“O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Paula Daniele
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16725
Resumo: RESUMO:Este texto, amparado pelos pressupostos da Análise do Discurso articulada por Michel Pêcheux, discute a noção de obra a partir dos efeitos de sentido produzidos no discurso oficial e no discurso de debate – materializados nas Leis de Direitos Autorais 5.988, de 14 de dezembro de 1973, e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e em textos criados durante o processo de reformulação da Lei de Direitos Autorais 9.610/1998, respectivamente. Ao mobilizarmos, principalmente, as noções de memória institucional, memória discursiva e formação discursiva na análise de sequências discursivas representativas dos discursos considerados, observamos um jogo que vai da estabilização ao deslizamento de sentidos para a noção de obra. Enquanto a manutenção é garantida pelo retorno de saberes de uma memória que estabiliza e oficializa, o deslizamento é possibilitado por saberes de uma memória que se altera, se movimenta e é afetada pelos tempos de internet. A noção de obra apresenta-se, portanto, como opaca, contraditória e política. Em suma, essa é uma noção construída histórica e discursivamente.PALAVRAS-CHAVE: direitos autorais; obra; sentidos; estabilidade; deslizamento. ABSTRACT: This paper, based on the Discourse Analysis perspective articulated by Pêcheux, discusses the concept of work by analyzing the sense effects produced within the official discourse and in the debate discourse – which are materialized in the Copyright Laws 5.988, of December 14, 1973, and 9.610, of February 19, 1998, and in the texts created during the reshaping process of the Copyright Law 9.610/1998, respectively. Mobilizing, mainly, the notions of institutional memory, discursive memory and discursive formation in the analysis of discursive sequences, which are representative of the discourses considered, we observe a movement that goes from the stabilization to the sliding of the senses for the notion of work. As the stability is guaranteed by the return of a memory that maintains and officializes it, the sliding is made possible by a memory that changes, moves and is affected by the Internet age. The notion of work presents itself, therefore, as opaque, contradictory and political. In short, this notion of work is constructed historically and discursively.KEYWORDS: copyright; work; senses; stability; sliding.
id UFMG-9_7120b0a9ebcd0a3a54f767f012401c7f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16725
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet agedireitos autoraisobrasentidosestabilidadedeslizamento.RESUMO:Este texto, amparado pelos pressupostos da Análise do Discurso articulada por Michel Pêcheux, discute a noção de obra a partir dos efeitos de sentido produzidos no discurso oficial e no discurso de debate – materializados nas Leis de Direitos Autorais 5.988, de 14 de dezembro de 1973, e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e em textos criados durante o processo de reformulação da Lei de Direitos Autorais 9.610/1998, respectivamente. Ao mobilizarmos, principalmente, as noções de memória institucional, memória discursiva e formação discursiva na análise de sequências discursivas representativas dos discursos considerados, observamos um jogo que vai da estabilização ao deslizamento de sentidos para a noção de obra. Enquanto a manutenção é garantida pelo retorno de saberes de uma memória que estabiliza e oficializa, o deslizamento é possibilitado por saberes de uma memória que se altera, se movimenta e é afetada pelos tempos de internet. A noção de obra apresenta-se, portanto, como opaca, contraditória e política. Em suma, essa é uma noção construída histórica e discursivamente.PALAVRAS-CHAVE: direitos autorais; obra; sentidos; estabilidade; deslizamento. ABSTRACT: This paper, based on the Discourse Analysis perspective articulated by Pêcheux, discusses the concept of work by analyzing the sense effects produced within the official discourse and in the debate discourse – which are materialized in the Copyright Laws 5.988, of December 14, 1973, and 9.610, of February 19, 1998, and in the texts created during the reshaping process of the Copyright Law 9.610/1998, respectively. Mobilizing, mainly, the notions of institutional memory, discursive memory and discursive formation in the analysis of discursive sequences, which are representative of the discourses considered, we observe a movement that goes from the stabilization to the sliding of the senses for the notion of work. As the stability is guaranteed by the return of a memory that maintains and officializes it, the sliding is made possible by a memory that changes, moves and is affected by the Internet age. The notion of work presents itself, therefore, as opaque, contradictory and political. In short, this notion of work is constructed historically and discursively.KEYWORDS: copyright; work; senses; stability; sliding.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1672510.17851/1983-3652.9.2.32-45Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-451983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16725/13482Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPavan, Paula Daniele2020-07-18T18:16:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16725Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:16:09Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
title “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
spellingShingle “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
Pavan, Paula Daniele
direitos autorais
obra
sentidos
estabilidade
deslizamento.
title_short “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
title_full “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
title_fullStr “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
title_full_unstemmed “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
title_sort “O que é uma obra?”: entre a estabilidade e o deslize em tempos de internet / “What is a work?”: between stability and sliding in the internet age
author Pavan, Paula Daniele
author_facet Pavan, Paula Daniele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavan, Paula Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv direitos autorais
obra
sentidos
estabilidade
deslizamento.
topic direitos autorais
obra
sentidos
estabilidade
deslizamento.
description RESUMO:Este texto, amparado pelos pressupostos da Análise do Discurso articulada por Michel Pêcheux, discute a noção de obra a partir dos efeitos de sentido produzidos no discurso oficial e no discurso de debate – materializados nas Leis de Direitos Autorais 5.988, de 14 de dezembro de 1973, e 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e em textos criados durante o processo de reformulação da Lei de Direitos Autorais 9.610/1998, respectivamente. Ao mobilizarmos, principalmente, as noções de memória institucional, memória discursiva e formação discursiva na análise de sequências discursivas representativas dos discursos considerados, observamos um jogo que vai da estabilização ao deslizamento de sentidos para a noção de obra. Enquanto a manutenção é garantida pelo retorno de saberes de uma memória que estabiliza e oficializa, o deslizamento é possibilitado por saberes de uma memória que se altera, se movimenta e é afetada pelos tempos de internet. A noção de obra apresenta-se, portanto, como opaca, contraditória e política. Em suma, essa é uma noção construída histórica e discursivamente.PALAVRAS-CHAVE: direitos autorais; obra; sentidos; estabilidade; deslizamento. ABSTRACT: This paper, based on the Discourse Analysis perspective articulated by Pêcheux, discusses the concept of work by analyzing the sense effects produced within the official discourse and in the debate discourse – which are materialized in the Copyright Laws 5.988, of December 14, 1973, and 9.610, of February 19, 1998, and in the texts created during the reshaping process of the Copyright Law 9.610/1998, respectively. Mobilizing, mainly, the notions of institutional memory, discursive memory and discursive formation in the analysis of discursive sequences, which are representative of the discourses considered, we observe a movement that goes from the stabilization to the sliding of the senses for the notion of work. As the stability is guaranteed by the return of a memory that maintains and officializes it, the sliding is made possible by a memory that changes, moves and is affected by the Internet age. The notion of work presents itself, therefore, as opaque, contradictory and political. In short, this notion of work is constructed historically and discursively.KEYWORDS: copyright; work; senses; stability; sliding.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16725
10.17851/1983-3652.9.2.32-45
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16725
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.9.2.32-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16725/13482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45
Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45
Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45
Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 32-45
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142230097920