Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JH8P |
Resumo: | Neste trabalho procuramos descrever e compreender as situações argumentativas referentes à Natureza da Ciência que ocorreram em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. As nossas observações e análises privilegiaram as ações do professor formador numa tentativa de caracterizar as maneiras pelas quais ele gerencia e orienta as situações argumentativas, sendo que tal enfoque possibilitou discernir e compreender um conjunto de características exemplares dos argumentos e das ações engendrados pelo formador. A partir da integração de diversas perspectivas do campo da argumentação, foi possível identificar as situações argumentativas, além de caracterizar tendências e aspectos macro e microscópicos dessas situações. O modelo de Toulmin foi central nas análises e permitiu destacar que as refutações e os apoios presentes nos argumentos do formador podem ser favoráveis ao estabelecimento de um discurso dialógico e de autoridade, respectivamente. De uma maneira geral, as situações argumentativas foram pouco freqüentes no discurso produzido em sala de aula. Nessas situações, os licenciandos apresentaram poucos argumentos com conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. O nosso enfoque no formador destaca que ele assumiu três papéis principais: avaliador de pontos de vista e argumentos; gerenciador da discussão; e auscultador. No cumprimento desses papéis o formador demonstrou em suas ações uma grande variedade de procedimentos, nos quais averiguamos a construção de argumentos com conteúdos de diversos domínios de conhecimento, inclusive conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. Os resultados deste trabalho nos sugerem que o lugar do ensino da Natureza da Ciência e da argumentação deve ser repensado dentro do currículo do curso de Licenciatura em Física. Além disso, os resultados acerca das ações exemplares do formador investigado podem servir de referência para outros formadores em situações argumentativas de ensino e aprendizagem. |
id |
UFMG_048e9023595515b84f6ed9f511de23ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JH8P |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Silvania Sousa NascimentoDanusa MunfordMaria Inês MartinsEduardo Fleury MortimerRodrigo Drumond Vieira2019-08-14T03:42:22Z2019-08-14T03:42:22Z2007-05-08http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JH8PNeste trabalho procuramos descrever e compreender as situações argumentativas referentes à Natureza da Ciência que ocorreram em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. As nossas observações e análises privilegiaram as ações do professor formador numa tentativa de caracterizar as maneiras pelas quais ele gerencia e orienta as situações argumentativas, sendo que tal enfoque possibilitou discernir e compreender um conjunto de características exemplares dos argumentos e das ações engendrados pelo formador. A partir da integração de diversas perspectivas do campo da argumentação, foi possível identificar as situações argumentativas, além de caracterizar tendências e aspectos macro e microscópicos dessas situações. O modelo de Toulmin foi central nas análises e permitiu destacar que as refutações e os apoios presentes nos argumentos do formador podem ser favoráveis ao estabelecimento de um discurso dialógico e de autoridade, respectivamente. De uma maneira geral, as situações argumentativas foram pouco freqüentes no discurso produzido em sala de aula. Nessas situações, os licenciandos apresentaram poucos argumentos com conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. O nosso enfoque no formador destaca que ele assumiu três papéis principais: avaliador de pontos de vista e argumentos; gerenciador da discussão; e auscultador. No cumprimento desses papéis o formador demonstrou em suas ações uma grande variedade de procedimentos, nos quais averiguamos a construção de argumentos com conteúdos de diversos domínios de conhecimento, inclusive conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. Os resultados deste trabalho nos sugerem que o lugar do ensino da Natureza da Ciência e da argumentação deve ser repensado dentro do currículo do curso de Licenciatura em Física. Além disso, os resultados acerca das ações exemplares do formador investigado podem servir de referência para outros formadores em situações argumentativas de ensino e aprendizagem.In this present study we try to describe and understand the argumentative situations concerning to the Nature of Science which have occurred in one subject of Physics Practice Teaching. Our observations and analysis have privileged the teachers actions in order to characterize the manners in which he manager and orient the argumentative situations. This focus had permitted to distinguish and comprehend an entirety of exemplar characteristics of the arguments and actions engendered by the teacher. It was possible to identify the argumentative situations and to characterize tendencies, macro and microscopic aspects from these situations, considering the integration of diverse perspectives in the argumentative field. The Toulmin model was essential in analysis, permitting to emphasize that refutations and bases enclosed in the teachers arguments may be favorable to establish a dialogic and authoritarian speech, respectively. In general, the argumentative situations were not so frequent in the discourse produced in classroom. In these situations, the prospective teachers had presented few arguments with content relative to visions about the Nature of Science. Our