O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva. |
id |
UFMG_07676c1f6cde9b8ef41c0062a18368df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HZKU6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Joao Augusto Cristeli de OliveiraAntonia Dolores Belico SoaresEvandro Jose Lemos da CunhaMarcia Bittencourt Pereira de Castro2019-08-11T01:51:09Z2019-08-11T01:51:09Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesDesenhoEducação infantilCulturaO ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarciabpc_monografia.pdfapplication/pdf1072025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/1/marciabpc_monografia.pdf23798545bab018064bc9d954046eb584MD51TEXTmarciabpc_monografia.pdf.txtmarciabpc_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain72911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/2/marciabpc_monografia.pdf.txt4e4577fb7cbc1a0c7fc260f40dd6baa6MD521843/BUOS-9HZKU62019-11-14 09:22:57.334oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HZKU6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
title |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
spellingShingle |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? Marcia Bittencourt Pereira de Castro Desenho Educação infantil Cultura Artes |
title_short |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
title_full |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
title_fullStr |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
title_full_unstemmed |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
title_sort |
O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
author |
Marcia Bittencourt Pereira de Castro |
author_facet |
Marcia Bittencourt Pereira de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia Bittencourt Pereira de Castro |
contributor_str_mv |
Joao Augusto Cristeli de Oliveira Antonia Dolores Belico Soares Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Educação infantil Cultura |
topic |
Desenho Educação infantil Cultura Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T01:51:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T01:51:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/1/marciabpc_monografia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/2/marciabpc_monografia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23798545bab018064bc9d954046eb584 4e4577fb7cbc1a0c7fc260f40dd6baa6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589272098308096 |