Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41178 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos |
id |
UFMG_02f3ab49becab3a73f3dca9c51ffa54b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/41178 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, BrasilImagem única de destino turísticolhéus (BA)Jorge AmadoCacauEste estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticosUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilDAT - DEPARTAMENTO DE ATENCAO SAUDE TRABALHADORUFMG2022-04-27T20:20:35Z2022-04-27T20:20:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-900103-5541http://hdl.handle.net/1843/41178porTurismo em análiseLílian Dominguez SantanaMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-27T20:20:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/41178Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-27T20:20:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
title |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
spellingShingle |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil Lílian Dominguez Santana Imagem única de destino turístico lhéus (BA) Jorge Amado Cacau |
title_short |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
title_full |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
title_fullStr |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
title_full_unstemmed |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
title_sort |
Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil |
author |
Lílian Dominguez Santana |
author_facet |
Lílian Dominguez Santana Marlusa de Sevilha Gosling |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lílian Dominguez Santana Marlusa de Sevilha Gosling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem única de destino turístico lhéus (BA) Jorge Amado Cacau |
topic |
Imagem única de destino turístico lhéus (BA) Jorge Amado Cacau |
description |
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-04-27T20:20:35Z 2022-04-27T20:20:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90 0103-5541 http://hdl.handle.net/1843/41178 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90 0103-5541 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/41178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Turismo em análise |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil DAT - DEPARTAMENTO DE ATENCAO SAUDE TRABALHADOR UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil DAT - DEPARTAMENTO DE ATENCAO SAUDE TRABALHADOR UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829678642528256 |