Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621 |
Resumo: | Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos. |
id |
UFMG-9_a4592c39528a6b0e88300f6d2d9b17e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16621 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicasNativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal.Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos.Universidade Federal de Minas Gerais2012-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1662110.17851/1983-3652.5.2.88-95Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-951983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621/13381Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Patrícia Margarida Farias2020-07-18T18:39:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16621Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:39:39Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
title |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
spellingShingle |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas Coelho, Patrícia Margarida Farias Nativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal. |
title_short |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
title_full |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
title_fullStr |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
title_sort |
Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas |
author |
Coelho, Patrícia Margarida Farias |
author_facet |
Coelho, Patrícia Margarida Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Patrícia Margarida Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal. |
topic |
Nativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal. |
description |
Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621 10.17851/1983-3652.5.2.88-95 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.5.2.88-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621/13381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95 Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95 Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95 Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 88-95 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141636603904 |