Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Sérgio Manuel Merêncio Martinshttp://lattes.cnpq.br/3836604348371464Marildo MenegatMaurílio Lima BotelhoJosé Geraldo PedrosaRogata Soares Del Gaudiohttp://lattes.cnpq.br/7920220193755868Frederico Rodrigues Bonifácio2023-11-14T12:56:44Z2023-11-14T12:56:44Z2023-04-28http://hdl.handle.net/1843/60946A presente tese parte do radicalismo de direita contemporâneo, em especial em sua expressão bolsonarista, e por meio de quatro ensaios interconectados, toma como objeto a forma social moderna – compreendida como “sociedade patriarcal produtora de mercadorias” (Scholz) –, assumindo como momento a dissolução catastrófica dessa forma social mesma, particularmente em sua expressão na periferia imediata da modernização capitalista. Movimento que nos permite indagar acerca do “lugar” do pensamento utópico no “colapso da modernização” (Kurz). Operamos com o nacional como nível de análise – notadamente tendo em vista o que apresentamos como “colapso brasileiro da modernização” –, não para repor a positividade do nacional como forma em si da modernização capitalista, mas precisamente no intento de compreendê-lo como decisivo na formação de uma aparência sem a qual o horizonte utópico-concreto da modernização mesma não poderia se pôr. A partir da apresentação da constelação crítica que nos fornece as imagens dialéticas da dissolução da forma social, especialmente na particularidade brasileira, nos empenhamos em uma “arqueologia crítica da modernização esgotada” (Kurz) pensando em retrospecto os fundamentos do que a contemporaneidade permite experienciar como barbárie e dissolução do futuro. Nessa constelação, o novo radicalismo de direita à brasileira é apreendido não como um retorno atroz à noite dos tempos, mas como o próprio devir catastrófico da forma social no momento histórico de sua desintegração; a chamada necropolítica (Mbembe), é compreendida no âmbito de uma crítica da economia política de uma sociedade em colapso, e a crise da economia brasileira no século XXI é interpretada no âmbito da crise global da forma valor. O percurso revisita ainda a história da formação social brasileira buscando demonstrar os nexos entre o pensamento utópico, não raro messiânico, com o ideário do progresso e da modernização.This thesis departs from contemporary right-wing radicalism, especially in its Bolsonarist expression, and through four interconnected essays, takes as its object the modern social form – understood as a “patriarchal society producing commoditie” (Scholz) –, assuming as a moment the catastrophic dissolution of that social form itself, particularly in its expression in the immediate periphery of capitalist modernization. A movement that allows us to inquire about the “place” of utopian thought in the “collapse of modernization” (Kurz). It operates with the national as a level of analysis – notably in view of what we present as the “Brazilian collapse of modernization” –, not to restore the positivity of the national as a form of capitalist modernization in itself, but precisely in the attempt to understand it as decisive in the formation of an appearance without which the utopian-concrete horizon of modernization itself could not be set. From the presentation of the critical constellation that provides us with the dialectical images of the dissolution of the social form, especially in the Brazilian particularity, we engage in a “critical archeology of exhausted modernization” (Kurz) thinking in retrospect the foundations of what contemporaneity allows to experience as barbarism and dissolution of the future. In this constellation, the new radicalism of the Brazilian right is apprehended not as an atrocious return to the night of the times, but as the very catastrophic becoming of the social form in the historical moment of its disintegration; the so-called necropolitics (Mbembe), is understood within the scope of a critique of the political economy of a collapsing society, and the crisis of the Brazilian economy in the 21st century is interpreted within the scope of the global crisis of the value form. The route also revisits the history of Brazilian social formation, seeking to demonstrate the links between utopian thought, often messianic, with the ideals of progress and modernization.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASGeografia políticaCrises – BrasilExtremistas da direita – BrasilUtopias – Brasil –crisemodernização periféricaforma socialformação social brasileirabolsonarismonovo radicalismo de direitoutopiaCrise e dissolução da forma social: utopia sobre ruínas - elementos do colapso brasileiro da modernizaçãoCrisis and dissolution of the social form: utopia on ruins - elements of the Brazilian collapse of modernizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALBonifácio - Crise e dissolução da forma social.pdfBonifácio - Crise e dissolução da forma social.pdfapplication/pdf6411593https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60946/1/Bonif%c3%a1cio%20-%20Crise%20e%20dissolu%c3%a7%c3%a3o%20da%20forma%20social.pdf5385329e4e89a735f58d40ad027940d2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60946/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/609462023-11-14 09:56:45.352oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-14T12:56:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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