focus on the teacher emphasizes that he assumed three main roles: evaluator of opinions and arguments, speech manager and a careful listener. In the execution of these roles the teacher had demonstrated in his actions an extensive variety of procedures, in which we verified the construction of arguments with contents of diverse dominion of knowledge, including contents related to the visions about the Nature of Science. The results of this study suggest that the spot of the Nature of Science teaching and Argumentation should be reevaluated in the Physics course curriculum. Moreover, the results regarding to the exemplar actions of the investigated teacher might be useful as reference to other teachers in argumentative situations of teaching and learning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoFísica Estudo e ensinoCiência Estudo e ensinoSituações argumentativasPrática de ensinoNatureza da ciênciaSituações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rodrigo.pdfapplication/pdf1749900https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JH8P/1/disserta__o_rodrigo.pdf734234842e862a8563cd3b05f2e31d4dMD51TEXTdisserta__o_rodrigo.pdf.txtdisserta__o_rodrigo.pdf.txtExtracted texttext/plain431774https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JH8P/2/disserta__o_rodrigo.pdf.txt5085272df4ee6c059e2b793f68bf5b88MD521843/FAEC-85JH8P2019-11-14 15:21:30.443oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JH8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:21:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
title |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
spellingShingle |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física Rodrigo Drumond Vieira Situações argumentativas Prática de ensino Natureza da ciência Educação Professores Formação Física Estudo e ensino Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
title_full |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
title_fullStr |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
title_full_unstemmed |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
title_sort |
Situações argumentativas na abordagem da natureza da ciência na formação inicial de professores de física |
author |
Rodrigo Drumond Vieira |
author_facet |
Rodrigo Drumond Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Danusa Munford |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Inês Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo Fleury Mortimer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Drumond Vieira |
contributor_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento Danusa Munford Maria Inês Martins Eduardo Fleury Mortimer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situações argumentativas Prática de ensino Natureza da ciência |
topic |
Situações argumentativas Prática de ensino Natureza da ciência Educação Professores Formação Física Estudo e ensino Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores Formação Física Estudo e ensino Ciência Estudo e ensino |
description |
Neste trabalho procuramos descrever e compreender as situações argumentativas referentes à Natureza da Ciência que ocorreram em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. As nossas observações e análises privilegiaram as ações do professor formador numa tentativa de caracterizar as maneiras pelas quais ele gerencia e orienta as situações argumentativas, sendo que tal enfoque possibilitou discernir e compreender um conjunto de características exemplares dos argumentos e das ações engendrados pelo formador. A partir da integração de diversas perspectivas do campo da argumentação, foi possível identificar as situações argumentativas, além de caracterizar tendências e aspectos macro e microscópicos dessas situações. O modelo de Toulmin foi central nas análises e permitiu destacar que as refutações e os apoios presentes nos argumentos do formador podem ser favoráveis ao estabelecimento de um discurso dialógico e de autoridade, respectivamente. De uma maneira geral, as situações argumentativas foram pouco freqüentes no discurso produzido em sala de aula. Nessas situações, os licenciandos apresentaram poucos argumentos com conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. O nosso enfoque no formador destaca que ele assumiu três papéis principais: avaliador de pontos de vista e argumentos; gerenciador da discussão; e auscultador. No cumprimento desses papéis o formador demonstrou em suas ações uma grande variedade de procedimentos, nos quais averiguamos a construção de argumentos com conteúdos de diversos domínios de conhecimento, inclusive conteúdos referentes a visões sobre a Natureza da Ciência. Os resultados deste trabalho nos sugerem que o lugar do ensino da Natureza da Ciência e da argumentação deve ser repensado dentro do currículo do curso de Licenciatura em Física. Além disso, os resultados acerca das ações exemplares do formador investigado podem servir de referência para outros formadores em situações argumentativas de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T03:42:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T03:42:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JH8P |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JH8P |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JH8P/1/disserta__o_rodrigo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JH8P/2/disserta__o_rodrigo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
734234842e862a8563cd3b05f2e31d4d 5085272df4ee6c059e2b793f68bf5b88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589417457156096 |