ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes de Oliveira, Juliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846
Resumo: RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante. PALAVRAS-CHAVE: TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.   ABSTRACT: This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, we seek to reflect upon teacher’s training, mainly concerning children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. From the analysis of the reports, it became clear that learning how to apply and use ICT in the classroom is important. KEYWORDS: ICT; children’s literature; pedagogical practice; narratology.
id UFMG-9_9f18e3bbf528b62e4ad401d7d6f4ca15
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16846
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital ageTIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digitalTICliteratura lnfantilprática pedagógicanarratologia.RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante. PALAVRAS-CHAVE: TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.   ABSTRACT: This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, we seek to reflect upon teacher’s training, mainly concerning children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. From the analysis of the reports, it became clear that learning how to apply and use ICT in the classroom is important. KEYWORDS: ICT; children’s literature; pedagogical practice; narratology.Universidade Federal de Minas Gerais2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1684610.17851/1983-3652.12.2.116-134Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-1341983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846/13607Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrestes de Oliveira, Juliana2020-08-31T22:23:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16846Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-08-31T22:23:33Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital
title ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
spellingShingle ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
Prestes de Oliveira, Juliana
TIC
literatura lnfantil
prática pedagógica
narratologia.
title_short ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
title_full ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
title_fullStr ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
title_full_unstemmed ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
title_sort ICT and children’s literature: challenges of pedagogical practice in the digital age
author Prestes de Oliveira, Juliana
author_facet Prestes de Oliveira, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes de Oliveira, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
literatura lnfantil
prática pedagógica
narratologia.
topic TIC
literatura lnfantil
prática pedagógica
narratologia.
description RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante. PALAVRAS-CHAVE: TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.   ABSTRACT: This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, we seek to reflect upon teacher’s training, mainly concerning children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. From the analysis of the reports, it became clear that learning how to apply and use ICT in the classroom is important. KEYWORDS: ICT; children’s literature; pedagogical practice; narratology.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846
10.17851/1983-3652.12.2.116-134
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.2.116-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846/13607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134
Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134
Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 116-134
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142846660608