Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EHL8L |
Resumo: | 0Esta dissertação propõe um trajeto acerca da paisagem inserida nas intercessões entre os processos criativos das artes plásticas e da literatura, tendo como principal base as formulações teórico-literárias de Maurice Blanchot. Não se trata por uma busca epistemológica ou histórica da paisagem, e sim de um caminhar baseado na premissa de que encontrar é tornear, dar a volta em, e não necessariamente achar, concluir. A partir da imagem do pensamento sugerida por Blanchot (a partir de Mallarmé) de duas linguagens, a literária e a ordinária, proponho uma analogia com duas paisagens, mas não únicas: uma provável paisagem poética, baseada na noção de exterior, apoiando-se na colocação do autor de que a obra é, ou seja, que a pintura, o livro, possui sua independência, fundando sua própria realidade, e outra, a paisagem ordinária, cotidiana, como naturezacontemplada. Dentro dessa busca, atravesso outras paisagens e alguns universos criativos que de alguma forma tangenciam-se quando dentro do assunto proposto: Fernando Pessoa, Machado de Assis, Osman Lins, Maria Sibylla Merian, Nathaniel Ward, Farnese de Andrade dentre outros. Neste primeiro volume, denominado Espaços vagamente delimitados, proponho a imagem de uma árvore não genealógica como base para a estrutura teórica, onde estabelecem-se os capítulos e em um segundo volume, independente deste, denominado Espaços vagamente delimitados Acerca de uma história da paisagem exercito a imagem surgindo de formas diversas, como uma outra história ou a mesma contada a partir de outro ponto de vista, do ponto de vista da paisagem que vê, porque a história da paisagem é infinita e seu estado éimanente. |
id |
UFMG_0277d2aad62b9631f3a563ffc7b0f2ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8EHL8L |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo KraiserDaisy Leite TurrerRenata Azevedo RequiãoLeonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade2019-08-11T10:43:54Z2019-08-11T10:43:54Z2009-09-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EHL8L0Esta dissertação propõe um trajeto acerca da paisagem inserida nas intercessões entre os processos criativos das artes plásticas e da literatura, tendo como principal base as formulações teórico-literárias de Maurice Blanchot. Não se trata por uma busca epistemológica ou histórica da paisagem, e sim de um caminhar baseado na premissa de que encontrar é tornear, dar a volta em, e não necessariamente achar, concluir. A partir da imagem do pensamento sugerida por Blanchot (a partir de Mallarmé) de duas linguagens, a literária e a ordinária, proponho uma analogia com duas paisagens, mas não únicas: uma provável paisagem poética, baseada na noção de exterior, apoiando-se na colocação do autor de que a obra é, ou seja, que a pintura, o livro, possui sua independência, fundando sua própria realidade, e outra, a paisagem ordinária, cotidiana, como naturezacontemplada. Dentro dessa busca, atravesso outras paisagens e alguns universos criativos que de alguma forma tangenciam-se quando dentro do assunto proposto: Fernando Pessoa, Machado de Assis, Osman Lins, Maria Sibylla Merian, Nathaniel Ward, Farnese de Andrade dentre outros. Neste primeiro volume, denominado Espaços vagamente delimitados, proponho a imagem de uma árvore não genealógica como base para a estrutura teórica, onde estabelecem-se os capítulos e em um segundo volume, independente deste, denominado Espaços vagamente delimitados Acerca de uma história da paisagem exercito a imagem surgindo de formas diversas, como uma outra história ou a mesma contada a partir de outro ponto de vista, do ponto de vista da paisagem que vê, porque a história da paisagem é infinita e seu estado éimanente.This work intends to look at the landscapes inserted into meeting points between the creative processes of Fine Arts and Literature, based on the theoretical and literary formulations of Maurice Blanchot. Rather than a historical or epistemological search into this landscape, it proposes a search, a walk along which to discover is to surround, to walk around, and not necessarily to find, to conclude. From the image of thought suggested by Blanchot (having Mallarmé as a starting point) of two languages the literary and the ordinary I propose an analogy with two symbolic landscapes, two scenarios - however distinct, not the only ones: a possible poetic landscape, based on an idea of exterior lying on the authors premises that a work is, that is, that the painting, the book, exists independently in itself, laying the foundations of its own reality and another idea the ordinary, everyday landscape, as contemplated nature. Within this search I tread across other landscapes and creative universes that in their own ways touch one another when looked at under the same light: Fernando Pessoa, Machado de Assis, Osman Lins, Maria Sibylla Merian, Nathaniel Ward, Farnese de Andrade amongst others. In this first volume, named Vaguely Delimited Spaces I suggest the image of a nongenealogic tree as a basis for the theoretical structure where I present the chapters and in a second volume named Vaguely Delimited Spaces about a landscape story I exercise an image that comes about in various forms, as another possible story or yet the same story told from another point of view the point of view of the landscape that sees, because its story is endless, and its state, immanent.