O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira da Silva, Elaine
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675
Resumo: RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.
id UFMG-9_8ffe64889e7bed54fa24540aea8ded15
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16675
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao FacebookEnsino de Língua EspanholaTICWeb 2.0FacebookEaD.RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.Universidade Federal de Minas Gerais2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1667510.17851/1983-3652.7.2.76-85Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-851983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675/13432Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira da Silva, Elaine2020-07-18T18:24:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16675Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:24:41Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
title O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
spellingShingle O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
Teixeira da Silva, Elaine
Ensino de Língua Espanhola
TIC
Web 2.0
Facebook
EaD.
title_short O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
title_full O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
title_fullStr O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
title_full_unstemmed O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
title_sort O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
author Teixeira da Silva, Elaine
author_facet Teixeira da Silva, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira da Silva, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Espanhola
TIC
Web 2.0
Facebook
EaD.
topic Ensino de Língua Espanhola
TIC
Web 2.0
Facebook
EaD.
description RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD. ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675
10.17851/1983-3652.7.2.76-85
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.7.2.76-85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675/13432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 7 No. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85
Texto Livre; Vol. 7 Núm. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85
Texto Livre; Vol. 7 No 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85
Texto Livre; v. 7 n. 2 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 76-85
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141714198528