Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Luiz Paulo Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4707346826137662Felipe Santos FernandesWelessandra Aparecida BenficaTaisa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/0812118664198678Mariana Esteves da Costa2022-04-05T14:02:52Z2022-04-05T14:02:52Z2022-03-03http://hdl.handle.net/1843/407870000-0001-6543-8159CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAs/os sujeitos(as) transexuais e travestis sofrem diferentes formas de violência, dentre as quais encontram-se a exclusão escolar, a dificuldade de acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho. Isso resulta na baixa escolaridade e na falta de qualificação profissional e o agravamento da estigmatização em razão da sua identidade de gênero. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as Representações Sociais sobre a identidade de mulheres transexuais e travestis para professores e professoras cisgênero da Educação Básica de modo a compreender o que pensam, o que sentem e como se comportam quando possuem alunas travestis e transexuais e quais as repercussões disso para que os sujeitos Trans se mantenham na Educação Básica. Foram realizadas seis entrevistas narrativas com professores e professoras da Educação Básica da rede pública de Belo Horizonte que lecionam ou lecionaram para alunas transexuais e ou travestis. Os dados foram em divididos em duas partes, a primeira parte foi organizada em 03 categorias que permitiram a interpretação dos processos de formação das Representações Sociais, são elas: 1) A transexualidade e a travestilidade como “não familiar; 2) O corpo cisgênero como forma de ancoragem e objetivação da transexualidade e travestilidade e 3) Componentes identitários que atravessam as Representações Sociais. A segunda parte trata do Movimento das Representações Sociais, essa por sua fez está organizada em 3 posições que que demarcam o posicionamento dos entrevistados e como esse reverbera nas modificações e manutenção das práticas escolares .Pensar na pessoa Trans a partir da cisheteronormatividade imposta socialmente nos ajuda a entender a situação de invisibilidade, violência e vulnerabilidade da População transexual e travestis e a compreender o tema na perspectiva da falta acesso a direitos, como a educação e ao trabalho, além de pensar estratégias para contemplar estas identidades dentro de propostas de ensino-aprendizagem. A análise identificou a presença de normas cisgêneras para o processo de formação das Representações Sociais sobre a transexualidade e travestilidade e apontou que a maior parte dos professores e professoras não modificaram suas práticas relacionadas ao ensino de suas disciplinas em sala de aula.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOEducaçãoProfessores e alunos - Relações de gêneroEducação - Relações de gêneroTransexuais - Igualdade na educaçãoDiscriminação de sexo na educaçãoTransexuais - Direito à educaçãoTravestis - Direito à educaçãoTransexualidadeInclusão em educação - Relações de gêneroEstudantes - Relações de gêneroRepresentações sociaistravestilidadetransexualidadeprofessoresRepresentações sociais“Cis"tema de educação e alunas travestis e transexuais: Representações Sociais de professores e professoras da rede pública de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcistema de educação e alunas travestis e transexuais representações sociais de professores e professoras da rede pública de belo horizonte.pdfcistema de educação e alunas travestis e transexuais representações sociais de professores e professoras da rede pública de belo horizonte.pdfapplication/pdf1413697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40787/1/cistema%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20alunas%20travestis%20e%20transexuais%20representa%c3%a7%c3%b5es%20sociais%20de%20professores%20e%20professoras%20da%20rede%20p%c3%bablica%20de%20belo%20horizonte.pdf957b84e29a65650dfb23452f773a507dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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