A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alda, Lucía Silveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659
Resumo: As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.
id UFMG-9_d4a4b9b4e20da4ba725335ea0a0a3824
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16659
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celularAprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.Universidade Federal de Minas Gerais2014-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1665910.17851/1983-3652.7.1.98-106Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-1061983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659/13417Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlda, Lucía Silveira2020-07-18T18:24:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16659Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:24:55Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
title A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
spellingShingle A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
Alda, Lucía Silveira
Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.
title_short A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
title_full A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
title_fullStr A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
title_full_unstemmed A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
title_sort A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular
author Alda, Lucía Silveira
author_facet Alda, Lucía Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alda, Lucía Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.
topic Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.
description As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659
10.17851/1983-3652.7.1.98-106
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.7.1.98-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659/13417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106
Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106
Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106
Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-106
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141692178432