Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
DOI: | 10.17851/1983-3652.5.2.55-60 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618 |
Resumo: | Neste artigo relata-se o resultado de uma pesquisa sobre sites de editoras de livros didáticos, nos quais se investigaram as ofertas de serviços pertinentes ao trabalho do professor da educação básica. Com o intuito de analisar os ambientes de venda e promoção do livro didático, foi realizado um levantamento de sites de editoras desse material. Dessa forma, procurou-se verificar, nos endereços pesquisados, o que é ofertado ao professor consumidor do livro didático com o objetivo de complementar o trabalho em sala de aula, como o espaço chamado área do professor, por exemplo, que normalmente oferece fichas pedagógicas, entrevistas sobre temas relacionados à educação, dentre outros suportes. Foram analisados 10 sites de editoras durante o mês de maio de 2009. Ao final, pudemos perceber que esses endereços eletrônicos não são apenas um portal de venda editorial, mas um espaço que complementa o trabalho do professor com o livro didático adotado. |
id |
UFMG-9_79ac409c83541b654444dfa2b78ac8db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16618 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
spelling |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professorPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras.Neste artigo relata-se o resultado de uma pesquisa sobre sites de editoras de livros didáticos, nos quais se investigaram as ofertas de serviços pertinentes ao trabalho do professor da educação básica. Com o intuito de analisar os ambientes de venda e promoção do livro didático, foi realizado um levantamento de sites de editoras desse material. Dessa forma, procurou-se verificar, nos endereços pesquisados, o que é ofertado ao professor consumidor do livro didático com o objetivo de complementar o trabalho em sala de aula, como o espaço chamado área do professor, por exemplo, que normalmente oferece fichas pedagógicas, entrevistas sobre temas relacionados à educação, dentre outros suportes. Foram analisados 10 sites de editoras durante o mês de maio de 2009. Ao final, pudemos perceber que esses endereços eletrônicos não são apenas um portal de venda editorial, mas um espaço que complementa o trabalho do professor com o livro didático adotado.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1661810.17851/1983-3652.5.2.55-60Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-601983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618/13378Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ferreira Márcia Luiza2020-07-18T18:41:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16618Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:41:55Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
title |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
spellingShingle |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor Ferreira, Ferreira Márcia Luiza Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras. Ferreira, Ferreira Márcia Luiza Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras. |
title_short |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
title_full |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
title_fullStr |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
title_full_unstemmed |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
title_sort |
Sites de editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor |
author |
Ferreira, Ferreira Márcia Luiza |
author_facet |
Ferreira, Ferreira Márcia Luiza Ferreira, Ferreira Márcia Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ferreira Márcia Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras. |
topic |
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino a distância. Livros didáticos. Editoras. |
description |
Neste artigo relata-se o resultado de uma pesquisa sobre sites de editoras de livros didáticos, nos quais se investigaram as ofertas de serviços pertinentes ao trabalho do professor da educação básica. Com o intuito de analisar os ambientes de venda e promoção do livro didático, foi realizado um levantamento de sites de editoras desse material. Dessa forma, procurou-se verificar, nos endereços pesquisados, o que é ofertado ao professor consumidor do livro didático com o objetivo de complementar o trabalho em sala de aula, como o espaço chamado área do professor, por exemplo, que normalmente oferece fichas pedagógicas, entrevistas sobre temas relacionados à educação, dentre outros suportes. Foram analisados 10 sites de editoras durante o mês de maio de 2009. Ao final, pudemos perceber que esses endereços eletrônicos não são apenas um portal de venda editorial, mas um espaço que complementa o trabalho do professor com o livro didático adotado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618 10.17851/1983-3652.5.2.55-60 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.5.2.55-60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16618/13378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60 Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60 Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60 Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-60 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1822183026270928896 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17851/1983-3652.5.2.55-60 |