Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Paula Parreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JTRAL
Resumo: Verifica-se atualmente a influência, em vários aspectos, das abordagens para o controle da dor na criança com câncer, em sua qualidade de vida. A revisão integrativa presente nessa investigação objetivou-se em identificar abordagens efetivas para o controle da dor na criança com câncer. Para isso, realizou-se um estudo em três bases de dados PUBMED (National Library of Medicine), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) onde foram selecionados doze estudos, de acordo com os critérios de inclusão.As publicações são analisadas através de quadros e gráficos, que ilustram a realidade, sob vários aspectos, da assistência a criança portadora de neoplasia que tem dor. Os resultados foram discutidos de acordo com o objetivo proposto. Destaca-se a importância da padronização do cuidado direcionado a dor nas crianças com câncer. Para isso o estudo considera a implementação de abordagens farmacológicas (analgésicos opióides, não opióides, adjuvantes), não farmacológicas (apoio, métodos cognitivos, físicos) e da avaliação como partes integrantes dessa atividade. No entanto, conclui-se que existe uma deficiência de estudos de forte evidência, onde os profissionais possam se embasar cientificamente para a realização de uma intervenção eficaz, atendendo as necessidades da criança com câncer para o controle da dor.
id UFMG_05b96f949a5ecc4fa8a14e5b8d8c2428
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9JTRAL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silma Maria Cunha Pinheiro RibeiroMiguir Terezinha Vieccelli DonosoMarisa Antonini Ribeiro BastosPriscila Paula Parreira2019-08-13T01:19:09Z2019-08-13T01:19:09Z2010-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JTRALVerifica-se atualmente a influência, em vários aspectos, das abordagens para o controle da dor na criança com câncer, em sua qualidade de vida. A revisão integrativa presente nessa investigação objetivou-se em identificar abordagens efetivas para o controle da dor na criança com câncer. Para isso, realizou-se um estudo em três bases de dados PUBMED (National Library of Medicine), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) onde foram selecionados doze estudos, de acordo com os critérios de inclusão.As publicações são analisadas através de quadros e gráficos, que ilustram a realidade, sob vários aspectos, da assistência a criança portadora de neoplasia que tem dor. Os resultados foram discutidos de acordo com o objetivo proposto. Destaca-se a importância da padronização do cuidado direcionado a dor nas crianças com câncer. Para isso o estudo considera a implementação de abordagens farmacológicas (analgésicos opióides, não opióides, adjuvantes), não farmacológicas (apoio, métodos cognitivos, físicos) e da avaliação como partes integrantes dessa atividade. No entanto, conclui-se que existe uma deficiência de estudos de forte evidência, onde os profissionais possam se embasar cientificamente para a realização de uma intervenção eficaz, atendendo as necessidades da criança com câncer para o controle da dor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem oncológicaManejo da dorDorCâncerCriançaAbordagem para o manejo da dor na criança com câncerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_pdf.pdfapplication/pdf388221https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JTRAL/1/monografia_pdf.pdf67669bc134429d7e93c0e802c4b19809MD51TEXTmonografia_pdf.pdf.txtmonografia_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain86812https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JTRAL/2/monografia_pdf.pdf.txt561acaa837db46eab8e9788af3867763MD521843/BUBD-9JTRAL2019-11-14 20:36:56.795oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9JTRALRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:36:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
title Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
spellingShingle Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
Priscila Paula Parreira
Manejo da dor
Dor
Câncer
Criança
Enfermagem oncológica
title_short Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
title_full Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
title_fullStr Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
title_full_unstemmed Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
title_sort Abordagem para o manejo da dor na criança com câncer
author Priscila Paula Parreira
author_facet Priscila Paula Parreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silma Maria Cunha Pinheiro Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Paula Parreira
contributor_str_mv Silma Maria Cunha Pinheiro Ribeiro
Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo da dor
Dor
Câncer
Criança
topic Manejo da dor
Dor
Câncer
Criança
Enfermagem oncológica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem oncológica
description Verifica-se atualmente a influência, em vários aspectos, das abordagens para o controle da dor na criança com câncer, em sua qualidade de vida. A revisão integrativa presente nessa investigação objetivou-se em identificar abordagens efetivas para o controle da dor na criança com câncer. Para isso, realizou-se um estudo em três bases de dados PUBMED (National Library of Medicine), MEDLINE/BVS (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) onde foram selecionados doze estudos, de acordo com os critérios de inclusão.As publicações são analisadas através de quadros e gráficos, que ilustram a realidade, sob vários aspectos, da assistência a criança portadora de neoplasia que tem dor. Os resultados foram discutidos de acordo com o objetivo proposto. Destaca-se a importância da padronização do cuidado direcionado a dor nas crianças com câncer. Para isso o estudo considera a implementação de abordagens farmacológicas (analgésicos opióides, não opióides, adjuvantes), não farmacológicas (apoio, métodos cognitivos, físicos) e da avaliação como partes integrantes dessa atividade. No entanto, conclui-se que existe uma deficiência de estudos de forte evidência, onde os profissionais possam se embasar cientificamente para a realização de uma intervenção eficaz, atendendo as necessidades da criança com câncer para o controle da dor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:19:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JTRAL
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JTRAL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JTRAL/1/monografia_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JTRAL/2/monografia_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 67669bc134429d7e93c0e802c4b19809
561acaa837db46eab8e9788af3867763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359010578432