Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Spindola, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.19-31
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641
Resumo: O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.
id UFMG-9_45abc16e6ce33023c97d9e3ad8e9d10f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16641
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
spelling Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJSEstágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.Universidade Federal de Minas Gerais2013-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664110.17851/1983-3652.6.2.19-31Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-311983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641/13399Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMousinho, Silvia Helena do AmaralSpindola, Marcia2020-07-18T18:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16641Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:36:39Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
title Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
spellingShingle Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.
Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.
title_short Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
title_full Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
title_fullStr Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
title_full_unstemmed Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
title_sort Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
author Mousinho, Silvia Helena do Amaral
author_facet Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Spindola, Marcia
Spindola, Marcia
author_role author
author2 Spindola, Marcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mousinho, Silvia Helena do Amaral
Spindola, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.
topic Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.
description O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641
10.17851/1983-3652.6.2.19-31
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.2.19-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641/13399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31
Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31
Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1822183026288754689
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17851/1983-3652.6.2.19-31