A pregação e a comunidade : reflexões morais e sobre a origem da sociedade humana nos sermões de Giordano de Pisa, O.P. (1302-1309)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aléssio Alonso Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34339
https://orcid.org/0000-0001-9634-792X
Resumo: Este trabalho versa sobre os temas da moral e da origem da sociedade humana conforme encontrados nas reportationes (i.e. transcrições) da pregação de Giordano de Pisa, em Florença e em sua cidade natal, na primeira década do século XIV. O estudo aborda duas temáticas recorrentes entre os homens de saber dos séculos XIII e XIV; todavia, a segunda delas, sobre a sociedade humana, ainda foi pouco investigada pela historiografia por meio do uso de fontes sermonárias. A abordagem de ambas as temáticas é importantes não somente para a compreensão do desenvolvimento desse debate no recorte espaço-temporal abordado, mas precisamente por mostrar como um pregador dominicano de intensa atuação em duas das mais importantes comunas da Península Itálica do início do século XIV desenvolveu e expôs esses temas a um público leigo no ato da pregação, e como ele tentou moldar os costumes e direcionar as ações de seu público a partir dessas considerações. Para tanto, compõem o corpus documental desse trabalho algumas dentre as 731 reportationes da pregação de Giordano realizadas tanto em Florença quanto em Pisa. Os objetivos desse trabalho são atingidos, primeiramente, por meio da análise e comparação de sermões de mesmo thema. Ao fazer isso, salientam-se os argumentos empregados por Giordano referentes às temáticas do estudo e busca-se examiná-los em referência às autoridades empregadas pelo frade e o modo como ele se apropriou dessas ideias para propor reflexões morais e certas considerações sobre a origem e configuração da sociedade humana, bem como para modelar os costumes e orientar as ações dos ouvintes. Feita dessa maneira, a comparação dos sermões permite demonstrar as aproximações e distanciamentos entre os sermões de mesmo thema, apontando as possíveis explicações para as diferenças. Por meio dessas análises, em primeiro lugar se demonstra que Giordano, no que se refere ao debate moral, mantinha-se muito próximo de uma discussão política sobre vícios e virtudes conforme empreendidas pelos homens de saber de sua época. Em segundo lugar, no que se refere ao tema da origem da sociedade humana, comprova-se que o pregador adotou tanto uma concepção naturalista de base aristotélica quanto uma voluntarista de matriz agostiniana de acordo com as exigências do contexto litúrgico, isto é, o thema do sermão e os assuntos que ele propunha e que comumente eram tratados naquela data litúrgica. Em decorrência disso, o pregador não estabeleceu um julgamento único sobre a positividade ou negatividade da política e da sociedade humana, adaptando sua apreciação ao contexto litúrgico. Apesar de isso impossibilitar que se fale em uma teoria sócio-política giordaniana acabada sobre o assunto, a importância do estudo desses objetos a partir dessas fontes documentais se justifica pelo fato de que a pregação era um dos momentos no qual o público leigo estabelecia contato com as discussões e debates políticos desenvolvidos em círculos de conhecimento acadêmico e conventual.
