O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudia Maria Alves Vilhena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Celia da Consolação Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/59757
https://orcid.org/0000-0001-8682-4403
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
Resumo: This paper addresses theoretical issues surrounding the thematic information literacy aimed at museum professionals. The museum, it social function, museum professionals and information literacy are discussed. Its objective is to propose an information literacy model for museum professionals, based on the standards, performance indicators and desirable results proposed by Belluzzo (2007). The methodological procedures were built through a literature review, of a qualitative nature. The applicability was based on a closed questionnaire, in order to identify and recognize the information literacy of museum professionals. The research findings indicated that, for the application of information literacy models, they must be preceded by a survey (diagnosis) of the situation of each institution regarding the use of information, as well as the informational resources available. The conclusion highlighted that there is no single, closed and inflexible information literacy model to be developed in museums and in the workforce. On the contrary, the model must always meet the specific informational needs of each museum and its professionals.
id UFMG_00756665d0b0cf87536e35fd8d743128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59757
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museusThe use of the basic standards and/or performance indicators of information competence proposed by Belluzzo (2007) in the daily work practice of information professionals in museumsMuseuProfissional da informação em museuCompetência em informaçãoPadrões e/ou indicadores da competência em informaçãoMuseusCientistas da informaçãoCompetência em informaçãoThis paper addresses theoretical issues surrounding the thematic information literacy aimed at museum professionals. The museum, it social function, museum professionals and information literacy are discussed. Its objective is to propose an information literacy model for museum professionals, based on the standards, performance indicators and desirable results proposed by Belluzzo (2007). The methodological procedures were built through a literature review, of a qualitative nature. The applicability was based on a closed questionnaire, in order to identify and recognize the information literacy of museum professionals. The research findings indicated that, for the application of information literacy models, they must be preceded by a survey (diagnosis) of the situation of each institution regarding the use of information, as well as the informational resources available. The conclusion highlighted that there is no single, closed and inflexible information literacy model to be developed in museums and in the workforce. On the contrary, the model must always meet the specific informational needs of each museum and its professionals.Este artigo aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada para os profissionais de museus. São discutidos o museu, sua função social, profissionais de museus e a competência em informação. Tem por objetivo propor um modelo de competência em informação para os profissionais de museus, com base nos padrões indicadores de desempenho e resultados desejáveis propostos por Belluzzo (2007). Os procedimentos metodológicos foram construídos por meio de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A aplicabilidade se deu por um questionário fechado para identificar e reconhecer a competência em informação dos profissionais de museus. Os achados da pesquisa indicaram que, para a aplicação de modelos de competência em informação, eles devem ser precedidos de um levantamento (diagnóstico) da situação de cada instituição frente ao uso da informação, bem como dos recursos informacionais disponíveis. A conclusão destacou que não existe um modelo único de competência em informação, fechado e inflexível a ser desenvolvido nos museus e na equipe de trabalhadores. Ao contrário, um modelo deve sempre atender às necessidades informacionais específicas de cada museu e de seus profissionais.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2023-10-19T19:51:54Z2023-10-19T19:51:54Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1981-5344http://hdl.handle.net/1843/59757https://orcid.org/0000-0001-8682-4403https://orcid.org/0000-0003-0891-6454porPerspectivas em Ciência da InformaçãoCláudia Maria Alves VilhenaCelia da Consolação Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-19T19:51:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/59757Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-19T19:51:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
The use of the basic standards and/or performance indicators of information competence proposed by Belluzzo (2007) in the daily work practice of information professionals in museums
title O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
spellingShingle O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
Cláudia Maria Alves Vilhena
Museu
Profissional da informação em museu
Competência em informação
Padrões e/ou indicadores da competência em informação
Museus
Cientistas da informação
Competência em informação
title_short O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
title_full O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
title_fullStr O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
title_full_unstemmed O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
title_sort O uso dos padrões básicos e/ou indicadores de desempenho da competência em informação propostos por Belluzzo (2007) na prática diária de trabalho dos profissionais da informação em museus
author Cláudia Maria Alves Vilhena
author_facet Cláudia Maria Alves Vilhena
Celia da Consolação Dias
author_role author
author2 Celia da Consolação Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudia Maria Alves Vilhena
Celia da Consolação Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Profissional da informação em museu
Competência em informação
Padrões e/ou indicadores da competência em informação
Museus
Cientistas da informação
Competência em informação
topic Museu
Profissional da informação em museu
Competência em informação
Padrões e/ou indicadores da competência em informação
Museus
Cientistas da informação
Competência em informação
description This paper addresses theoretical issues surrounding the thematic information literacy aimed at museum professionals. The museum, it social function, museum professionals and information literacy are discussed. Its objective is to propose an information literacy model for museum professionals, based on the standards, performance indicators and desirable results proposed by Belluzzo (2007). The methodological procedures were built through a literature review, of a qualitative nature. The applicability was based on a closed questionnaire, in order to identify and recognize the information literacy of museum professionals. The research findings indicated that, for the application of information literacy models, they must be preceded by a survey (diagnosis) of the situation of each institution regarding the use of information, as well as the informational resources available. The conclusion highlighted that there is no single, closed and inflexible information literacy model to be developed in museums and in the workforce. On the contrary, the model must always meet the specific informational needs of each museum and its professionals.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-19T19:51:54Z
2023-10-19T19:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1981-5344
http://hdl.handle.net/1843/59757
https://orcid.org/0000-0001-8682-4403
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
identifier_str_mv 1981-5344
url http://hdl.handle.net/1843/59757
https://orcid.org/0000-0001-8682-4403
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829900767625216