A história na memória: uma contribuição para o ensino da história de cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lana Mara de Castro Siman
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87HHJV
Resumo: Este é um trabalho de reconstituição da história de uma cidade : Governador Valadares; antes Figueira do Rio Doce. Duas motivações principais me impulsionaram para a realização deste trabalho: a recuperação da "arte de contar histórias", pois ele foi construído fundamentalmente através de memórias de seus velhos moradores; e a convicção de que essa arte detém um grande potencial pedagógico para o ensino de história . Daí, cidade, memória e história. Este trabalho encontra-se organizado em três partes, correspondentes a três grandes momentos da história da cidade: a colonização da região, sua constituição e a sua consolidação. Essas três partes estão subdivididas, internamente, em vários pequenos capítulos, cuja sequencia nem sempre obedeceu a uma ordem cronológica, mas, sim à simultaneidade dos acontecimentos no tempo. Na primeira parte, a colonização da região, reconstituo como se deu a origem mais remota da cidade. A intenção principal é a de registrar o que tem sido silenciado, esquecido, não transferido oralmente de gerações para gerações: a história do extermínio dos primeiros habitantes da região, os índios botocudos, durante o Século XIX. Na segunda parte, a constituição da cidade, evidencio as principais referências em torno das quais Figueira do Rio Doce se desenvolveu: o porto, a estação, o mercado. Ressalto, ainda, as relações sociais que se mostraram dominantes no processo de ocupação da região, bem como a articulação entre essas relações e o desenvolvimento do distrito de Figueira do Rio Doce. Na terceira parte, a consolidação do urbano, acompanho o movimento em que a cidade vais-e "deslocando" do campo, passando a dominá-lo. Persido, também, os momentos de maior tensão entre trabalhadores e patrões, entre os "dominantes" e os "dominados", bem como a reordenação física e a ação moralizadora sobre o espaço e a vida dos moradores. Na conclusão, enfim, aponto algumas possibilidades de explorar, como objetivos pedagógicos, a memória que guardam da história da cidade alguns dos atores que contribuíram essa história, muitos dos quais ignorados pela historiografi oficial e oelos manuais didáticos, e que poderiam ser revistos a partir dessa versão oferecida pelos relatos orais.
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Essas três partes estão subdivididas, internamente, em vários pequenos capítulos, cuja sequencia nem sempre obedeceu a uma ordem cronológica, mas, sim à simultaneidade dos acontecimentos no tempo. Na primeira parte, a colonização da região, reconstituo como se deu a origem mais remota da cidade. A intenção principal é a de registrar o que tem sido silenciado, esquecido, não transferido oralmente de gerações para gerações: a história do extermínio dos primeiros habitantes da região, os índios botocudos, durante o Século XIX. Na segunda parte, a constituição da cidade, evidencio as principais referências em torno das quais Figueira do Rio Doce se desenvolveu: o porto, a estação, o mercado. Ressalto, ainda, as relações sociais que se mostraram dominantes no processo de ocupação da região, bem como a articulação entre essas relações e o desenvolvimento do distrito de Figueira do Rio Doce. Na terceira parte, a consolidação do urbano, acompanho o movimento em que a cidade vais-e "deslocando" do campo, passando a dominá-lo. Persido, também, os momentos de maior tensão entre trabalhadores e patrões, entre os "dominantes" e os "dominados", bem como a reordenação física e a ação moralizadora sobre o espaço e a vida dos moradores. Na conclusão, enfim, aponto algumas possibilidades de explorar, como objetivos pedagógicos, a memória que guardam da história da cidade alguns dos atores que contribuíram essa história, muitos dos quais ignorados pela historiografi oficial e oelos manuais didáticos, e que poderiam ser revistos a partir dessa versão oferecida pelos relatos orais.C' est um travail de reconstruction de l'histoire d' une ville:Governador Valadares; auparavant Figueira do Rio Doc. Deuax motifs principaux m'ont poussé à la réalisation de ce travail: la récuperération de "l'art de raconter des histoires", puis qu'il a ét´fondamentalement construit par ses vieux habitants, ainsi que la conviction que cet art detient un grand potentiel pédagogique pour l' ensignement de l' histoire. Lors, ville, mémoire et histoire. Ce travail a été organisé en trois parties, correspondant à trois grnds moments de l´histoire de la ville:la colonisation de la région , sa constituition et sa consolidation.Cestrois parties ont été subdivisées, internement, en plusieurs petits chapitres, dont la séquence n' a pas toujours obéit un ordre chronologique, mais la simultanéité des faits dans le temps. Dans la premiére partie , la colonisation de la régionje fais la reconstituition de comment s´est procédée l' origine la plus lointaine de la ville. La principale intention c' est de rcheter ce que a été silencié, oublié, pas trnsféré orlement d' une géneration à l' autre:l'histoire de l' extermination des premiers habitnts de la région, les indiens botocudos, pendant le siécle XiX. Dans la deuxiéme partie, la constituition de la ville, je mets en èvidence les premières références sur lesquelles Figueira do rio Doce s' est dévelopée:le port, la gare, le mrché.Je soulingne, encore, les relations sociales dominantes dans le processus d' ocupation de la région, ainsi que l' articulation parmi ces relations et le développement du district de Figueira do Rio Doce. dans la troisiéme partir, la consolidation de l'urbain, j' accompagne, tout en la dominant. Je poursuis, aussi, les mouvements d plus grande tension entre les ouvriers et les patron, entre le "dominants" et les "dominés", ainsi que la reordenation physique et l 'action moralisatrice sur l' espace et la vie des habitants. Dans la conclusion, enfin, j'indique qulques possibilités d' explorer, avec des objectifs pédagogiques, la mémoire qu'ont e l' histoire de la ville quelques acteurs qui ont construit cette histoire, beaucoup parmi eux ignorés par l' histoie grphie officielle et par les manuels didactiques et qui pourraient être revus à partir de cette version offerte par les narrations orales.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGovernador Valadares (MG) História Estudo e ensinoEducaçãoHistoria oralCidades e vilasreconstituição da história de uma cidadeGovernador valadaresA história na memória: uma contribuição para o ensino da história de cidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000104.pdfapplication/pdf18810715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87HHJV/1/1000000104.pdf1de450d5fa61215e800c0a382b2ec2e1MD51TEXT1000000104.pdf.txt1000000104.pdf.txtExtracted texttext/plain217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87HHJV/2/1000000104.pdf.txt1b079d2a3ee042bf6f82a3936d696866MD521843/FAEC-87HHJV2019-11-14 03:44:19.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87HHJVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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