Um protocolo de disseminação de dados adaptativo para redes veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Borges Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9KKQTM
Resumo: Protocolos de disseminação de dados para redes veiculares levam em conta a topologia da rede para criar caminhos de disseminação conectados. No entanto, a topologia muda constantemente devido ao comportamento dinâmico dos cenários veiculares, o que contribui para aumentos na taxa de overhead e atraso de entrega. Visando criar um protocolo facilmente adaptável à dinamicidade dos cenários veiculares e tratar outros desafios da disseminação de dados, este trabalho propõe o TODD (Traffic- Oriented Data Dissemination), um protocolo de disseminação de dados adaptativo para redes veiculares. Ele leva em consideração informações de tráfego em tempo real para escolher os melhores veículos retransmissores de pacotes. Este processo é feito através de uma métrica calculada por cada veículo candidato, podendo priorizar características específicas como distância ao destino e velocidade, baseando-se no estado atual do tráfego de veículos. Além disso, propõe-se uma versão centralizada do TODD (CTODD) para quando as informações de tráfego não estiverem disponíveis a todos os veículos. Nesta versão, estações fixas em interseções são responsáveis por analisar o tráfego e disseminar pacotes. Simulações foram realizadas em cenários baseados em grid e no centro de Belo Horizonte, com densidade variável de veículos. Os resultados mostram que os protocolos propostos conseguem entregar até 55% mais pacotes com sucesso, gerando até 97% menos overhead causado por pacotes de controle quando comparados a outros importantes protocolos da literatura. Além disso, os protocolos propostos apresentaram, em média, menor atraso de entrega quando comparados a protocolos específicos em ambos os cenários avaliados.
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