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPaisagens na arteNatureza (Estetica)Arte e literaturaArtesBlanchot, Maurice,, 1907- Crítica e interpretaçãoCriação (Literária, artística, etc)ArteArtesEspaços vagamente delimitados acerca da paisageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__odeleonoraweissmann.pdfapplication/pdf56376635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EHL8L/1/disserta__odeleonoraweissmann.pdff7ae5710461adbe828c0fa100e3231f3MD51TEXTdisserta__odeleonoraweissmann.pdf.txtdisserta__odeleonoraweissmann.pdf.txtExtracted texttext/plain329933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EHL8L/2/disserta__odeleonoraweissmann.pdf.txtbaeaef949d9074b642c0ff25f927ec34MD521843/BUOS-8EHL8L2019-11-14 08:37:46.282oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8EHL8LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:37:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
title |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
spellingShingle |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem Leonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade Artes Paisagens na arte Natureza (Estetica) Arte e literatura Artes Blanchot, Maurice,, 1907- Crítica e interpretação Criação (Literária, artística, etc) Arte |
title_short |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
title_full |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
title_fullStr |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
title_full_unstemmed |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
title_sort |
Espaços vagamente delimitados acerca da paisagem |
author |
Leonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade |
author_facet |
Leonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcelo Kraiser |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daisy Leite Turrer |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Renata Azevedo Requião |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade |
contributor_str_mv |
Marcelo Kraiser Daisy Leite Turrer Renata Azevedo Requião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes |
topic |
Artes Paisagens na arte Natureza (Estetica) Arte e literatura Artes Blanchot, Maurice,, 1907- Crítica e interpretação Criação (Literária, artística, etc) Arte |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Paisagens na arte Natureza (Estetica) Arte e literatura Artes Blanchot, Maurice,, 1907- Crítica e interpretação Criação (Literária, artística, etc) Arte |
description |
0Esta dissertação propõe um trajeto acerca da paisagem inserida nas intercessões entre os processos criativos das artes plásticas e da literatura, tendo como principal base as formulações teórico-literárias de Maurice Blanchot. Não se trata por uma busca epistemológica ou histórica da paisagem, e sim de um caminhar baseado na premissa de que encontrar é tornear, dar a volta em, e não necessariamente achar, concluir. A partir da imagem do pensamento sugerida por Blanchot (a partir de Mallarmé) de duas linguagens, a literária e a ordinária, proponho uma analogia com duas paisagens, mas não únicas: uma provável paisagem poética, baseada na noção de exterior, apoiando-se na colocação do autor de que a obra é, ou seja, que a pintura, o livro, possui sua independência, fundando sua própria realidade, e outra, a paisagem ordinária, cotidiana, como naturezacontemplada. Dentro dessa busca, atravesso outras paisagens e alguns universos criativos que de alguma forma tangenciam-se quando dentro do assunto proposto: Fernando Pessoa, Machado de Assis, Osman Lins, Maria Sibylla Merian, Nathaniel Ward, Farnese de Andrade dentre outros. Neste primeiro volume, denominado Espaços vagamente delimitados, proponho a imagem de uma árvore não genealógica como base para a estrutura teórica, onde estabelecem-se os capítulos e em um segundo volume, independente deste, denominado Espaços vagamente delimitados Acerca de uma história da paisagem exercito a imagem surgindo de formas diversas, como uma outra história ou a mesma contada a partir de outro ponto de vista, do ponto de vista da paisagem que vê, porque a história da paisagem é infinita e seu estado éimanente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T10:43:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T10:43:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EHL8L |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EHL8L |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EHL8L/1/disserta__odeleonoraweissmann.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EHL8L/2/disserta__odeleonoraweissmann.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7ae5710461adbe828c0fa100e3231f3 baeaef949d9074b642c0ff25f927ec34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801677074409193472 |