Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Ribeiro Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carolina Moreira Pereira, Marlon Mendes Silva, Laura Edith Taboada Pinheiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60031
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato de estar listada no Novo Mercado e características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accounting no mesmo período. As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Assim, para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante um levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra ficou constituída por 34 empresas. No que tange aos resultados obtidos as evidências apontam para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Assim, os resultados encontrados são consistentes com a teoria e corroboram com a relação esperada. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accounting vêm crescendo o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.
id UFMG_08cfb52d8a3a84466bb02c137cf2500a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60031
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-10-25T19:45:41Z2023-10-25T19:45:41Z2016-11192177-3866http://hdl.handle.net/1843/60031O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato de estar listada no Novo Mercado e características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accounting no mesmo período. As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Assim, para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante um levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra ficou constituída por 34 empresas. No que tange aos resultados obtidos as evidências apontam para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Assim, os resultados encontrados são consistentes com a teoria e corroboram com a relação esperada. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accounting vêm crescendo o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.This study aimed to verify the existence of an association between the use of hedge accounting, the fact of being listed in the segment Novo Mercado and economic characteristics of the company, such as size, short and long term debt and performance in the 2008-2014 period in business consumer staples listed on the São Paulo Stock Exchange BM&FBOVESPA. In addition, we attempted to analyze the evolution of hedge accounting disclosure in the same period. The hypothesis tested in this study were based on the Theory of Disclosure. Thus, to achieve the objective, a descriptive research with a quantitative approach was carried out by a survey the site of the BM&FBOVESPA to verify that the companies in the sample used to hedge accounting. The sample consisted of 34 companies. With respect to the results obtained the evidence points to a positive and significant relationship between long-term debt and the application of hedge accounting. Company size also influences positively on disclosure (proxy for use) of hedge accounting. Thus, the results are consistent with the theory and corroborate the expected relationship. Additionally, it can be seen that in the period analyzed, the number of companies that use and disclosed hedge accounting are growing which shows that companies are increasingly seeking protection for their results and showing this to the market.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISSEMEAD Seminários em AdministraçãoFinançasHedging (Finanças)ContabilidadeHedge accountingDivulgaçãoNovo MercadoCaracterísticas econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://login.semead.com.br/19semead/anais/arquivos/1117.pdfMariana Ribeiro PereiraCarolina Moreira PereiraMarlon Mendes SilvaLaura Edith Taboada Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60031/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE.pdfCARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS DE EMPRESAS E USO DE HEDGE.pdfapplication/pdf363241https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60031/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE.pdf769251be5d8d1673e71aecef6a9ff279MD521843/600312023-10-25 16:45:41.762oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-25T19:45:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
title Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
spellingShingle Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
Mariana Ribeiro Pereira
Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
title_short Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
title_full Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
title_fullStr Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
title_full_unstemmed Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
title_sort Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&FBOVESPA
author Mariana Ribeiro Pereira
author_facet Mariana Ribeiro Pereira
Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
author_role author
author2 Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Ribeiro Pereira
Carolina Moreira Pereira
Marlon Mendes Silva
Laura Edith Taboada Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
topic Hedge accounting
Divulgação
Novo Mercado
Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Finanças
Hedging (Finanças)
Contabilidade
description O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato de estar listada no Novo Mercado e características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accounting no mesmo período. As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação. Assim, para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante um levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra ficou constituída por 34 empresas. No que tange aos resultados obtidos as evidências apontam para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Assim, os resultados encontrados são consistentes com a teoria e corroboram com a relação esperada. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accounting vêm crescendo o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-25T19:45:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-25T19:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60031
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-3866
identifier_str_mv 2177-3866
url http://hdl.handle.net/1843/60031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv SEMEAD Seminários em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60031/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60031/2/CARACTER%c3%8dSTICAS%20ECON%c3%94MICAS%20DE%20EMPRESAS%20E%20USO%20DE%20HEDGE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
769251be5d8d1673e71aecef6a9ff279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676975030403072