O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Freitas Brito Montuani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URGBD
Resumo: Esta pesquisa situase no campo de estudos sobre as políticas públicas de distribuição de livros no Brasil e elege o Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE como corpus principal. O estudo descreve e investiga a implementação desse Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa/MG. O objetivo principal da investigação, portanto, foi verificar como uma Rede de Ensino que visa à integração de suas atividades, à formação permanente de seus profissionais e à valorização do livro e da leitura, lida com o PNBE, a fim de elucidar caminhos para uma melhor efetivação dessa política pública numa perspectiva nacional. Duas categorias básicas foram identificadas, permitindo a análise dos dados: o conhecimento dos profissionais da escola sobre a política pública e as estratégias de circulação e uso das obras literárias nas escolas. Foram utilizados como referenciais teóricos os estudos do campo das políticas públicas educacionais, e aqueles acerca do circuito do livro, da leitura, literatura, escolarização da literatura e formação de leitores. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou movimentos de cunho exploratório, de abrangência nacional e, inserção na rede de ensino pesquisada, por meio de observações e entrevistas realizadas com diferentes profissionais das escolas. Foi possível constatar que, apesar de algumas dificuldades no que diz respeito à veiculação das informações sobre o programa advindas do MEC e à busca do município por sanar algumas dificuldades no que se refere à falta de infraestrutura das bibliotecas escolares, a política do PNBE tem se configurado de maneira satisfatória no município como parte integrante das ações escolares que visam à formação de leitores literários. Esta eficácia pode ser percebida a partir do interesse dos profissionais que atuam na rede, em especial os integrantes de seu Núcleo de Alfabetização e Letramento, por atuar nas diferentes áreas que perpassam essa política. Portanto, alguns pilares para a efetivação desta política na rede investigada são destacados: a revitalização dos espaços das bibliotecas escolares; as estratégias de divulgação das obras recebidas; a formação dos professores que atuam nas bibliotecas; o planejamento e acompanhamento das atividades realizadas tanto pela escola quanto pelas equipes de gestão do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da Secretaria Municipal; o uso das obras literárias e da biblioteca como integrantes de um projeto geral que rege as ações educacionais do município com vistas a uma educação de qualidade que garanta o direito de leitura e escrita para os alunos das escolas públicas.
id UFMG_0146ff035e158f5a2a518c720b6653e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9URGBD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida Paiva S dos SantosDaniela Freitas Brito Montuani2019-08-11T12:48:11Z2019-08-11T12:48:11Z2013-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URGBDEsta pesquisa situase no campo de estudos sobre as políticas públicas de distribuição de livros no Brasil e elege o Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE como corpus principal. O estudo descreve e investiga a implementação desse Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa/MG. O objetivo principal da investigação, portanto, foi verificar como uma Rede de Ensino que visa à integração de suas atividades, à formação permanente de seus profissionais e à valorização do livro e da leitura, lida com o PNBE, a fim de elucidar caminhos para uma melhor efetivação dessa política pública numa perspectiva nacional. Duas categorias básicas foram identificadas, permitindo a análise dos dados: o conhecimento dos profissionais da escola sobre a política pública e as estratégias de circulação e uso das obras literárias nas escolas. Foram utilizados como referenciais teóricos os estudos do campo das políticas públicas educacionais, e aqueles acerca do circuito do livro, da leitura, literatura, escolarização da literatura e formação de leitores. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou movimentos de cunho exploratório, de abrangência nacional e, inserção na rede de ensino pesquisada, por meio de observações e entrevistas realizadas com diferentes profissionais das escolas. Foi possível constatar que, apesar de algumas dificuldades no que diz respeito à veiculação das informações sobre o programa advindas do MEC e à busca do município por sanar algumas dificuldades no que se refere à falta de infraestrutura das bibliotecas escolares, a política do PNBE tem se configurado de maneira satisfatória no município como parte integrante das ações escolares que visam à formação de leitores literários. Esta eficácia pode ser percebida a partir do interesse dos profissionais que atuam na rede, em especial os integrantes de seu Núcleo de Alfabetização e Letramento, por atuar nas diferentes áreas que perpassam essa política. Portanto, alguns pilares para a efetivação desta política na rede investigada são destacados: a revitalização dos espaços das bibliotecas escolares; as estratégias de divulgação das obras recebidas; a formação dos professores que atuam nas bibliotecas; o planejamento e acompanhamento das atividades realizadas tanto pela escola quanto pelas equipes de gestão do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da Secretaria Municipal; o uso das obras literárias e da biblioteca como integrantes de um projeto geral que rege as ações educacionais do município com vistas a uma educação de qualidade que garanta o direito de leitura e escrita para os alunos das escolas públicas.This research is based on the studies of public policies for the distribution of books in Brazil, and elects the National School Library Program (PNBE) as its main focus of observation. The study describes and investigates the implementation of this program in the local schools within the Municipal School System in the city of Lagoa Santa / MG. The main objective of this research was to determine how the public school system interacts with PNBE, taking into consideration that the goal of the public school system is to integrate its activities, training of its professionals and the appreciation of books and reading in order to elucidate pathways to best execute these public policies from a national perspective. Two basic categories were identified, allowing the analysis of the data, naming: the knowledge of school professionals regarding the public policies; and the strategies of circulation and use of the literary works in schools. Studies on educational public policies were used as theoretical references, as well as studies on circulation of books, studies on reading, literature, education and training on literature, and training of literary readers. This research of qualitative nature took into consideration national