The four major challenges to the Open Science model: (dis)accreditation, informality, commodification and predation

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Autor(a) principal: Lima Quintanilha, Tiago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16850
Resumo: RESUMO:O modelo de Ciência Aberta, erguido da vontade de democratizar a produção e acesso ao conhecimento científico, surgiu no início do novo milênio como forma de combater o obsoletismo e fechamento da cultura acadêmica tradicional. Mais de uma década depois, cedendo não só às suas fraquezas idiossincráticas, como também à indústria parasitária e do lucro, o modelo de Ciência Aberta passou a enfrentar quatro grandes desafios que são simultaneamente um problema de (des)acreditação do conhecimento produzido, de informalidade das estruturas de avaliação e validação, de comodificação do conhecimento, e de predação do modelo de acesso aberto. Neste texto tentamos perceber aquilo que está na base desses desafios. PALAVRAS-CHAVE: ciência aberta; desafios; (des)acreditação; informalidade; comodificação; predação.   ABSTRACT: The Open Science model arose in the beginning of the new millennium from the will to democratize the production and access to scientific knowledge, as a means to fight the obsolete/closed character of traditional academic culture. After more than a decade, conceding not only to its own idiosyncratic weaknesses, but also to a profit-seeking industry, the open science model now simultaneously faces four major challenges: the (dis)accreditation of the scientific knowledge produced, the informality of its validation structures, the commodification of knowledge, and the predation of the open access model. In this essay, we try to understand the basis of these challenges. KEYWORDS: open science, challenges; (dis)accreditation, informality, commodification; predation.
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spelling The four major challenges to the Open Science model: (dis)accreditation, informality, commodification and predationOs quatro grandes desafios ao modelo de Ciência Aberta: (des)acreditação, informalidade, comodificação e predação ciência abertadesafios(des)acreditaçãoinformalidadecomodificaçãopredação.RESUMO:O modelo de Ciência Aberta, erguido da vontade de democratizar a produção e acesso ao conhecimento científico, surgiu no início do novo milênio como forma de combater o obsoletismo e fechamento da cultura acadêmica tradicional. Mais de uma década depois, cedendo não só às suas fraquezas idiossincráticas, como também à indústria parasitária e do lucro, o modelo de Ciência Aberta passou a enfrentar quatro grandes desafios que são simultaneamente um problema de (des)acreditação do conhecimento produzido, de informalidade das estruturas de avaliação e validação, de comodificação do conhecimento, e de predação do modelo de acesso aberto. Neste texto tentamos perceber aquilo que está na base desses desafios. PALAVRAS-CHAVE: ciência aberta; desafios; (des)acreditação; informalidade; comodificação; predação.   ABSTRACT: The Open Science model arose in the beginning of the new millennium from the will to democratize the production and access to scientific knowledge, as a means to fight the obsolete/closed character of traditional academic culture. After more than a decade, conceding not only to its own idiosyncratic weaknesses, but also to a profit-seeking industry, the open science model now simultaneously faces four major challenges: the (dis)accreditation of the scientific knowledge produced, the informality of its validation structures, the commodification of knowledge, and the predation of the open access model. In this essay, we try to understand the basis of these challenges. KEYWORDS: open science, challenges; (dis)accreditation, informality, commodification; predation.Universidade Federal de Minas Gerais2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1685010.17851/1983-3652.12.2.202-213Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 202-213Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 202-213Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 202-213Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 202-2131983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16850/13611Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Quintanilha, Tiago2020-07-24T12:51:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16850Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:51:53Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Os quatro grandes desafios ao modelo de Ciência Aberta: (des)acreditação, informalidade, comodificação e predação
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