A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celma Elena Aguiar Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a contação de histórias na educação infantil. A escolha por essa temática surgiu a partir do meu envolvimento com o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral, analisar a perspectiva das crianças sobre a prática de contação de histórias na educação infantil. O plano de Ação foi desenvolvido com uma turma do turno da manhã da UMEI Venda Nova e envolveu crianças com faixa de idade de 4 a 5 anos. Ao todo foram 20 crianças sendo 12 meninos e 8 meninas e duas professoras envolvidas na intervenção. Por se tratar de uma pesquisa que envolve crianças, tornou-se importante escolher os instrumentos de pesquisa para coleta de dados que possibilitasse perceber a perspectiva das mesmas sobre a contação de histórias. Serviram-me de instrumentos para a produção de dados: a observação e os registros audiovisuais das histórias contadas; entrevistas e conversas com as crianças e discussões com as professoras. A proposta de estudo permitiu perceber que as crianças demonstram entrar em contato com as histórias contadas na instituição a partir do conhecimento que elas possuem sobre as histórias, se gostam prestam atenção no conto; Cantam, bate palmas, imitam sons dos animais, ficam atentas às falas e as imagens, responde a pergunta feita ao personagem, pedem para repetir e dão sugestão para o final da história. Quando não são interessantes elas se mostram inquietas, desatentas e não assimilam as ideias do texto. As crianças demonstraram ao longo do projeto de intervenção, ter se apropriado desse momento, participando sempre que eram solicitados. Foi possível perceber que as professoras reconhecem a necessidade de se contar histórias para as crianças. E o beneficio que as histórias trazem para os ouvintes como o incentivo a leitura, para alimentar e desenvolver a imaginação, para trabalhar emoções e conflitos. Esse momento possibilitou refletir sobre a prática de contação de histórias na educação, infantil mostrando ser um recurso que permite a criança enriquecerem suas experiências de maneira prazerosa.
id UFMG_000b341265728ace6b06df6fef924fc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTEA7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandro Vinicius Sales dos SantosClenice GriffoCelma Elena Aguiar Alves2019-08-11T16:52:44Z2019-08-11T16:52:44Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7Esta pesquisa tem como tema a contação de histórias na educação infantil. A escolha por essa temática surgiu a partir do meu envolvimento com o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral, analisar a perspectiva das crianças sobre a prática de contação de histórias na educação infantil. O plano de Ação foi desenvolvido com uma turma do turno da manhã da UMEI Venda Nova e envolveu crianças com faixa de idade de 4 a 5 anos. Ao todo foram 20 crianças sendo 12 meninos e 8 meninas e duas professoras envolvidas na intervenção. Por se tratar de uma pesquisa que envolve crianças, tornou-se importante escolher os instrumentos de pesquisa para coleta de dados que possibilitasse perceber a perspectiva das mesmas sobre a contação de histórias. Serviram-me de instrumentos para a produção de dados: a observação e os registros audiovisuais das histórias contadas; entrevistas e conversas com as crianças e discussões com as professoras. A proposta de estudo permitiu perceber que as crianças demonstram entrar em contato com as histórias contadas na instituição a partir do conhecimento que elas possuem sobre as histórias, se gostam prestam atenção no conto; Cantam, bate palmas, imitam sons dos animais, ficam atentas às falas e as imagens, responde a pergunta feita ao personagem, pedem para repetir e dão sugestão para o final da história. Quando não são interessantes elas se mostram inquietas, desatentas e não assimilam as ideias do texto. As crianças demonstraram ao longo do projeto de intervenção, ter se apropriado desse momento, participando sempre que eram solicitados. Foi possível perceber que as professoras reconhecem a necessidade de se contar histórias para as crianças. E o beneficio que as histórias trazem para os ouvintes como o incentivo a leitura, para alimentar e desenvolver a imaginação, para trabalhar emoções e conflitos. Esse momento possibilitou refletir sobre a prática de contação de histórias na educação, infantil mostrando ser um recurso que permite a criança enriquecerem suas experiências de maneira prazerosa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarArte de contar históriasProfessor contadorContação de históriasCriançaA contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_formatada__celma___2.pdfapplication/pdf165386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTEA7/1/monografia_formatada__celma___2.pdf695952a2638da14600939b8bfdb33cf6MD51TEXTmonografia_formatada__celma___2.pdf.txtmonografia_formatada__celma___2.pdf.txtExtracted texttext/plain69328https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTEA7/2/monografia_formatada__celma___2.pdf.txt9ffd31b304ab311f05daa6fe5d178718MD521843/BUBD-9FTEA72019-11-14 04:54:57.777oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTEA7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:54:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
title A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
spellingShingle A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
Celma Elena Aguiar Alves
Professor contador
Contação de histórias
Criança
Educação pre-escolar
Arte de contar histórias
title_short A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
title_full A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
title_fullStr A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
title_full_unstemmed A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
title_sort A contação de histórias sobre o olhar das crianças de quatro e cinco anos
author Celma Elena Aguiar Alves
author_facet Celma Elena Aguiar Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandro Vinicius Sales dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clenice Griffo
dc.contributor.author.fl_str_mv Celma Elena Aguiar Alves
contributor_str_mv Sandro Vinicius Sales dos Santos
Clenice Griffo
dc.subject.por.fl_str_mv Professor contador
Contação de histórias
Criança
topic Professor contador
Contação de histórias
Criança
Educação pre-escolar
Arte de contar histórias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação pre-escolar
Arte de contar histórias
description Esta pesquisa tem como tema a contação de histórias na educação infantil. A escolha por essa temática surgiu a partir do meu envolvimento com o objeto de pesquisa. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral, analisar a perspectiva das crianças sobre a prática de contação de histórias na educação infantil. O plano de Ação foi desenvolvido com uma turma do turno da manhã da UMEI Venda Nova e envolveu crianças com faixa de idade de 4 a 5 anos. Ao todo foram 20 crianças sendo 12 meninos e 8 meninas e duas professoras envolvidas na intervenção. Por se tratar de uma pesquisa que envolve crianças, tornou-se importante escolher os instrumentos de pesquisa para coleta de dados que possibilitasse perceber a perspectiva das mesmas sobre a contação de histórias. Serviram-me de instrumentos para a produção de dados: a observação e os registros audiovisuais das histórias contadas; entrevistas e conversas com as crianças e discussões com as professoras. A proposta de estudo permitiu perceber que as crianças demonstram entrar em contato com as histórias contadas na instituição a partir do conhecimento que elas possuem sobre as histórias, se gostam prestam atenção no conto; Cantam, bate palmas, imitam sons dos animais, ficam atentas às falas e as imagens, responde a pergunta feita ao personagem, pedem para repetir e dão sugestão para o final da história. Quando não são interessantes elas se mostram inquietas, desatentas e não assimilam as ideias do texto. As crianças demonstraram ao longo do projeto de intervenção, ter se apropriado desse momento, participando sempre que eram solicitados. Foi possível perceber que as professoras reconhecem a necessidade de se contar histórias para as crianças. E o beneficio que as histórias trazem para os ouvintes como o incentivo a leitura, para alimentar e desenvolver a imaginação, para trabalhar emoções e conflitos. Esse momento possibilitou refletir sobre a prática de contação de histórias na educação, infantil mostrando ser um recurso que permite a criança enriquecerem suas experiências de maneira prazerosa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:52:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTEA7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTEA7/1/monografia_formatada__celma___2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTEA7/2/monografia_formatada__celma___2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 695952a2638da14600939b8bfdb33cf6
9ffd31b304ab311f05daa6fe5d178718
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589229595328512