exploratory initiatives and initiatives of the local school system were the research took place; which was done through observations and interviews with different professionals within the school system. It was concluded that PNBE policies were found satisfactory as an integral part of school activities that aimed to train literary readers, in spite of some of the difficulties encountered, such as the interpretation of the information received on how to implement the program sent by MEC (Ministry of Education), or how local districts look into address the lack of infrastructure of school libraries. This effectiveness can be seen based in the interests of professionals working in the school system, especially of members of its Group for Literacy, who act in different areas that pass through this policy. Therefore, the following highlights some of the pillars to effectively implement the policy in the school system were the research took place: re-structuring of the school library areas; strategies for publicizing works received; training of teachers who work in libraries; planning and monitoring of activities performed by the schools and by the management teams of the Group for Literacy and of the Municipal School District; and the use of literary work and of the library as an integral part of an entire project that governs the educational activities of the municipality viewing quality education that guarantees the right to reading and writing for public school students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteresses na leituraBibliotecas escolaresPrograma Nacional Biblioteca da Escola (Brasil)EducaçãoPolíticas públicas BrasilLivros e leituraPolíticas Públicas de distribuição de livrosFormação de LeitoresPNBERede Municipal de Ensino de Lagoa SantaO Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_daniela_montuani_2013_revis_o__24out14.pdfapplication/pdf341288198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9URGBD/1/tese_daniela_montuani_2013_revis_o__24out14.pdf715359456e011f5b70812360d6c3528bMD511843/BUOS-9URGBD2019-08-11 09:48:12.06oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9URGBDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T12:48:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
title O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
spellingShingle O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
Daniela Freitas Brito Montuani
Políticas Públicas de distribuição de livros
Formação de Leitores
PNBE
Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa
Interesses na leitura
Bibliotecas escolares
Programa Nacional Biblioteca da Escola (Brasil)
Educação
Políticas públicas Brasil
Livros e leitura
title_short O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
title_full O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
title_fullStr O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
title_full_unstemmed O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
title_sort O Programa Nacional Biblioteca da Escola ­ PNBE: conhecimento, circulação e uso sem um município de Minas Gerais
author Daniela Freitas Brito Montuani
author_facet Daniela Freitas Brito Montuani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniela Freitas Brito Montuani
contributor_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas de distribuição de livros
Formação de Leitores
PNBE
Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa
topic Políticas Públicas de distribuição de livros
Formação de Leitores
PNBE
Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa
Interesses na leitura
Bibliotecas escolares
Programa Nacional Biblioteca da Escola (Brasil)
Educação
Políticas públicas Brasil
Livros e leitura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Interesses na leitura
Bibliotecas escolares
Programa Nacional Biblioteca da Escola (Brasil)
Educação
Políticas públicas Brasil
Livros e leitura
description Esta pesquisa situase no campo de estudos sobre as políticas públicas de distribuição de livros no Brasil e elege o Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE como corpus principal. O estudo descreve e investiga a implementação desse Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa/MG. O objetivo principal da investigação, portanto, foi verificar como uma Rede de Ensino que visa à integração de suas atividades, à formação permanente de seus profissionais e à valorização do livro e da leitura, lida com o PNBE, a fim de elucidar caminhos para uma melhor efetivação dessa política pública numa perspectiva nacional. Duas categorias básicas foram identificadas, permitindo a análise dos dados: o conhecimento dos profissionais da escola sobre a política pública e as estratégias de circulação e uso das obras literárias nas escolas. Foram utilizados como referenciais teóricos os estudos do campo das políticas públicas educacionais, e aqueles acerca do circuito do livro, da leitura, literatura, escolarização da literatura e formação de leitores. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou movimentos de cunho exploratório, de abrangência nacional e, inserção na rede de ensino pesquisada, por meio de observações e entrevistas realizadas com diferentes profissionais das escolas. Foi possível constatar que, apesar de algumas dificuldades no que diz respeito à veiculação das informações sobre o programa advindas do MEC e à busca do município por sanar algumas dificuldades no que se refere à falta de infraestrutura das bibliotecas escolares, a política do PNBE tem se configurado de maneira satisfatória no município como parte integrante das ações escolares que visam à formação de leitores literários. Esta eficácia pode ser percebida a partir do interesse dos profissionais que atuam na rede, em especial os integrantes de seu Núcleo de Alfabetização e Letramento, por atuar nas diferentes áreas que perpassam essa política. Portanto, alguns pilares para a efetivação desta política na rede investigada são destacados: a revitalização dos espaços das bibliotecas escolares; as estratégias de divulgação das obras recebidas; a formação dos professores que atuam nas bibliotecas; o planejamento e acompanhamento das atividades realizadas tanto pela escola quanto pelas equipes de gestão do Núcleo de Alfabetização e Letramento e da Secretaria Municipal; o uso das obras literárias e da biblioteca como integrantes de um projeto geral que rege as ações educacionais do município com vistas a uma educação de qualidade que garanta o direito de leitura e escrita para os alunos das escolas públicas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:48:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URGBD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URGBD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9URGBD/1/tese_daniela_montuani_2013_revis_o__24out14.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 715359456e011f5b70812360d6c3528b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589281791344640