spelling |
Marina de Lima TavaresJuliana Silvério Alves2019-08-12T14:47:15Z2019-08-12T14:47:15Z2017-11-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFGMNEsse trabalho investiga o planejamento e o desenvolvimento de uma proposta educacional realizada em uma das unidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte, em parceria com o Parque Estadual Serra Verde MG. Para esta proposta foram elaboradas seis atividades levandose em consideração a perspectiva crítica da Educação Ambiental (GUIMARÃES, 2000a), as três etapas para a Educação Ambiental escolar (SILVEIRA, 2002) e a metodologia do Design Research (PLOMP, 2009). O foco da proposta educacional era incentivar os estudantes a refletirem criticamente sobre a sua realidade socioambiental, com destaque para o espaço que estavam inseridos, na qual se inclui um Parque Estadual nas proximidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte participante da pesquisa e considerando a relação entre o espaço local e global. A proposta educacional foi aplicada pela professora pesquisadora ao longo da 3ª etapa do ano letivo e nas aulas de Geografia, tendo em vista a sua formação nessa área do conhecimento. Foi desenvolvida com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. As aulas foram filmadas e seus registros feitos no caderno de campo e no formulário de mapeamento da aula, sendo também recolhidas as tarefas escritas entregues pelos estudantes. Ao término da aplicação da proposta educacional foram gravados áudios das entrevistas semiestruturadas realizadas com dois monitores do Parque Estadual Serra Verde MG, no intuito de obter suas impressões sobre a parceria na realização da proposta educacional. A atividade um era composta por um roteiro com perguntas sobre o bairro que os estudantes estavam inseridos e deveriam ser respondidas a partir da pesquisa em sites e mapas da internet. Na atividade dois os estudantes deveriam escolher um curso dágua local para observar, fora do horário da aula, e registrar as anotações no protocolo de avaliação ambiental, apresentando em sala de aula a fotografia e a conclusão sobre o local visitado. A atividade três previa uma pesquisa de campo que deveria ser entregue à professora pesquisadora sobre a história do Parque Estadual Serra Verde - MG, suas características e problemas ambientais. A atividade quatro era composta por uma palestra ministrada pelos monitores do Parque no Colégio participante da pesquisa, seguido de uma trilha no Parque. A atividade cinco trazia textos sobre a globalização e seus impactos ao meio ambiente, que deveriam ser discutidos em sala de aula com a mediação da professora pesquisadora. Por fim, a atividade seis previa a realização de atividades práticas para a melhoria do Colégio, do Parque ou de outros espaços do seu entorno. Como resultado, verificamos que na atividade um os estudantes realizaram a tarefa solicitada e participaram das discussões propostas. Na atividade dois houve um menor envolvimento e alguns grupos não realizaram a atividade como foram orientados. Compreendemos que a atividade requer um tempo maior para a sua realização, tendo em vista a complexidade da temática a ser trabalhada. As atividades três e quatro ocorreram de acordo com o planejado e com elevada participação pelos estudantes. Na atividade cinco houve um menor envolvimento e ao analisar as suas características, assim como os seus resultados, compreendemos que essa atividade não complementou, conforme planejado, o conjunto de atividades. A atividade seis apresentou ações significativas que foram sugeridas e realizadas pelos estudantes no Colégio Tiradentes de Belo Horizonte participante da pesquisa e no Parque Estadual Serra Verde - MG, correspondendo ao objetivo da atividade. Esses resultados nos deram mais indícios para a adequação da proposta educacional aos seus objetivos e os subsídios necessários para o aprimoramento e a organização do produto deste estudo. Nesse processo de reelaboração da proposta, para um produto final, optamos por ampliar o tempo de desenvolvimento da atividade dois e excluir a atividade cinco.This work investigates the planning and development of an educational proposal carried out in one of the units of the Tiradentes College of Belo Horizonte, in partnership with the Serra Verde State Park - MG. For this proposal, six activities were developed taking into account the critical perspective of Environmental Education (GUIMARÃES, 2000a), the three steps for School Environmental Education (SILVEIRA, 2002) and the Design Research methodology (PLOMP, 2009). The focus of the educational proposal was to encourage students to reflect critically on their social and environmental reality, with emphasis on the space they were inserted, which includes a State Park near the Tiradentes College of Belo Horizonte participating in the research and considering the relationship the local and global space. The educational proposal was applied by the researcher teacher during the 3rd stage of the academic year and in the Geography classes, in view of her training in this area of knowledge. It was developed with the students of the 9th year of elementary school. The classes were filmed and their records made in the field notebook and in the class mapping form, and the written assignments were also collected by the students. At the end of the application of the educational proposal, audiences of the semi-structured interviews were recorded with two monitors of the Serra Verde State Park - MG, in order to obtain their impressions about the partnership in the accomplishment of the educational proposal. Activity one was composed of a script with questions about the neighborhood that students were entering and should be answered from the search on internet sites and maps. In activity two students should choose a local water course to observe, outside the class time, and record the notes in the environmental assessment protocol, presenting in the classroom the photograph and the conclusion about the place visited. Activity three foresaw a field research that should be given to the researcher teacher about the history of the Serra Verde State Park - MG, its characteristics and environmental problems. Activity four consisted of a lecture given by the monitors of the Park in the College participating in the research, followed by a trail in the Park. Activity five brought texts about globalization and its impacts to the environment, which should be discussed in the classroom with the mediation of the researcher teacher. Lastly, Activity Six envisaged practical activities for the improvement of the College, the Park or other spaces around it. As a result, we found that in the activity one the students performed the requested task and participated in the proposed discussions. In activity two there was less involvement and some groups did not perform the activity as directed. We understand that the activity requires a greater time for its accomplishment, considering the complexity of the theme to be worked on. Activities three and four occurred according to plan and with high student participation. In activity five there was less involvement and when analyzing their characteristics, as well as their results, we understand that this activity did not complement, as planned, the set of activities. Activity six presented significant actions that were suggested and carried out by the students at the Tiradentes College of Belo Horizonte participating in the research and at the Serra Verde State Park - MG, corresponding to the activity objective. These results gave us more indications for the adequacy of the educational proposal to its objectives and the necessary subsidies for the improvement and organization of the product of this study. In this process of reworking the proposal, for a final product, we chose to extend the development time of activity two and exclude activity five.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação ambientalSociologia educacionalEducação Metodos experimentaisEducaçãoEnsino Meios auxiliaresunidades de conservaçãoEducação Ambiental Críticaproposta educacionalEducação Ambiental EscolarDesign ResearchOlhares sobre a educação ambiental: uma proposta educacional entre uma das unidades do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte e o Parque Estadual Serra Verde MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_juliana_silverio_alves.pdfapplication/pdf2791348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFGMN/1/disserta__o_juliana_silverio_alves.pdf3c3e4bb4e7bb3b85e49177539931a3f9MD51TEXTdisserta__o_juliana_silverio_alves.pdf.txtdisserta__o_juliana_silverio_alves.pdf.txtExtracted texttext/plain524845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFGMN/2/disserta__o_juliana_silverio_alves.pdf.txt568785b3da06ffd3934c6437ca3ebe65MD521843/BUBD-AWFGMN2019-11-14 18:18:34.608oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFGMNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:18:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|