Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_05c5e4a4dbc3d34c4799d9779a075999
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNJW2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rogerio Cunha de CamposLuiz Alberto Oliveira GoncalvesCarlos roberto Jamil CuryPatricia Furst SantiagoThais Nogueira Gil2019-08-13T20:40:43Z2019-08-13T20:40:43Z2008-08-29http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNJW2Este trabalho é um estudo qualitativo sobre um grupo musical conhecido como Meninas de Sinhá. É formado por 34 mulheres negras, idosas, de classes populares, residentes no Alto Vera Cruz, uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. O grupo se formou com o objetivo de reunir senhoras que usavam medicamentos antidepressivos para interromperem a medicação. Encontraram na música a alegria de viver. Seu repertório inclui cantigas de roda, versos e canções próprias e de domínio público. Este trabalho procurou reconstituir a história desse grupo considerando o discurso dos sujeitos envolvidos neste processo. Para isso, foram realizadas observações, entrevistas semi- estruturadas com 7 integrantes do grupo, diálogos com as demais, filmagens, gravações, visitas às casas das entrevistadas, aos ensaios e shows, entrevistas com algumas pessoas que se relacionaram com o grupo. Assim, foi possível entender a trama do discurso musical. Trama aqui é entendida como o efeito de trançar uma rede de possibilidades, de construção de uma vida mais feliz por meio das trocas. As tramas deste discurso, com seus aspectos musicais e humanos, foram tecidas pelo grupo por meio da sua capacidade de significar e de costurar as contribuições daqueles que participam da sua história. O desenvolvimento do grupo se tornou evidente sob diferentes aspectos: pessoal, pois suas integrantes já não se sentem deprimidas; musical, pois no início cantava apenas canções de domínio público e, atualmente, inclui, composições próprias, tornando-se conhecido nacionalmente. Este trabalho é finalizado propondo ao grupo o desafio de não deixar perder a linha de sua trama inicial: promover a alegria e a saúde de suas integrantes por meio da música.This work is a qualitative study about a collective subject that transformed its members life through music practice. It concerns to a musical group known as Meninas de Sinhá, composed of 34 afro-descendent elderly women living in Alto Vera Cruz, a poor community in Belo Horizonte, MG. The group was formed aiming to joining some women who usually needed anti-depressant drugs. Since then, they could suppress the medication, bringing joy to themselves, to their families and to the community. The groups repertory includes ring around songs, verses and self-made or public domain songs. This work makes the reconstitution of the groups history, considering its subjects speech. After a long time of observation, semi-structured interviews and talks with 7 members of the group and of the community, films, recording, home visits, observation of shows and rehearsal, it became possible the understanding of the plot of the musical speech. In this context plot is assumed as the effect of making a net of possibilities, of building a happier life trough interchanges. In the research events were considered both according to the group subjects musical speech as well as that of the people who met them. The plots of this speech with its musical and human aspects were made by the group, according to its ability of giving a meaning and of joining the contributions of those who share its history. The group development became evident under different aspects. Personally, the group members no more feel themselves depressed. In relation to the musical aspect an improvement is noticed: in the beginning the group used to sing only songs of public domain and at present it has also his own compositions, becoming known throughout the country. This work is concluded proposing to the group the challenge of not loosing the line of its initial plot: to promote the joy and the health of its members, by means of the music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCanções folcloricas Minas GeraisEducaçãoMúsica Aspectos sociaisInclusão socialEducação musicalMeninas de Sinhá: a reinvenção da vida nas tramas do discurso musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_thais_nogueira_gil.pdfapplication/pdf2722065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNJW2/1/disserta__o_thais_nogueira_gil.pdf4d69146990e4e53cf1f38102bce13a1dMD51TEXTdisserta__o_thais_nogueira_gil.pdf.txtdisserta__o_thais_nogueira_gil.pdf.txtExtracted texttext/plain384419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNJW2/2/disserta__o_thais_nogueira_gil.pdf.txt892472fff728fbf510918ec14a10a9aeMD521843/HJPB-7KNJW22019-11-14 16:04:42.776oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNJW2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:04:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547773424828416