Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/35460 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar os modos pelos quais o fabulista Fedro (sec. I d.C.) estabelece representações do seu declarado modelo, Esopo, para edificar sua própria autoridade enquanto um autor que goza de maior autonomia criativa. A investigação prevê como corpus básico todos os textos do fabulário fedriano que fazem alguma menção ao fabulista Esopo. Para tal, propomos uma análise em três etapas. Num primeiro momento, tratamos de algumas condições de criação de Fedro, entre as quais priorizamos os preceitos compositivos dos quais o fabulista se vale, amplamente ligados aos do poeta Horácio (65-8 a.C.), e as representações de Esopo anteriores a Fedro que estariam à sua disposição ao longo da composição de seu fabulário. Num segundo momento, realizamos uma análise especialmente concentrada no corpus, atenta às peculiaridades de cada livro quanto ao manejo discursivo da figura de Esopo e às influências desse manejo sobre a autoridade poética e moral de ambos os fabulistas. Propomos, então, uma análise conclusiva, que combine e sumarize aspectos das duas anteriores à luz das discussões contemporâneas acerca da assunção fedriana de uma persona poética. |
id |
UFMG_0857f7690bac89d787824a03d51a1f66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/35460 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchethttp://lattes.cnpq.br/9900682713710755Antonio Orlando Dourado LopesMatheus Trevizamhttp://lattes.cnpq.br/2183765979137343Gabriel Castilho de Andrade Gil2021-03-26T21:18:41Z2021-03-26T21:18:41Z2019-02-15http://hdl.handle.net/1843/35460O objetivo deste estudo é investigar os modos pelos quais o fabulista Fedro (sec. I d.C.) estabelece representações do seu declarado modelo, Esopo, para edificar sua própria autoridade enquanto um autor que goza de maior autonomia criativa. A investigação prevê como corpus básico todos os textos do fabulário fedriano que fazem alguma menção ao fabulista Esopo. Para tal, propomos uma análise em três etapas. Num primeiro momento, tratamos de algumas condições de criação de Fedro, entre as quais priorizamos os preceitos compositivos dos quais o fabulista se vale, amplamente ligados aos do poeta Horácio (65-8 a.C.), e as representações de Esopo anteriores a Fedro que estariam à sua disposição ao longo da composição de seu fabulário. Num segundo momento, realizamos uma análise especialmente concentrada no corpus, atenta às peculiaridades de cada livro quanto ao manejo discursivo da figura de Esopo e às influências desse manejo sobre a autoridade poética e moral de ambos os fabulistas. Propomos, então, uma análise conclusiva, que combine e sumarize aspectos das duas anteriores à luz das discussões contemporâneas acerca da assunção fedriana de uma persona poética.The aim of this study is to examine the means by which the fabulist Phaedrus (I CE) establishes portrails of his asserted model, Aesop, in order to put up his own authority as a poet who enjoys greater creative autonomy. This investigation takes as an essential corpus all texts in Phaedrus’ fable-book which allude in some way to Aesop. With an eye on this, we propose an analysis divided into three steps. In the first one, we approach some of Phaedrus’ creative conditions, among which we prioritize the compositional precepts employed by the fabulist, strongly related to those also employed by poet Horace (63-8 BCE), and former Aesopic portrails, which Phaedrus could have reckoned during the composition of his own fable-book. In the second one, we accomplish an analysis specifically focused on the corpus, mindful of the traits connected to dircursive handlings about Aesop’s image and to these handlings’ influence on the poetical and moral authority of both fabulists. We propose, at last, a concluding analysis, which matches and summarizes features of the two aforegoing steps, in light of a contemporary canvass concerning Phaedrus’s self-introduction under a poetic persona.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFedro. – Crítica e interpretaçãoFedro. – Influência – EsopoFábulas latinas – História e críticaLiteratura latina – História e críticaLiteratura latinafábula esópicaFedroEsopoPersona poéticaReformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao gil,gabriel (2019).pdfdissertacao gil,gabriel (2019).pdfapplication/pdf2560693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/1/dissertacao%20gil%2cgabriel%20%282019%29.pdf61ff8abb106647a9b0dd67f11461d19aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/354602021-03-26 18:18:41.479oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-26T21:18:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
title |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
spellingShingle |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro Gabriel Castilho de Andrade Gil Literatura latina fábula esópica Fedro Esopo Persona poética Fedro. – Crítica e interpretação Fedro. – Influência – Esopo Fábulas latinas – História e crítica Literatura latina – História e crítica |
title_short |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
title_full |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
title_fullStr |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
title_full_unstemmed |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
title_sort |
Reformulações da auctoritas de Esopo no projeto poético de Fedro |
author |
Gabriel Castilho de Andrade Gil |
author_facet |
Gabriel Castilho de Andrade Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9900682713710755 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Orlando Dourado Lopes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Matheus Trevizam |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2183765979137343 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel Castilho de Andrade Gil |
contributor_str_mv |
Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet Antonio Orlando Dourado Lopes Matheus Trevizam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura latina fábula esópica Fedro Esopo Persona poética |
topic |
Literatura latina fábula esópica Fedro Esopo Persona poética Fedro. – Crítica e interpretação Fedro. – Influência – Esopo Fábulas latinas – História e crítica Literatura latina – História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fedro. – Crítica e interpretação Fedro. – Influência – Esopo Fábulas latinas – História e crítica Literatura latina – História e crítica |
description |
O objetivo deste estudo é investigar os modos pelos quais o fabulista Fedro (sec. I d.C.) estabelece representações do seu declarado modelo, Esopo, para edificar sua própria autoridade enquanto um autor que goza de maior autonomia criativa. A investigação prevê como corpus básico todos os textos do fabulário fedriano que fazem alguma menção ao fabulista Esopo. Para tal, propomos uma análise em três etapas. Num primeiro momento, tratamos de algumas condições de criação de Fedro, entre as quais priorizamos os preceitos compositivos dos quais o fabulista se vale, amplamente ligados aos do poeta Horácio (65-8 a.C.), e as representações de Esopo anteriores a Fedro que estariam à sua disposição ao longo da composição de seu fabulário. Num segundo momento, realizamos uma análise especialmente concentrada no corpus, atenta às peculiaridades de cada livro quanto ao manejo discursivo da figura de Esopo e às influências desse manejo sobre a autoridade poética e moral de ambos os fabulistas. Propomos, então, uma análise conclusiva, que combine e sumarize aspectos das duas anteriores à luz das discussões contemporâneas acerca da assunção fedriana de uma persona poética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-26T21:18:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-26T21:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/35460 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/35460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/1/dissertacao%20gil%2cgabriel%20%282019%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35460/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61ff8abb106647a9b0dd67f11461d19a cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589345766014976 |