A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645 |
Resumo: | O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais. |
id |
UFMG-9_893872248f69b4ebd91e559d1886c6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16645 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digitalLetramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais.Universidade Federal de Minas Gerais2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664510.17851/1983-3652.6.2.78-89Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-891983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645/13403Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHeemann, Christiane2020-07-18T18:26:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16645Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:26:15Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
title |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
spellingShingle |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital Heemann, Christiane Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais. |
title_short |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
title_full |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
title_fullStr |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
title_sort |
A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital |
author |
Heemann, Christiane |
author_facet |
Heemann, Christiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heemann, Christiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais. |
topic |
Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais. |
description |
O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645 10.17851/1983-3652.6.2.78-89 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.2.78-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645/13403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89 Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89 Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89 Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141669109760 |