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A abordagem de ambas as temáticas é importantes não somente para a compreensão do desenvolvimento desse debate no recorte espaço-temporal abordado, mas precisamente por mostrar como um pregador dominicano de intensa atuação em duas das mais importantes comunas da Península Itálica do início do século XIV desenvolveu e expôs esses temas a um público leigo no ato da pregação, e como ele tentou moldar os costumes e direcionar as ações de seu público a partir dessas considerações. Para tanto, compõem o corpus documental desse trabalho algumas dentre as 731 reportationes da pregação de Giordano realizadas tanto em Florença quanto em Pisa. Os objetivos desse trabalho são atingidos, primeiramente, por meio da análise e comparação de sermões de mesmo thema. Ao fazer isso, salientam-se os argumentos empregados por Giordano referentes às temáticas do estudo e busca-se examiná-los em referência às autoridades empregadas pelo frade e o modo como ele se apropriou dessas ideias para propor reflexões morais e certas considerações sobre a origem e configuração da sociedade humana, bem como para modelar os costumes e orientar as ações dos ouvintes. Feita dessa maneira, a comparação dos sermões permite demonstrar as aproximações e distanciamentos entre os sermões de mesmo thema, apontando as possíveis explicações para as diferenças. Por meio dessas análises, em primeiro lugar se demonstra que Giordano, no que se refere ao debate moral, mantinha-se muito próximo de uma discussão política sobre vícios e virtudes conforme empreendidas pelos homens de saber de sua época. Em segundo lugar, no que se refere ao tema da origem da sociedade humana, comprova-se que o pregador adotou tanto uma concepção naturalista de base aristotélica quanto uma voluntarista de matriz agostiniana de acordo com as exigências do contexto litúrgico, isto é, o thema do sermão e os assuntos que ele propunha e que comumente eram tratados naquela data litúrgica. Em decorrência disso, o pregador não estabeleceu um julgamento único sobre a positividade ou negatividade da política e da sociedade humana, adaptando sua apreciação ao contexto litúrgico. Apesar de isso impossibilitar que se fale em uma teoria sócio-política giordaniana acabada sobre o assunto, a importância do estudo desses objetos a partir dessas fontes documentais se justifica pelo fato de que a pregação era um dos momentos no qual o público leigo estabelecia contato com as discussões e debates políticos desenvolvidos em círculos de conhecimento acadêmico e conventual.This thesis deals with the theme of morality and the origin and configuration of human society as found in the reportationes (i.e. transcriptions) of Giordano da Pisa’s preaching in Florence and in his hometown in the first decade of the fourteenth century. The study addresses two recurring themes among the men of knowledge of the thirteenth and fourteenth centuries; however, the second one, that of the human society, has so far been little investigated by historiography through the use of sermonary sources. The analysis of both these themes are important not only for the understanding of the development of this debate in the space-time frame dealt with, but precisely for showing how a Dominican Preacher of intense performance in two of the most important communes of the Italic Peninsula of the beginning of the fourteenth century developed and exposed these themes to a lay public in the act of preaching; and how he tried to shape the customs and direct the actions of his audience based on these considerations. Therefore, the documentary corpus of this work is composed by some of the 731 reportationes of the preaching of Giordano held both in Florence and in Pisa. The goals of this work are achieved, firstly, by analyzing and comparing sermons of the same thema. By doing so, the arguments used by Giordano concerning the themes of this study are emphasized and it is sought to examine them in reference to the authorities employed by the friar and the manner in which he appropriated these ideas to propose moral reflections and certain considerations about the origin and configuration of human society, as well as to model customs and guide the actions of listeners. Thereby, the comparison of the sermons demonstrates the approximations and distances between the sermons of the same thema, pointing out the possible explanations for the differences. By means of these analyses, it is first demonstrated that Giordano, in regard to moral debate, remained very close to a political discussion on vices and virtues as undertaken by the men of knowledge of his time. Secondly, as regards the subject of the origin of human society, it is proved that the preacher oscillated between a naturalistic conception of Aristotelian basis and a Augustinian voluntarist one according to the requirements of the liturgical context, that is, the thema of the sermon and the subjects it proposed and which were commonly dealt with at that liturgical date. As a result, the preacher did not establish a single judgment on the positivity or negativity of human politics and society, adapting his appreciation to the liturgical context. Although this makes it impossible to speak of a finished giordanian sociopolitical theory, the importance of studying this subject from these documentary sources is justified by the fact that preaching was one of the moments in which the lay public established contact with the discussions and political debates developed in circles of academic and conventual knowledge.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessGiordano de PisaPregaçãoSermãoOrdem DominicanaA pregação e a comunidade : reflexões morais e sobre a origem da sociedade humana nos sermões de Giordano de Pisa, O.P. (1302-1309)Preaching and the community : on moral reflections and the origin of human society in the sermons of Giordano da Pisa, O.P. (1320-1309)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA Pregação e a comunidade. Reflexões Morais e sobre a Origem da Sociedade Humana nos Sermões de Giordano de Pisa, O.P. (1302-1309).pdfA Pregação e a comunidade. Reflexões Morais e sobre a Origem da Sociedade Humana nos Sermões de Giordano de Pisa, O.P. 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