Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_05c68f502ca7952910a802413762dba6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LFQU2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaMaria José de Jesus Barbosa2019-08-10T00:48:08Z2019-08-10T00:48:08Z2016-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2Este trabalho desenvolve discussões a respeito da organização de conteúdos do currículo sob a forma de projetos. Apresenta como objetivo geral, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Pequeno Príncipe/Nova Serrana permite a organização do currículo por meio de projetos, tomando-se por base um estudo sobre os projetos que são desenvolvidos no 5º ano do ensino fundamental. Especificamente o trabalho destaca os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano nesta série, abordando os procedimentos de organização de cada um deles. Trata-se de uma análise crítica do PPP da escola como, também, de uma descrição de como os preceitos contidos no PPP no que se refere à organização de conteúdos curriculares para o 5º ano são desenvolvidos na escola. Apresenta-se, ao longo da análise os avanços na utilização dos projetos na prática escolar, de forma a tornar o ensino-aprendizagem por meio de projetos mais dinâmico e contextualizado à realidade do aluno. Por conseguinte, são apontados alguns entraves, o que demonstra a necessidade em dar continuidade às reflexões sobre a abordagem do tema no PPP. As conclusões finais apontam que o PPP da escola apesar de considerar a importância da contextualização de conteúdos por meio dos projetos, ainda é estruturado segundo uma concepção tradicional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoFundamentalCurrículoProjeto Político Pedagógico5º ano do EnsinoO desenvolvimento de conteúdos curriculares por meio de projetos: um estudo do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdfapplication/pdf279780https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFQU2/1/tcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdff5dfddb05aeb300b11381a640aefa117MD51TEXTtcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf.txttcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain71077https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LFQU2/2/tcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf.txt8c765d1111cee628850f0c5d0837986eMD521843/BUOS-9LFQU22019-11-14 03:30:55.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LFQU2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:30:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547262214668288