Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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spelling Carla Jorge MachadoRoberto Marini LadeiraRoberto Marini LadeiraGraziella Lage OliveiraHelian Nunes de OliveiraAndreia Cirina Barbosa de Paiva2019-08-14T14:22:28Z2019-08-14T14:22:28Z2015-09-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9NHCAIntrodução: A violência e os acidentes de transporte e trânsito têm sido tratados como uma questão de saúde pública, em razão das altas taxas de morbimortalidade, mundial e nacional, trazendo impactos econômicos, sociais e emocionais às suas vítimas, familiares e amigos. Além disso, gera demandas para os sistemas de saúde, onerando-os cada vez mais. É neste contexto que se insere a população idosa. As investigações revelam dados alarmantes ao demonstrar que este segmento populacional apresenta as taxas mais elevadas de óbito enquanto pedestres. Evidenciam também que esta faixa etária demanda mais tempo de internação para o restabelecimento das lesões e traumas decorrentes destes agravos, em razão de sua fragilidade física e de complicações. Nesta direção, as atuais projeções apontam para a necessidade da adoção de medidas urgentes de enfrentamento pelo poder público e a população em geral. O aumento na proporção e longevidade da população idosa, associados ao seu despreparo para lidar com as situações de risco no trânsito e a pouca atenção dada pelas políticas públicas de saúde e segurança viária para esta faixa etária, inevitavelmente resultarão no incremento deste agravo neste grupo etário tão vulnerável. O objetivo deste estudo é descrever o conhecimento científico produzido na área da saúde sobre a morbimortalidade de idosos por acidentes de trânsito, no período de 2006 a 2015 e, especificamente, estudar o envelhecimento e a sua relação com os acidentes de trânsito, levantar informações sobre a ocorrência deste agravo em idosos e analisar o seu impacto neste segmento populacional. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, realizado por meio de revisão de literatura nas bases de dados da Scielo, Medline, LILACS, IBECS e BDENF, no período de janeiro a dezembro de 2015. Resultados: Foram recuperadas 31 publicações científicas sobre a temática. Os trabalhos selecionados evidenciam a elevada vulnerabilidade dos idosos para atropelamentos, o aumento da demanda por atendimento de urgência e emergência deste segmento, a predominância de idosos jovens e do sexo masculino enquanto as maiores vítimas dos acidentes de trânsito. Apontam como principais determinantes e fatores de risco, as perdas funcionais, as doenças preexistentes, o uso de medicamentos e a falta de acessibilidade nos espaços públicos. Foram levantadas estratégias de promoção da saúde, prevenção e proteção, fundamentadas nos cinco eixos preconizados pela OMS para a segurança no trânsito: gestão da segurança no trânsito; segurança das vias, veículos e usuários e atendimento ao trauma. Conclusão: O poder público deve promover a inclusão do idoso, reorganizando os seus serviços e oferecendo uma infraestrutura viária segura. O idoso deve ser educado para lidar com as complexas situações de trânsito. Os profissionais de saúde e os gestores e responsáveis pelos projetos de segurança viária devem trabalhar multidisciplinarmente e se qualificarem para o atendimento adequado a este grupo etário específico. É pertinente e oportuno avançar no estudo do impacto do envolvimento de condutores de motocicletas em acidentes de trânsito na vitimização de pedestres idosos e no estudo dos mecanismos das quedas, que podem estar associadas às situações de trânsito.Introduction: violence and traffic accidents and traffic have been treated as a public health issue, because of the high morbidity and mortality rates, global and country, bringing economic, social and emotional to their victims, family and friends. In addition, it generates demand for health systems, burdening them more and more. It is in this context that the elderly population. An investigation reveals alarming data to demonstrate that this population segment presents the highest rates of death while walking. Also show that this age group requires more hospitalization time for the resumption of injury and trauma resulting from these diseases, because of their physical fragility and complications. In this sense, current projections point to the need to adopt urgent measures to confront the government and the general population. The increase in the proportion and longevity of the elderly population, associated with its unpreparedness to handle risky situations in traffic and the lack of attention given by public health policies and road safety for this age group, will inevitably result in the increase of this disease in this age group so vulnerable. The aim of this study is to describe the scientific knowledge produced in health care on morbidity and mortality of elderly from traffic accidents, from 2006 to 2015 and specifically study aging and its relation to traffic accidents, gather information on the occurrence of this disease in the elderly and analyze their impact on this population segment. Methodology: Exploratory and descriptive study through literature review in the databases SciELO, Medline, LILACS, and BDENF IBECS in the period of January to December 2015. Results: We identified 31 scientific publications on the subject. The selected works show the high vulnerability of the elderly to run over, the increased demand for urgent and emergency care of this segment, the prevalence of young and elderly male as the main victims of traffic accidents. Indicated that the main determinants and risk factors, functional losses, preexisting conditions, medication use and the lack of accessibility in public spaces. Health promotion strategies were raised, prevention and protection, based on five axes recommended by WHO for traffic safety: safety management in traffic; safety of roads, vehicles and users, and trauma care. Conclusion: The government should promote the inclusion of elderly, reorganizing their services and offering a safe road infrastructure. The elderly should be educated to deal with complex traffic situations. Health professionals and managers and those responsible for road safety projects are multidisciplinary work and qualify for the appropriate care to this specific age group. It is pertinent and timely advance the study of the impact of the involvement of traffic accidents in motorcycle drivers on the victimization of elderly pedestrians and the study of mechanisms of falls, which may be associated with traffic situations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGeriatriaIdosoIndicadores de morbi-mortalidadeCausas externasImpactos na saúdeAcidentes de trânsitoAcidentes de trânsito/mortalidadeAcidentes de trânsito/prevenção & controleAcidentes/mortalidadeIdosoAcidente de Trânsitocausas externasAcidentalidade de idosos no trânsito e suas implicações: subsídios para a formulação de políticas municipais de promoção de saúde e prevenção da violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTcd_disserta__o_andreia___volume_final_mar_o16_tudo.pdf.txtcd_disserta__o_andreia___volume_final_mar_o16_tudo.pdf.txtExtracted texttext/plain165252https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9NHCA/2/cd_disserta__o_andreia___volume_final_mar_o16_tudo.pdf.txt18ff33ba72c529bb53691a910bb05b9cMD52ORIGINALcd_disserta__o_andreia___volume_final_mar_o16_tudo.pdfapplication/pdf1546486https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9NHCA/1/cd_disserta__o_andreia___volume_final_mar_o16_tudo.pdf54badd11091c2042b4b2550f61564460MD511843/BUBD-A9NHCA2020-01-29 17:08:04.948oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9NHCARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T20:08:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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