Digital marketing and SEO in scientific communication: case report in Communication area

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandiá Rubal, Sara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: López Ornelas, Maricela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/26251
Resumo: Internet is a big self-service library, open 24×7, where you have to know how to describe yourself to be retrieval in this OPAC. There is a symbiosis between scientific production, academic profile or personal branding, and visible science. Based on the results of a previous investigation of 2257 Spanish researchers in the area of Communication, where the need to be present on the Internet is confirmed, a second investigation is designed. In this second work to study the positive influence of designing and applying digital marketing strategies to a junior researcher. Triangulation of results: for the quantitative analysis the flows of visits registered in ORCID, Google Scholar, Publons, ReaserchGate, Academia.edu, Exit Directory and Mendeley; for qualitative analysis, is planned an interview with the subject of the study. The research hypothesis is verified and interesting results are obtained with SEO program, SemRush.
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spelling Digital marketing and SEO in scientific communication: case report in Communication areaMarketing digital y posicionamiento web en comunicación científica: a propósito de un caso en el área de ComunicaciónMarketing digital e posicionamento web na comunicação científica: estudo de um caso na disciplina da ComunicaçãoCiência abertaComunicaçãoIdentidade digitalMarketingSEOICTCiencia abiertaComunicaciónIdentidad digitalMarketingSEOTICOpen scienceCommunicationDigital identityMarketingSEOICTInternet is a big self-service library, open 24×7, where you have to know how to describe yourself to be retrieval in this OPAC. There is a symbiosis between scientific production, academic profile or personal branding, and visible science. Based on the results of a previous investigation of 2257 Spanish researchers in the area of Communication, where the need to be present on the Internet is confirmed, a second investigation is designed. In this second work to study the positive influence of designing and applying digital marketing strategies to a junior researcher. Triangulation of results: for the quantitative analysis the flows of visits registered in ORCID, Google Scholar, Publons, ReaserchGate, Academia.edu, Exit Directory and Mendeley; for qualitative analysis, is planned an interview with the subject of the study. The research hypothesis is verified and interesting results are obtained with SEO program, SemRush.La Red opera hoy como una gran biblioteca global self-service, abierta 24x7, en la que hay que saber describirse para optar a ser recuperado. Se produce una simbiosis entre producción científica, perfil académico ―identidad digital, personal branding― y ciencia visible. A partir de una muestra realizada a 2257 investigadores españoles del área de Comunicación, referente a su producción científica, visibilidad e impactos alcanzados, según su ausencia o presencia activa en perfiles de Internet; y habiendo concluido como relevante el uso de redes académicas para capturar la atención del área; se plantea ahora la siguiente fase de investigación, estudiar la influencia positiva de diseñar y aplicar estrategias propias del marketing digital y el posicionamiento web al perfil de un investigador junior, desde su etapa predoctoral a la actualidad ―postdoctorado, con algunas publicaciones arbitradas―. Desde la triangulación, se toman para el análisis cuantitativo, los flujos de visitas registrados en ORCID, Google Scholar, Publons, ReaserchGate, Academia.edu, Directorio Exit y Mendeley; para el análisis cualitativo, una entrevista personal al sujeto de estudio. No sólo se verifica la hipótesis de investigación ‘una presencia activa y bien planificada en Internet mejora la visibilidad del investigador, también en el mundo analógico’ sino que se extraen interesantes totales del análisis web realizado a través de la herramienta SEO, SemRush.A Rede opera hoje como uma grande biblioteca global self-service, aberta 24x7, na qual se deve saber como se descrever para ser recuperado. Existe uma simbiose entre produção científica, perfil acadêmico ―identidade digital, personal branding― e ciência visível. Com base numa mostra de 2257 investigadores espanhóis da área da Comunicação, quanto à produção científica, visibilidade e impactos alcançados, em função da ausência ou presença ativa em perfis na Internet ―e depois de ter concluído como relevante o uso de redes acadêmicas para captar a atenção da área― agora se considera a próxima fase da investigação: estudar a influência positiva da concepção e aplicação de estratégias de marketing digital e posicionamento web ao perfil de um investigador júnior, desde o seu pré-doutoramento até agora, pós-doutorado com algumas publicações referenciadas. A partir da triangulação ―na análise quantitativa, recontando os fluxos de visitas cadastrados no ORCID, Google Scholar, Publons, ReaserchGate, Academia.edu, Exit Directory e Mendeley; na análise qualitativa, por meio de uma entrevista pessoal com o sujeito do estudo―, não apenas a hipótese é verificada ‘uma presença ativa e bem planejada na Internet melhora a visibilidade do pesquisador também no mundo analógico’, há mais resultados interessantes depois da análise web com a ferramenta SEO, SemRush.Universidade Federal de Minas Gerais2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2625110.35699/1983-3652.2021.26251Texto Livre; Vol. 14 No. 1 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; e26251Texto Livre; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; e26251Texto Livre; Vol. 14 No 1 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; e26251Texto Livre; v. 14 n. 1 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; e262511983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGspahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/26251/26185Copyright (c) 2020 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMandiá Rubal, SaraLópez Ornelas, Maricela 2022-04-12T22:44:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/26251Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2022-04-12T22:44:57Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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