O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia Bittencourt Pereira de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva.
id UFMG_07676c1f6cde9b8ef41c0062a18368df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HZKU6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Augusto Cristeli de OliveiraAntonia Dolores Belico SoaresEvandro Jose Lemos da CunhaMarcia Bittencourt Pereira de Castro2019-08-11T01:51:09Z2019-08-11T01:51:09Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesDesenhoEducação infantilCulturaO ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarciabpc_monografia.pdfapplication/pdf1072025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/1/marciabpc_monografia.pdf23798545bab018064bc9d954046eb584MD51TEXTmarciabpc_monografia.pdf.txtmarciabpc_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain72911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/2/marciabpc_monografia.pdf.txt4e4577fb7cbc1a0c7fc260f40dd6baa6MD521843/BUOS-9HZKU62019-11-14 09:22:57.334oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9HZKU6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
title O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
spellingShingle O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
Marcia Bittencourt Pereira de Castro
Desenho
Educação infantil
Cultura
Artes
title_short O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
title_full O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
title_fullStr O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
title_full_unstemmed O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
title_sort O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
author Marcia Bittencourt Pereira de Castro
author_facet Marcia Bittencourt Pereira de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Augusto Cristeli de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonia Dolores Belico Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcia Bittencourt Pereira de Castro
contributor_str_mv Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Antonia Dolores Belico Soares
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Educação infantil
Cultura
topic Desenho
Educação infantil
Cultura
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T01:51:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T01:51:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/1/marciabpc_monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9HZKU6/2/marciabpc_monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23798545bab018064bc9d954046eb584
4e4577fb7cbc1a0c7fc260f40dd6baa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589272098308096