A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heemann, Christiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645
Resumo: O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais.
id UFMG-9_893872248f69b4ebd91e559d1886c6e7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16645
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digitalLetramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais.Universidade Federal de Minas Gerais2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664510.17851/1983-3652.6.2.78-89Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-891983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645/13403Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHeemann, Christiane2020-07-18T18:26:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16645Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:26:15Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
title A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
spellingShingle A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
Heemann, Christiane
Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.
title_short A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
title_full A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
title_fullStr A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
title_full_unstemmed A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
title_sort A aprendizagem nas organizações: comunidades de prática e letramento digital
author Heemann, Christiane
author_facet Heemann, Christiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heemann, Christiane
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.
topic Letramento digital. Comunidades de prática. Educação corporativa. Aprendizagem no trabalho. Práticas sociais.
description O cenário mundial vem sofrendo inúmeras mudanças decorrentes do processo de globalização e surgimento sucessivo de novas tecnologias de informação e comunicação. Para as organizações, tal mudança contínua faz com que elas busquem a necessidade de investir no seu capital intelectual. Uma resposta a essas transformações é a Educação Corporativa por meio da Educação a Distância, em que as organizações encontraram espaço para atender a um grande número de pessoas. Esta expansão se justifica pelos custos elevados da educação presencial, limitações geográficas e de tempo. Nas empresas também ocorre aprendizagem, e o engajamento em atividades online e as diversas interações levam a diferentes tipos de aprendizagem que requerem a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos participantes. Tal aprendizagem está ligada ao letramento digital que demanda uma nova maneira de ser no mundo e de se relacionar. O domínio perfeito para se refletir sobre a aliança do conhecimento, aprendizagem e prática no local de trabalho é a ideia de comunidade de prática (LAVE e WENGER, 2006). Este trabalho almeja discutir a imbricação da aprendizagem no trabalho junto às comunidades de prática, buscando entender como os indivíduos constroem conhecimento por meio das práticas sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645
10.17851/1983-3652.6.2.78-89
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.2.78-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16645/13403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89
Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89
Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 78-89
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141669109760