A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mareco, Raquel Tiemi Masuda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alfena, Gelise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633
Resumo: O avanço da tecnologia tem provocado mudanças consideráveis na sociedade e no perfil de nossos alunos nesses últimos anos (acesso à informação, modos de interação e comunicação, entre outros). Consequentemente, essas mudanças fazem com que haja grande necessidade de também se buscar alternativas nas metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações e passe a atuar como protagonista dentro do processo educacional. Dessa forma, o computador pode instituir-secomo um recurso auxiliar do professor, pois ele possibilita ao aluno construir seu próprio conhecimento, de forma mais autônoma, para que atue no mundo e com o mundo. A partir dessas considerações, procuramos, neste trabalho, promover uma atividade diferenciada com alunos do 5º período do curso de Letras de uma instituição particular, utilizando a ferramenta “inserção de comentários”, disponível no editor de textos Word, com o objetivo de que esses graduandos pudessem refletir acerca dos aspectos de coesão e coerência necessários para que um texto apresente unidade, ou seja, textualidade. No final do processo, esses alunos redigiram um texto dissertativo-argumentativo expondo os principais requisitos necessários para que um texto possa ser considerado bem escrito, por assim dizer, de excelência. Com isso, constatamos que o processador de textos auxilia sobremaneira no processo de correção textual, porém, muitos discentes trazem arraigadas na sua prática a relação entre correção gramatical e correção textual como sinônimos.
id UFMG-9_8f0bf39974d827c519a4cfe11a6d5202
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16633
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesaTecnologia. Educação. Linguística Textual. Mudança. Word. O avanço da tecnologia tem provocado mudanças consideráveis na sociedade e no perfil de nossos alunos nesses últimos anos (acesso à informação, modos de interação e comunicação, entre outros). Consequentemente, essas mudanças fazem com que haja grande necessidade de também se buscar alternativas nas metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações e passe a atuar como protagonista dentro do processo educacional. Dessa forma, o computador pode instituir-secomo um recurso auxiliar do professor, pois ele possibilita ao aluno construir seu próprio conhecimento, de forma mais autônoma, para que atue no mundo e com o mundo. A partir dessas considerações, procuramos, neste trabalho, promover uma atividade diferenciada com alunos do 5º período do curso de Letras de uma instituição particular, utilizando a ferramenta “inserção de comentários”, disponível no editor de textos Word, com o objetivo de que esses graduandos pudessem refletir acerca dos aspectos de coesão e coerência necessários para que um texto apresente unidade, ou seja, textualidade. No final do processo, esses alunos redigiram um texto dissertativo-argumentativo expondo os principais requisitos necessários para que um texto possa ser considerado bem escrito, por assim dizer, de excelência. Com isso, constatamos que o processador de textos auxilia sobremaneira no processo de correção textual, porém, muitos discentes trazem arraigadas na sua prática a relação entre correção gramatical e correção textual como sinônimos.Universidade Federal de Minas Gerais2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1663310.17851/1983-3652.6.1.108-120Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-1201983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633/13392Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMareco, Raquel Tiemi MasudaAlfena, Gelise2020-07-18T18:37:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16633Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:37:19Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
title A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
spellingShingle A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
Mareco, Raquel Tiemi Masuda
Tecnologia. Educação. Linguística Textual. Mudança. Word.
title_short A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
title_full A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
title_fullStr A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
title_full_unstemmed A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
title_sort A ferramenta “inserção de comentários” a serviço do professor de língua portuguesa
author Mareco, Raquel Tiemi Masuda
author_facet Mareco, Raquel Tiemi Masuda
Alfena, Gelise
author_role author
author2 Alfena, Gelise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mareco, Raquel Tiemi Masuda
Alfena, Gelise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Educação. Linguística Textual. Mudança. Word.
topic Tecnologia. Educação. Linguística Textual. Mudança. Word.
description O avanço da tecnologia tem provocado mudanças consideráveis na sociedade e no perfil de nossos alunos nesses últimos anos (acesso à informação, modos de interação e comunicação, entre outros). Consequentemente, essas mudanças fazem com que haja grande necessidade de também se buscar alternativas nas metodologias utilizadas em sala de aula, a fim de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações e passe a atuar como protagonista dentro do processo educacional. Dessa forma, o computador pode instituir-secomo um recurso auxiliar do professor, pois ele possibilita ao aluno construir seu próprio conhecimento, de forma mais autônoma, para que atue no mundo e com o mundo. A partir dessas considerações, procuramos, neste trabalho, promover uma atividade diferenciada com alunos do 5º período do curso de Letras de uma instituição particular, utilizando a ferramenta “inserção de comentários”, disponível no editor de textos Word, com o objetivo de que esses graduandos pudessem refletir acerca dos aspectos de coesão e coerência necessários para que um texto apresente unidade, ou seja, textualidade. No final do processo, esses alunos redigiram um texto dissertativo-argumentativo expondo os principais requisitos necessários para que um texto possa ser considerado bem escrito, por assim dizer, de excelência. Com isso, constatamos que o processador de textos auxilia sobremaneira no processo de correção textual, porém, muitos discentes trazem arraigadas na sua prática a relação entre correção gramatical e correção textual como sinônimos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633
10.17851/1983-3652.6.1.108-120
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.1.108-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16633/13392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120
Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120
Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 108-120
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141652332544