas
tecnologia da informação e comunicação
ciberespaço
ubiquidade e educação.
description RESUMO:Este trabalho propõe discutir as funções que códigos de hipermídia, tais como os selfies, emojis e likes, têm desempenhado como representações e leituras de si e do outro na era digital, e como a escola tem se portado diante desse novo panorama de tratar a informação e a comunicação voláteis. As vias de comunicação anteriormente experimentadas por percursos unilineares dão espaço para a instauração de vias interconectivas disformes que circundam no ciberespaço e tornam instáveis os registros de nós e a leitura que fazemos de uma outra pessoa, constantemente reatualizados por novos registros e, consequentemente, por novas leituras. A ubiquidade, mediada, sobretudo, pelos dispositivos móveis – celulares, smartphones e tablets –, proporciona essa atualização constante e metamorfoseia, ininterruptamente, a nossa representação no ciberespaço. Nesse quadro, a escola se vê desafiada a pensar em como lidar com essas novas perspectivas de leitura, visto que essa é uma realidade trazida pelo aluno para os campos da educação formal. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e tomamos por base alguns teóricos, tais como Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), dentre outros, que trazem para a discussão conceitos sobre identidades líquidas, representações voláteis, tecnologias da informação e comunicação e educação.PALAVRAS-CHAVE: leituras líquidas; tecnologia da informação e comunicação; ciberespaço; ubiquidade e educação. ABSTRACT:This work aims at discussing the roles that hypermedia codes, such as selfies, emoji and likes, have played as representations and readings of self and other in the digital age, and how the school has behaved on this new outlook in dealing with volatile information and communication. The roads previously experienced by unilineal paths give way to the establishment of misshapen interconnective roads surrounding cyberspace and become unstable records of us and the reading we make of another person, constantly re-enacted by new records and, consequently, for new readings. Ubiquity, mediated mainly by mobile devices – mobile phones, smartphones and tablets –, provides this constant updating and metamorphoses, uninterruptedly, our representation in cyberspace. In this framework, the school is challenged to think about how to deal with these new perspectives of reading, since this is a reality brought by the student to the field of formal education. Therefore, we use the literature and took as a basis some theorists such as Santaella (2004; 2007; 2013), Hall (2006), Lévy (1994), Malini & Antoun (2013), among others, to bring to the discussion concepts of liquid identities, volatile representations, information and communication technologies and education.KEYWORDS: liquid readings; information and communication technology; cyberspace; ubiquity and education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16733
10.17851/1983-3652.9.2.161-173
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16733
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.9.2.161-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16733/13490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173
Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173
Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173
Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 161-173
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142252118016