O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education. |
id |
UFMG-9_8ffe64889e7bed54fa24540aea8ded15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16675 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao FacebookEnsino de Língua EspanholaTICWeb 2.0FacebookEaD.RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.Universidade Federal de Minas Gerais2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1667510.17851/1983-3652.7.2.76-85Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-851983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675/13432Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira da Silva, Elaine2020-07-18T18:24:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16675Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:24:41Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
title |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
spellingShingle |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook Teixeira da Silva, Elaine Ensino de Língua Espanhola TIC Web 2.0 EaD. |
title_short |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
title_full |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
title_fullStr |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
title_full_unstemmed |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
title_sort |
O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook |
author |
Teixeira da Silva, Elaine |
author_facet |
Teixeira da Silva, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira da Silva, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Espanhola TIC Web 2.0 EaD. |
topic |
Ensino de Língua Espanhola TIC Web 2.0 EaD. |
description |
RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675 10.17851/1983-3652.7.2.76-85 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.7.2.76-85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675/13432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85 Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85 Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85 Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141714198528 |