Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_082f4bf0ed8cd07ca44190b4708188f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6Z9SME
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luiz Roberto Pinto NazarioJose Tavares de BarrosJose Americo RibeiroAndre Reis Martins2019-08-13T22:19:11Z2019-08-13T22:19:11Z2004-10-25http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6Z9SMEEsta dissertação mostra a influência narrativa e estilística da iluminação no cinema, como uma linguagem que se desenvolve paralelamente à sua história, mediante análise e contraprontos dos mestres da cinematografia mundial. As técnicas de iluminação interagem com outros elementos relacionados à estética do filme: o trabalho de câmara, as limitações impostas com o advento do som, a película cinematográfica, as técnicas de animação. Descrevemos como a luz é empregada na computação gráfica a partir de sua criação virtual, e como ela interage com a iluminação nos estúdios ou nas locações reais. Contextualizamos historicamente a fotografia no Expressionismo alemão e no filme noir, para concluir os estudos de fotografia da Trilogia do caos, aplicando as pesquisas realizadas na animação e na fotografia de algumas cenas 2D e 3D do último episódio do filme.This dissertation shows the narrative and stylistic influence of the illumination in the movies as a language that grows parallel to its history, by means of analysis and counterpoints of the masters of the world cinematography. We show how the illumination techniques interact with other elements related to the esthetics of the film: the camera work, the limitations imposed by the introduction of the sound, the film stock, and the animation techniques. We describe the employment of the virtual light in the graphic computation and the illumination in studios or real locations, and the historical context of the photography of the movies of the German Expressionism and of the Noir. In addition, we use these researches in the third part of the Chaos Trilogy, making the animation and the photograph of some 2D and 3D scenes of the third episode of the movie.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIluminação de cenaFotografia IluminaçãoCinematografia História e críticaIluminaçãoHistória-TécnicaCinemaA luz no Cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_andre_reis.pdfapplication/pdf6095784https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6Z9SME/1/dissertacao_andre_reis.pdfbfe5a90909cc72d0f1fcd208827b7a57MD51TEXTdissertacao_andre_reis.pdf.txtdissertacao_andre_reis.pdf.txtExtracted texttext/plain494984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6Z9SME/2/dissertacao_andre_reis.pdf.txt8928d58d1939d49bd544789384a97321MD521843/VPQZ-6Z9SME2019-11-14 08:13:48.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6Z9SMERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:13:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548049777033216