Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
DOI: | 10.17851/1983-3652.6.2.19-31 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641 |
Resumo: | O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais. |
id |
UFMG-9_45abc16e6ce33023c97d9e3ad8e9d10f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16641 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
spelling |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJSEstágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.Universidade Federal de Minas Gerais2013-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664110.17851/1983-3652.6.2.19-31Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-311983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641/13399Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMousinho, Silvia Helena do AmaralSpindola, Marcia2020-07-18T18:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16641Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:36:39Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
title |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
spellingShingle |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS Mousinho, Silvia Helena do Amaral Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores. Mousinho, Silvia Helena do Amaral Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores. |
title_short |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
title_full |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
title_fullStr |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
title_full_unstemmed |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
title_sort |
Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS |
author |
Mousinho, Silvia Helena do Amaral |
author_facet |
Mousinho, Silvia Helena do Amaral Mousinho, Silvia Helena do Amaral Spindola, Marcia Spindola, Marcia |
author_role |
author |
author2 |
Spindola, Marcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mousinho, Silvia Helena do Amaral Spindola, Marcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores. |
topic |
Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores. |
description |
O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641 10.17851/1983-3652.6.2.19-31 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.2.19-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641/13399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31 Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31 Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31 Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 19-31 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1822183026288754689 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.2.19-31 |